Roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Roteiros Turísticos

Sempre que pensamos em uma rota para fazer um mochilão nos vem a cabeça cidades europeias, praias asiáticas ou paisagens pela América do Sul e na maioria das vezes esquecemos nosso próprio país. O Brasil possui um território gigante com diversos roteiros turísticos que podem ser explorados nas 5 regiões do país.

O Guia Viajar Melhor separou 10 roteiros para fazer um mochilão pelo Brasil:

Belém e Manaus de barco

Certamente o norte é a região mais exótica para conhecer no Brasil, essa área abriga a maior parte da Floresta Amazônica, uma região rica em belezas naturais, histórias, artes e gastronomia.

Muito procurada por estrangeiros que desejam explorar a maior floresta tropical do mundo, as duas maiores cidades da região Belém e Manaus, são portuárias e recebem dezenas de embarcações todos os dias. Entre elas, barcos que fazem conexões entre os municípios.

São mais de 1600 quilômetros de distância entre Belém e Manaus. Ao todo são 5 dias de viagem a bordo de barcos regionais. Durante o trajeto o viajante tem a oportunidade de conversar com nativos e turistas dos quatro cantos do mundo, além de conhecer as rotinas das pessoas que vivem nessa região, apreciar lindas paisagens amazônicas e conhecer algumas comunidade ribeirinhas.

Não espere luxo nessa viagem, os barcos não oferecem muito conforto e gastronomia memorável. Tudo muito rústico, mas inesquecível. As alas de acomodações são separadas em duas classes: a ala de redes, onde os turistas dividem um cômodo e dormem juntos com outras pessoas e os camarotes privativos, pequenos quartos com apenas um cama.

A experiência de percorrer o rio Amazonas em embarcações tipicas durante alguns dias sem dúvidas vai ficar na sua memória. Para aproveitar ao máximo a viagem o ideal é fazer algumas paradas e conhecer alguns dos destinos mais cobiçados do Brasil como Alter do Chão e Ilha do Marajó no Pará e Parintins e o arquipélago de Anavilhanas no Amazonas.

10 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Principais atrações da rota:

Belém
Ilha do Marajó
Santarém
Alter do Chão
Manaus
Arquipélago de Anavilhanas

Do litoral norte de Alagoas ao litoral sul Pernambuco

Verdade seja dita um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro está entre esses dois estados. As belezas do estado de Alagoas ficam por conta da rota conhecida como “Costa dos Corais”, que começa no município de Paripueira e tem seu fim em Maragogi, o caminho passa por diversas praias paradisíacas cercadas por coqueiros e com imenso mar águas mornas em tons de azul. Já o estado de Pernambuco reserva belezas cênicas como a famosa praia de Carneiros e a incrível vila de Porto de Galinhas.

Na rota aproveite a tranquilidade das pequenas cidades do litoral norte de alagoas junto as belas paisagens que vão se transformando ao longo do caminho. Falésias, piscinas naturais, coqueirais cinematográficos, rios, mirantes, antigos engenhos e uma rica culinária são apenas algumas das atrações que essa região oferece.

A cultura efervescente pernambucana é notada assim que atravessamos a divisa com o Alagoas. Aos poucos os catamarãs de Maragogi dão espaço para as jangadas pernambucanas que deslizam no mar de Porto de Galinhas. Em poucos quilômetros a paisagem muda, difícil escolher a melhor. Para os mochileiros que percorrem a rota, a partir de Porto de Galinhas também encontra-se a majestosa Olinda, podendo ser seu próximo trecho do roteiro, a cidade histórica é muito conhecida pelas festas de carnaval, mas vale a visita independente da época.

Finalizando o roteiro em Recife, atividades culturais e uma vida noturna agitada preenchem toda capital pernambucana, dispensando grandes apresentações, a maior capital do Nordeste oferece ampla variedade gastronômica, casas de show, museus, centros culturais e inúmeras atrações para você aproveitar durante sua viagem.

10 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Principais atrações da rota:

Maceió
São Miguel dos Milagres
Porto de Pedras
Japaratinga
Maragogi
Tamandaré
Porto de Galinhas
Recife
Olinda

Da Costa do Descobrimento ao litoral sul da Bahia

Essa região do litoral baiano também reúne encantos históricos, com vestígios da época da chegada dos colonizadores no Brasil. As belezas naturais são diversas: praias, baías, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis, a região possui perfeitas condições para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999 e está localizada no sul do estado, entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Entre os principais destinos da rota estão a enseada da Coroa Vermelha, ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvares Cabral em sua chegada ao Brasil, a Praia do Espelho, o pequeno vilarejo de Caraíva, o centro histórico de Porto Seguro, o Quadrado de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Tudo isso em uma rota só!

10 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Principais atrações da rota:

Porto Seguro
Arraial d’Ajuda
Praia do Espelho
Caraíva
Trancoso
Santo André
Santa Cruz Cabrália
Santo Antônio
Coroa Vermelha
Mutá
Mogiquiçaba
Belmonte
Guaiú

Do Jalapão à Chapada das Mesas

Dois destinos ainda pouco explorado entre os brasileiros, o Jalapão e a Chapada das Mesas estão em uma região próxima a divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins. As duas áreas são famosas pelas nascentes dos rios, as diversas cachoeiras, dunas, mirantes naturais e a rica fauna e flora. Por estarem próximos diversas agências de turismo que atendem ambos os parques vendem pacotes para os dois destinos conhecidos para você conhecer em uma única viagem.

Distante 200 km da capital Palmas – TO, no leste do estado a região do Jalapão encanta por suas águas abundantes, seus chapadões e serras com clima de savana, além das paisagem formadas por dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A Chapada das Mesas está no sul do estado do Maranhão, próxima a divisa com o Tocantins. A partir da pequena cidade de Carolina se tem acesso ao parque nacional, são 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas, em uma das regiões mais bonitas do país.

10 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Principais atrações da rota:

Fervedouro
Cachoeira do Formiga
Cachoeira Velha
Dunas do Jalapão
Portal da Chapada
Santuário Pedra Caída
Poço Azul
Encanto Azul
Cachoeira de Itapecuru
Da Serra Gaúcha à Serra Catarinense

Para quem quer desbravar os encantos do Sul, o destaque fica para duas serras perfeitas para serem exploradas durante o inverno. Com grande estrutura turística, a Serra Gaúcha reúne a história e a cultura dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil no final do século 19. Conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, fazer um passeio de Maria Fumaça, visitar vinícolas e cantinas italianas ou esquiar em um moderno parque de neve, podem ser algumas das atrações mais divertidas da sua viagem.

Cidades como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, são verdadeiros cenários europeus em território brasileiro. Para mochileiros que querem hospedagens acessíveis, cogite fugir das altas temporadas para não se espantar com os preços. Na Serra Gaúcha o Natal Luz movimenta em peso todas as cidades da serra, sendo também bem disputadas durante a Semana Santa. Especialmente em Gramado, em alguns eventos superlota a cidade levando os preços nas alturas, como durante o Festival de Cinema, por exemplo.

Já nas Serras Catarinenses, vales, cachoeiras, rios e florestas de araucárias preenchem a natureza preservada do destino. Destaque para os morros e cânios da região, cercados por montanhas com picos que atingem mais de 1.800 metros de altura. Mirantes e vistas de tirar o fôlego te esperam nessa aventura! Sendo uma das poucas regiões que nevam no país, as Serras Catarinenses são perfeitas para curtir o friozinho no Brasil aproveitando as baixas temperaturas.

10 roteiros turísticos para fazer um mochilão no Brasil

Principais atrações da rota:

Gramado
Bento Gonçalves
Canela
Nova Petrópolis
Caxias do Sul
Bom Jardim da Serra
Lages
São Joaquim
Urubici
Urupema
Bom Retiro

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário GuiaViajarMelhor.com da Rede Catraca.

Fonte: viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.