Trancoso – BA

Trancoso – BA
4.67 (93.33%) 3 votes
Trancoso - BA

Trancoso Bahia

Por Que Ir Para Trancoso

O pequeno pedaço do paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70 continua preservando sua essência idílica. A beleza das praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja o fundo – são os mesmos.

Trancoso, entretanto, ganhou um upgrade que elevou seus serviços à categoria cinco estrelas – mas sem perder o charme, o astral e a ternura.
O povoado, hoje, tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes estrelados que atraem ricos e famosos. Mas continua sem iluminação pública no Quadrado, obrigando os estabelecimentos que espalham mesas e cadeiras embaixo das frondosas amendoeiras a acenderem velas quando a noite cai.

O centrinho também permanece fechado para a circulação dos carros e algumas praias são acessíveis apenas depois de uma boa caminhada, como a deserta Ponta de Itaquena e a badalada Rio Verde, com clubs de praia que ca´pricham nos pufes, nos drinks e na boa  música.

Independente dos estilos, as tribos só precisam entender o calendário de Trancoso para não terem o passeio frustrado. Caso o intuito seja fazer festa, escolha o Réveillon, quando o vilarejo fica completamente lotado. Já para curtir a essência tranquila do local, venha fora de temporada.

Trancoso - BA

Casas Quadrado

QUADRADO

O centro da vila é tão ou mais famoso que as praias da região! A praça, que abriga a igrejinha e um campo de futebol, é emoldurada por amendoeiras e casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas. De dia, o Quadrado é uma tranquilidade só. Ao entardecer, porém, ganha vida com o movimento no comércio, o vai-e-vem de nativos e turistas e a algazarra do futebol da molecada. Não deixe de conferir o belo visual descortinado pelo mirante atrás da igreja de São João, erguida em 1656.

Trancoso - BA

Praia Do Nativo

AS PRAIAS DE TRANCOSO

A maneira mais agradável de conhecer as praias de Trancoso é caminhando. Entre um mergulho e outro no mar de águas verdes, a vegetação de coqueirais chama a atenção no cenário. A partir da praia dos Nativos, uma das mais próxima da vila, o destino é a deserta Rio da Barra (direção Arraial d´Ajuda). Já saindo da praia dos Coqueiros, ponto de parada de excursões, chega-se a Rio Verde, Itapororoca e Itaquena (direção praia do Espelho). Dá para chegar de carro em algumas praias, seguindo por estradinhas de terra, mas nem sempre há estacionamentos por perto.

 
Nas praias dos Nativos e de Rio Verde, as barracas das pousadas (clubs de praia) chamam a atenção pelas espreguiçadeiras, sofás e boa música. Todas são abertas ao público.

PRAIA DOS COQUEIROS

Uma das mais próximas da vila, a praia dos Coqueiros tem recifes, coqueirais, movimento de excursões e muitas barracas de praia, como a do Jonas, perfeita para comer peixes e frutos do mar.

PRAIA DOS NATIVOS

O rio Trancoso deságua aqui, formando uma lagoa. A praia é a mais próxima da vila e é frequentada, em especial, pelos hóspedes das pousadas Estrela d´Água, Uxua e Tangará, que ali montam seus clubs de praia com pesticos e drinks estrelados, sofás e espreguiçadeiras e trilha sonora comandada por DJ´s. As barracas são abertas também para não hóspedes.

RIO DA BARRA

Repleta de coqueiros, a bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser explorada a pé, a partir da praia dos Nativos, ou de carro (acesso pela estrada de terra que leva ao Arraial d´Ajuda).

RIO VERDE

A praia do Rio Verde é um programa imperdível para quem vai a Trancoso. A praia é muito limpa, com águas calmas e muitas cabanas com excelente estrutura. Não deixe de comer o peixe assado na telha!

PONTA DE ITAQUENA

Extensa e com piscinas naturais na maré baixa, Itaquena exige resistência – uma hora e meia de caminhada partindo da praia do Rio Verde. Por ser uma Área de Preservação Ambiental, não há acesso para carros (eles devem ser deixados antes de uma cancela).

ITAPOROROCA

Na maré baixa, as águas mansas de Itapororoca formam piscinas naturais. Deserta, é acessível depois de uma hora de caminhada a partir da praia dos Coqueiros.

Trancoso - BA

Praia Do Espelho

PASSEAR NA PRAIA DO ESPELHO

Pela estrada de terra são 25 quilômetros e, pela praia, 16 quilômetros, sentido Sul. Indo a pé são quatro horas de caminhada e levar água e lanche é fundamental, uma vez que não há barracas nos muitos trechos de praias desertas. Além de apreciar as belezas naturais do Espelho, aproveite para curtir o charme dos bares de praia, que espalham almofadões nos gramados sombreados por coqueiros e espreguiçadeiras à beira-mar.

Deixe Um Comentário