Gruta Dos Brejões Bahia tem boca com 123 metros de altura

Gruta Dos Brejões

Se você já se impressionou com a caverna com a maior boca do mundo, que fica em São Paulo, mas mora no Nordeste, a boa notícia é que a região de chapadas, no coração da Bahia, reserva grutas tão belas quanto. Esse é o caso da Gruta dos Brejões, com um pórtico de 123 metros de altura e 60 metros de largura, sendo a segunda maior boca de caverna do Brasil (a primeira é a da Casa de Pedra, em São Paulo).

A gruta chama atenção não só pela sua entrada, mas pela extensão de 7.750 metros, o que a coloca na lista das 15 maiores cavernas do país.

Além das formações tradicionais de uma caverna (estalactites e estalagmites, de 12 metros de altura), quem a visita encontra também cânions de 100 metros de altura, que podem ser vistos após sair da caverna pela na segunda claraboia.

Gruta Dos Brejões
Créditos: Foto: CPRM/Governo da Bahia
Foto: CPRM/Governo da Bahia

Além de mochileiros e esportistas (é possível praticar rapel na boca da caverna), há um terceiro grupo: o de romeiros. A caverna tem locais de oferendas e altares que levam religiosos da região a visitá-la.

Gruta Dos Brejões,Bahia
Créditos: Foto: jfpsantos/Flickr
Foto: jfpsantos/Flickr

A Gruta dos Brejões fica ao norte de Morro do Chapéu, a 180 km de Seabra, uma das maiores cidades da região da Chapada Diamantina.
Para chegar à gruta vindo do Morro do Chapéu, basta pegar a rodovia BA-426.

Por Wanderluster
Fonte: Viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.