São Sebastião, No Litoral Norte Paulista, “Da Praia” O Ano Todo

São Sebastião, No Litoral Norte Paulista, “Da Praia” O Ano Todo
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

São Sebastião

Mais uma vez pusemos o “pé na estrada”, depois de rodar pelo interior do Brasil, nosso destino desta vez foi o litoral norte de São Paulo, na aconchegante Ilhabela e nas belas praias de Maresias, na cidade de São Sebastião, onde, além de poder conhecer lugares paradisíacos, provamos o que há de melhor na gastronomia local, tudo isso a convite da Pousada do Fort e da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM).

Para quem vai do interior, como das regiões de Piracicaba, Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo, a opção mais rápida é a descida pela Rodovia dos Tamoios (SP099), que vem recebendo obras de duplicação e é bastante sinalizada e segura, basta respeitar a sinalização e os limites de velocidade.

A proximidade da Serra do Mar com as praias é um dos destaques da bela paisagem de São Sebastião, que possui mais de 30 praias em seus quase 100km de extensão litorânea, começando na costa norte com as praias da Cigarra e Enseada, indo até a costa sul com as praias da Juréia e Maresias.

A cidade abriga ainda um grande patrimônio cultural, com seus casarões e prédios dos séculos 17 e 18, um convite para uma caminhada pela Rua da Praia, por onde se tem a oportunidade de observar a arquitetura secular do Centro Histórico, como a Capela de São Gonçalo, a Cadeia Pública e a Matriz. Há, também, o sítio arqueológico do Bairro São Francisco, na Serra do Mar. Enfim, há uma grande variedade de opções de entretenimento e diversão para toda a família em todas as estações do ano.

Maresias

Continuamos a nossa viagem, agora um pouco mais ao sul de São Sebastião, em direção a Maresias, onde ficamos hospedados na aconchegante Pousada Toca da Praia, um local tranquilo e acolhedor, excelente para casais ou para quem viaja com a família e procura segurança e conforto.

A Praia

A praia de Maresias é um verdadeiro convite ao descanso e ao lazer. Considerada uma das mais belas do litoral paulista, com o mar azul, areias brancas e fofas em seus quatro quilômetros de extensão, a praia oferece muitas opções ao turista ao longo de sua orla como ecoturismo, passeios de lancha, aulas de surf, passeios de bike, trilhas e o Beach Tour.

A grande extensão da praia proporciona aos visitantes características diferentes ao longo da orla, como a Praia do Canto da Barra, em sua extremidade norte, onde o mar é mais calmo, tem excelentes pontos de mergulho e possui uma larga faixa de areia e com vários restaurantes e quiosques. É o local ideal para famílias, onde as crianças podem brincar com segurança. Na extremidade sul fica o Canto do Moreira, com quase um quilômetro de praia, é famoso pelas ondas tubulares e pelas piscinas naturais em suas extremidades, que são excelentes pontos de mergulho para observação de tartarugas marinhas.

Litoral Norte De São Paulo - São Sebastião

Ecoturismo e conservação

Falando em observação de tartarugas marinhas, tivemos a oportunidade de conhecer de perto algumas ações de conservação e uso sustentável desse rico ecossistema das praias de São Sebastião com o Instituto de Conservação Costeira (ICC). O Instituto é o responsável por elaborar e executar o planejamento e gestão sócio ambiental da APA-BALEIA-SAHY, criando a proteção de mais de 1 milhão de metros quadrados entre as Praias da Barra do Sahy e Baleia, protegendo espécies da fauna com algum grau de risco de extinção. Fizemos uma saída de barco, visitando a Ilha das Couves e aportamos em uma ilha com o nome de “As Ilhas”, que por causa de seu formato, à distância causa a impressão de serem duas ilhas. Na volta desse maravilhoso passeio, fizemos uma inserção pelo Rio Sahy e conhecemos de perto o mangue e todo o ecossistema que o cerca, com o Sr. Edson Lobato, do ICC, explicando sobre o trabalho de conservação e importância da APA-BALEIA-SAHY.

Gastronomia e diversão

Com mais de 30 restaurantes, a variedade de cardápio e preços agrada a todos os gostos. O turista pode variar entre comida japonesa, italiana, mexicana, pratos típicos e uma infinidade de opções. Traduzindo, Maresias é um lugar onde come-se bem.

Para os mais jovens e/ou amantes da vida noturna, há opções bem bacanas e descoladas como barzinhos e baladas. Uma boa dica é Santo Gole Maresias Bar, que mistura barzinho e balada num ambiente praiano e descontraído, com espaço ao ar livre, onde se pode beber e se divertir com os amigos ao som de bandas e DJ’s.

A rede hoteleira local é um dos pontos fortes, com aproximadamente 3 mil leitos, cerca de 2000 administrados pelos associados da APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias), fundada na década de 90 com o objetivo de melhorar as condições dos empresários do setor, e consequentemente, oferecer produtos e serviços de qualidade ao turista.

São Sebastião

Enfim, quem conhece a Praia de Maresias, em São Sebastião, quando volta pra casa o faz planejando o retorno.

Onde Ficar

São Sebastião:

Pousada do Fort

Maresias:

Pousada Toca da Praia

Pousada Refúgio de Maresias

Pousada Pé da Mata

Hotel Canto do Rio

Beach Hotel Maresias

Onde comer

Restaurante Porto Mare
Telefone: (12) 3865-5272 / 3865-6332

Restaurante Terral
Telefone: (12) 3865-6488

Ristorante Mergellina
Telefone: (12) 3865-7272 / 98831-4899

Restaurante All Kone – Temaki, Pizza & Taco
Telefone: (12) 3865-6866

Texto e fotospor: Adilson Zavarize e Kátia Nazatto

Fonte: qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.