CuriosidadesPraiasRio De JaneiroSudeste

Conheça As Praias E Cachoeiras Da Simpática Vila De Trindade

4.1/5 - (8 votes)

Localizada no município de Paraty no litoral sul do Rio de Janeiro, a simpática vila de Trindade está em uma região tranquila, onde a natureza preservada se torna o principal atrativo. um dos poucos locais no País onde ainda existe uma grande faixa da Mata Atlântica intocada, com suas árvores nativas, cachoeiras e fauna abundante.

Veja Também:
Dez Destinos Bate E Volta No Rio De Janeiro
Cabo Frio Tem Dunas, Praias E Muita História
Arraial Do Cabo E Cabo Frio Descubra Esse Paraíso Do Atlântico

O ambiente em Trindade é bem rústico, com restaurantes, campings e pousadas espalhadas pela vila e pelas principais praias, todas com acesso fácil. As praias mais próximas a vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço são mais distantes e o turista necessita realizar uma caminhada de aproximadamente 1 hora, saindo da vila.

Praia do Cepilho
Foto: Guia Viajar Melhor

Outros atrativos naturais como a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole também valem a visita. Assim podemos definir Trindade como um destino turístico para quem não liga para requinte e prefere o contato rústico com a natureza. Na vila não há caixa eletrônico de banco e o posto de gasolina mais próximo fica a cerca de 11 km na estrada, sentido Paraty.

Trindade

Como chegar

Para quem vai até Paraty siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Ubatuba SP e no Bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente desça a serra até chegar na vila. Se você está indo de Ubatuba para Trindade siga pela rodovia Rio-Santos em direção a Paraty RJ, fique atento logo após passar a divisa do Estado de São Paulo com o Rio de Janeiro.

No bairro do Patrimônio (Município de Paraty) entre a direita por uma estrada asfaltada, suba uma pequena serra e no topo existe uma bifurcação, siga em frente e desça até chegar a vila, ande por alguns metros assim que chegar na Vila.

Praia do Cepilho

Paraíso dos surfistas, a praia do Cepilho tem muitas ondas e correnteza forte. Não é muito indicada para banho.

Piscina natural Cachadaço

Protegida do mar aberto por grandes pedras, a piscina natural do Cachadaço é indicado para quem pretende praticar o snorkeling, pois além de águas calmas, encontram-se peixes de várias espécies e cores.

Praia do Meio

É também considerada uma das praias mais lindas de Trindade, sendo interrompida por uma formação rochosa de onde é possível ver as outras praias da cidade e o mar aberto. Não possui uma estrutura turística muito completa, contando com bares e com área para camping. Porém, é indicada como um lugar para se comer bem.

Praia do Cachadaço

A praia possuí uma larga faixa branca de areias brancas e mar cristalino. No final da praia é possível pegar a trilha para a famosa piscina natural do Cachadaço.

Pedra Que Engole Em Trindade
Foto: Guia Viajar Melhor

Cachoeiras e Pedra que Engole

Muito procurada, essa é uma atração muito divertida para os corajosos, pois para ser “engolido”, a pessoa deve entrar em meio as pedras, em uma passagem de água, e escorregar de baixo de uma delas. Próximo existem outras opções com poços de águas cristalinas e pequenas cachoeiras. O Acesso pode ser feito por trilha, partindo da Praia do Meio.