Porto De Galinhas Tem Belezas Únicas De Tirar O Fôlego

Porto De Galinhas Tem Belezas Únicas De Tirar O Fôlego
4.1 (82.5%) 8 votes

Porto De Galinhas De Tirar O Fôlego

Um dos principais destinos do litoral nordestino, o balneário pernambucano tem cenário natural que impressiona. Um vasto coqueiral, praias com areias brancas, águas verde-esmeralda transparentes, piscinas naturais, atrações históricas, artesanato e rica gastronomia garantem o lazer de turistas brasileiros e estrangeiros.

Por Roberto Maia

Se é verdade ou não ninguém pode garantir, mas reza uma lenda entre os moradores de Porto de Galinhas que explica o curioso nome do lugar. Segundo relatos, tudo teria começado logo após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo trazidos clandestinamente para o Brasil.

Para fugir da fiscalização no porto de Recife, os navios eram desviados para uma praia próxima, onde os negros eram desembarcados escondidos em engradados de galinhas-d’angola. Os contrabandistas avisavam os interessados nos escravos gritando: “Tem galinha nova no porto!”. Talvez esteja ai a origem do nome da vila de pescadores surgida no local e que, um século depois, se transformaria em um paradisíaco e badalado balneário do litoral pernambucano.

O cenário é de cinema. Porto de Galinhas tem 18 km praias com vasto coqueiral, areia branca, ondas calmas, águas mornas e transparentes, e piscinas naturais repletas de peixes coloridos. São diferentes tipos de praias e as mais procuradas são a de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho.

Atrações não faltam no destino. Entre as opções destacam-se os passeios de jangada durante a maré baixa, os passeios de bugue ou a cavalo até a Praia de Muro Alto e visita ao projeto Hippocampus, local com aquários de cavalos-marinhos ameaçados de extinção.

mportantes atrativos históricos como o Convento de Santo Antônio, fundado em 1606 e tombado pelo patrimônio histórico nacional também ganham a atenção dos turistas. Vale também conhecer a chaminé do extinto vulcão em Camela e o polo gastronômico da Vila de Todos os Santos, além de fazer compras na Vila de Pescadores.

GASTRONOMIA, NOITES AGITADAS E ARTESANATO

A tranquilidade de Porto de Galinhas ao longo do ano dá lugar a uma efervescente agitação durante os meses de verão, quando milhares de turistas de todas as partes do país e também do exterior chegam em busca das belezas naturais, lazer e entretenimento.

Sons e idiomas se misturam nas ruas estreitas do centro da vila, onde predomina a comercialização do artesanato produzido pelos nativos. Claro que o souvenir oficial são as coloridas galinhas de cerâmica, mas a produção de artesanato local também oferece redes, bordados, mantas e outros.

Atração à parte, a gastronomia atrai pelos sabores, cores e odores dos pratos preparados à base de peixes e frutos do mar e também da cozinha regional – carne-de-sol, galinha cabidela, etc. Muitos restaurantes de todos os tipos e tamanhos garantem os prazeres da mesa.

E, depois que o sol se põe, os bares e as boates itinerantes – montadas apenas durante os meses de verão – garantem a agitação com muita alegria e música até a madrugada. E tem para todos os gostos e estilos, com opções que vão do forró à música eletrônica. Em Porto de Galinhas é praticamente impossível ficar parado.

ROTEIRO DAS PRAIAS

Grande parte das praias de Porto de Galinhas são protegidas por arrecifes de corais, formando piscinas naturais que convidam para relaxantes mergulhos em meio a muitos peixinhos coloridos.

PORTO DE GALINHAS

Praia central e que dá nome ao lugar, também é a que recebe a maior concentração de turistas. Também é lá que estão as mais belas piscinas naturais, onde durante a maré baixa, pode-se chegar facilmente: caminhando, nadando ou a bordo de jangadas. Ao longo da praia estão muitas barracas e serviços.

MURO ALTO

Considerada uma das mais belas da região é bloqueada por arrecifes, tem águas calmas, sem ondas, mornas e de pouca profundidade. Na verdade é uma grande piscina natural. É uma praia bastante procurada pelos praticantes de esportes náuticos como jet-sky e sky aquático.

CAMBOA

Ao lado da Praia de Muro Alto e próxima ao Porto de Suape, é ornamentada por coqueiros e também tem piscinas naturais, onde as águas do mar com o rio se misturam. Nela é possível avistar o Cabo de Santo Agostinho.

CUPE

Praia com ondas fortes, atrai praticantes de surfe e recebe várias competições da modalidade. O visual chama atenção pela beleza natural com coqueirais, águas de tonalidade verde-esmeralda e piscinas naturais formadas pelos arrecifes de corais.

MARACAÍPE

É um dos mais importantes pontos para o surfe brasileiro. Tanto que a etapa deste mês do Campeonato Mundial de Surfe acontece por lá. As ondas fortes, águas profundas e o vento constante fazem do lugar um local ideal para a prática do surfe e do kitesurfe. Lá também está a Vila de Todos os Santos, onde estão vários bares e restaurantes que lotam nas noites de verão.

Porto De Galinhas De Tirar O Fôlego
FOTO: ISTOCK/THINKSTOCK

PONTAL DE MARACAÍPE

Localizada onde o Rio Maracaípe desemboca e suas águas encontram com o mar, tem uma bela paisagem natural formada por bancos de areia, corais e exuberante vegetação. Uma boa sugestão são os passeios de jangada que percorrem o mangue e levam os visitantes para conhecer a flora e a fauna do lugar.

ENSEADINHA

Na barra do Rio Maracaípe, a praia tem mar calmo, coqueirais, arrecifes e exuberante vegetação.

SERRAMBI

Situada do outro lado do Rio Maracaípe, possui arrecifes que formam piscinas naturais. Ótima para banhos, também é bastante procurada por mergulhadores em busca de antigas embarcações naufragadas no local. Além dos arrecifes é boa para a prática do surfe.

CACIMBAS

Com coqueirais e muitos arrecifes de corais, tem bem próximo da praia uma grande formação rochosa e a mais charmosa piscina no mar, além de grutas escavadas pelas ondas.

TOQUINHO

Ao lado da Praia de Cacimbas e da barra do Rio Sirinhaém, tem fortes ondas, piscinas naturais e excelente visual da Ilha de Santo Aleixo. Lanchas ali ancoradas levam para passeios à ilha.

SERVIÇOS

LOCALIZAÇÃO

Porto de Galinhas – localizada no município de Ipojuca – está distante 65 km de Recife. Dispõe de completa infraestrutura de serviços com especialidades médicas, odontológicas, laboratórios, hospitais e boa rede de farmácias. Há, também, supermercados, oficinas mecânicas, agências de viagem, locadoras de automóveis, empresas de passeios ecológicos e de esportes náuticos, bancos, caixas eletrônicos, lan-houses, cybercafés e rede comercial de arte e artesanato.

COMO CHEGAR

O aeroporto mais próximo a Porto de Galinhas é o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (Guararapes), em Recife. Da capital pernambucana pode-se chegar a Porto de Galinhas de avião, ônibus, táxi ou de carro (alugado ou transfers).

ONDE FICAR

Porto de Galinhas dispõe de cerca de 20 hotéis e resorts de referência internacional com acomodações próximas das praias e completa infraestrutura de lazer, além de mais de uma centena de pousadas e chalés. Vale consultar a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) – www.ahpg.com.br.

ONDE COMER

Não faltam boas opções na região com restaurantes de várias especialidades, predominando os que servem pratos à base de peixes de da culinária regional. Mas há, também, churrascarias, pizzarias, italianos e japoneses, além de muitos bares.

Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 569 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.