Serrinha Do Alambari Um Paraíso Escondido Na Serra Da Mantiqueira

Serrinha Do Alambari Um Paraíso Escondido Na Serra Da Mantiqueira
4.4 (87.5%) 8 votes

Que tal conhecer um paraíso escondido na Serra da Mantiqueira no Estado do Rio de Janeiro que ainda é pouco explorado pelos turistas? Hoje o Casal só Viagem vai te levar para conhecer a Serrinha do Alambari, ou só “Serrinha”, como é chamada pela maioria dos visitantes.

Veja Também:
Conheça As Praias E Cachoeiras Da Simpática Vila De Trindade
Descubra Casimiro De Abreu No Norte Do Rio De Janeiro
Natureza Abundante Em Maricá, A 50 KM Do Rio De Janeiro

Assim como a maioria dos turistas da região, sempre fazíamos o circuito Penedo-Visconde de Mauá-Maringa-Maromba e nunca tínhamos percebido a discreta entrada no meio da serra que nos levaria para as quedas d´aguas mais charmosas da área. Distrito da cidade de Resende, no sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, a Serrinha do Alambari fica a 176 km da capital carioca e a 276 km de São Paulo

Situada na região das Agulhas Negras, na encosta leste do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, a Serrinha teve sua ocupação e exploração turística iniciada nos anos 70, através da criação de uma unidade do Camping Clube Brasil, que é referência no local até hoje.

Serrinha do Alambari
Foto: loucosporviagem.com

Serrinha do Alambari

Desde o início dos anos 90 a região da Serrinha do Alambari foi transformada em área de proteção ambiental, sendo criada a primeira Guarda Florestal Municipal do Brasil, o que ajudou muito na preservação da natureza local.

O desenvolvimento do lugar vem ocorrendo muito lentamente. A Serrinha do Alambari ainda não possui uma estrutura para receber muitos visitantes. Além do Camping Clube Brasil, que tem uma boa área para acampamento com banheiros, estacionamento e restaurante, a Serrinha tem algumas poucas opções de hospedagem e de restaurante em sua vila. Para mais conforto é melhor ficar nas vilas ao redor como Penedo e Maromba e passar o dia por lá, ou então alugar uma casa de veraneio em alguma propriedade.

As cachoeiras de mais fácil acesso da Serrinha ficam dentro do Camping Clube Brasil, e a entrada para passar o dia custa 9,00 reais por pessoa. As trilhas são bem sinalizadas e não é necessário contratar guia. O camping conta com mais de 5 deliciosos poços durante a trilha para agradar a todos: Poço da Pinguela, Poço Dourado, Poço Champagne, Poço do Bananal e o Poço da Esmeralda (o mais belo de todos). Da entrada do camping até essa cachoeira de águas verdes e cristalinas leva em torno de 20 minutos de trilha leve. Como é a queda mais cobiçada da área, recomendamos que você vá direto nela

Para quem não é adepto a trilhas o camping também tem uma “piscina”, que é o poço mais fácil de chegar, ao lado do estacionamento e do restaurante e o acesso é por uma escadaria. Ao lado dele encontra-se uma sauna rústica. É sair da sauna e dar um mergulho na cachoeira, perfeito!

Poço Azul Do Céu
Créditos: Poço do Céu

Poço Azul Do Céu

Fora do camping também há outras cachoeiras. Outros poços muito recomendados são o Poço do Céu e Poço do Dinossauro. Para conhecer essas cachoeiras é necessário fazer uma trilha de nível médio com o acompanhamento de um guia local. A trilha começa de uma propriedade privada localizada um pouco acima do Camping Clube. É possível reservar um guia no próprio camping. Outra dica é que em dias cheios é melhor deixar o carro no estacionamento do Camping, pois muitas vezes não há onde estacionar na estrada para esses poços.

Fonte:  Qualviagem
Foto Destaque: loucosporviagem.com

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 565 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Deixe Um Comentário