Barra Grande Na Bahia, é vila principal de Maraú

Barra Grande Na Bahia, é vila principal de Maraú
4 (80%) 4 vote[s]

Barra Grande Bahia

Com clima tranquilo, Barra Grande, na Bahia, é um dos destinos mais conhecidos da famosa Península de Maraú. A vila, que fica no distrito de Maraú, preserva um clima sossegado, como no interior. Há uma pracinha com igreja, amendoeiras e rodas de capoeira ao cair da tarde.

Barra Grande Na Bahia, é vila principal de maraú
Foto via Flickr felipebreis

Apesar do acesso difícil – a melhor maneira de chegar é de barco, pelo rio Acaraí -, é ali que está a maioria das pousadas, bares e restaurantes da região que se espalham por sossegadas ruas de terra.

Os 40 quilômetros de praias convidam a caminhadas e passeios de jardineira. Todos os caminhos, porém, levam à Taipu de Fora, uma faixa de areia dourada e salpicada de coqueirais que se transforma em uma piscina natural na maré baixa.

A Península de Maraú fica na Costa do Dendê, entre as famosas Morro de São Paulo e Itacaré. Só pela referência aos dois paraísos naturais vizinhos já é possível imaginar a riqueza das paisagens e ecossistemas da região. Um dos locais mais bonitos do litoral baiano, é ótima dica para as férias.

Totalizando 42 km de praias praticamente desertas o ano inteiro, mesmo no verão, quando as pousadas ficam lotadas, as praias parecem vazias porque os turistas se dispersam pela vasta costa coberta de coqueirais.

Passeios de barco apresentam outras facetas da península. Os tours pelas águas calmas da Baía de Camamu – um paraíso para velejadores – circulam pelos manguezais e levam a ilhas e à cachoeira do Tremembé, com cinco metros de queda.

Barra Grande Bahia
Foto via Flickr zuza-foto

Em quase todas as praias há pousadas com veículos 4×4, lanchas e catamarãs , que organizam passeios para toda a parte. Um dos mais conhecidos passeios é feito de barco pelas ilhas da península. Ao chegar á ilha do Sapinho para o almoço, a melhor pedida é o guaiamum, um caranguejo azul catado na hora. Outro passeio famoso é a bela cachoeira do Tremembé, a única no Brasil que deságua no mar. O barco chega tão perto da queda que é possível tocá-la antes de desembarcar.

Como chegar
O aeroporto mais próximo de lá fica em Ilhéus é possível agendar traslados direto para as praias de Maráu. Além disso, a melhor opção para chegar à vila é deixar o carro em Camamu e atravessar o Rio Acaraí em lanchas ou barcos, que saem diariamente do porto.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr felipebreis

Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.