Praia Do Secreto, Paraíso Quase Escondido Em Grumari

Praia Do Secreto
Praia Do Secreto, Paraíso Quase Escondido Em Grumari
4 (80%) 6 votes

Praia Do Secreto

Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a Praia do Secreto foi descoberta neste último ano e já não é mais novidade pra ninguém. Situada na região da Barra de Guaratiba, são apenas 12 metros de rara beleza e fragilidade que estão esquecendo de preservar. Este post não é pra ensinar como chegar na Praia do Secreto, e sim um desabafo sobre o que está acontecendo por lá.

Veja Também:
Descubra Casimiro De Abreu No Norte Do Rio De Janeiro
Natureza Abundante Em Maricá, A 50 KM Do Rio De Janeiro
Dez Destinos Bate E Volta No Rio De Janeiro

A Praia do Secreto é na verdade uma piscina natural, pois não possui uma faixa de areia. A variação da maré é muito pequena e em certas partes a profundidade não cobre o pé. No cantinho direito tem até uma área que não dá pé, mas é menor do que você imagina.

São 12 metros de extensão por 5 largura. Você consegue imaginar 50 pessoas neste local em dia de semana? Já fica cheio. Agora multiplique isso por 10 nos fins de semana. Fica lotada. Impraticável curtir a Praia do Secreto desse jeito.

Praia Do Secreto

Foto: Trilhas E Aventuras

Agora eu pergunto: como alguém consegue ficar em uma praia assim socada de gente? Eu não gosto. Prefiro ir para a Prainha, Abricó ou Grumari, as praias selvagens do Rio, que mesmo com os limites de horário durante o verão são tranquilas (em número de pessoas, e não de carros). Ou até mesmo a Praia da Barra ou do Recreio. Não tem como ficar na Praia do Secreto por muito tempo com essas condições, no máximo, passar lá e tomar um banho rápido.

Impossível ficar o dia todo. Aliás, é possível para alguns, pois tem gente até levando barraca de sol e isopor com bebidas e comidas para passar o dia por lá. Já vejo o dia que terão barraquinhas nas pedras com vendedores disputando espaço.

Tem certeza que você quer saber como chegar na Praia do Secreto?

Ok, vamos lá! Depois não diga que eu não avisei. O acesso é por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara (jogue no Google Maps), logo depois da Praia da Macumba, na Estrada do Pontal.

Em apenas cinco minutos você pode chegar lá descendo um paredão rochoso de 15 metros de altura, ou atravessando uma faixa de mar entre pedras e ondas revoltas. O paredão é tão íngreme que sinceramente não sei se vale o esforço pra descobrir como chegar na Praia do Secreto. Já vi várias pessoas desistindo.

Talvez se a descida fosse de rapel seria mais emocionante. Mas a pedra é tão quente, que é impossível ficar nela por muito tempo. A localização exata é difícil de explicar com palavras. É mais fácil pedir pra alguém que já foi te levar lá também.

Ela fica entre a Macumba e a Prainha. Não passa ônibus no local (graças a Deus) e portanto só é acessada de carro ou bike, ou por moradores da região.

Perrengue? Sim. Vale o esforço? Não sei. Se tiver vazia, sim. Se tiver cheia, não.

Indo durante a semana é mais fácil de encontrá-la “menos cheia”. Mas nos fins de semana, acredite, será só stress pra chegar lá. Primeiro que não tem onde estacionar, segundo que vai estar lotada com certeza, e terceiro que você vai se irritar com o que verá. O passeio de ir a praia no fim de semana para relaxar pode facilmente virar um programa de índio.

E a preservação da Praia do Secreto? Onde fica?

Não fica. Não existe nenhum tipo de controle. Vi latinhas, garrafas d’água, bitucas de cigarro, sacos de salgadinhos, e outras coisas largadas pelas pedras. “Basta uma rajada de vento para cair na água”, pensei. E meu pensamento virou realidade logo em seguida. Vi até um dono de cachorro fingindo que não viu seu amiguinho fazendo cocô na única parte de areia disponível durante a maré baixa. “Ahhhh, a maré leva”, foi a desculpa que ouvi.

Fiquei pensando muito se eu escrevia esse post ou não. Já vi muitos sites e blogs indicando como chegar na Praia do Secreto, e o Globo, G1, UOL, Terra e muitos outros já tiveram esse trabalho. O que eu não vi foi ninguém falando em proteção, preservação, cuidados com o ambiente natural, etc.

Praia Do Secreto

Foto: Trilhas E Aventuras

Eu confesso que estava louco para conhecer a Praia do Secreto de tantas fotos lindas que vi nas redes sociais. Mas depois que estive lá e vi com meus próprios olhos acabou um pouco o encanto. Não que a praia seja feia. Pelo contrário, é linda de cair o queixo, mas pelos inúmeros motivos que já listei durante essa matéria.

Deixo um pedido a vocês que chegaram até aqui. Podem ir lá conferir a Praia do Secreto de pertinho. Ela merece ser visitada, mas pensem nas próximas gerações. Pensem também em divulgar da forma correta, conscientizando as pessoas a cuidarem desse bem natural. Pelo que percebi, é um local muito frágil, e se continuar sendo explorado do jeito que está, não vai durar por muito tempo.

Fonte: Viagens Possíveis

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.