Parque estadual do Ibitipoca, um paraíso a ser descoberto

Parque estadual do Ibitipoca, um paraíso a ser descoberto
4.5 (89.38%) 32 votes

Sabe aquele lugar onde você pode ficar completamente em contato com a natureza, onde existem belas cachoeiras, praias, picos, grutas e piscinas naturais, onde cada lugar que você olhe exista uma paisagem surreal; essa é Conceição do Ibitipoca em Minas Gerais é uma pequena vila com ruas de pedras, casas coloridas e ótima hospitalidade dos mineiros, a cidade possuí boa estrutura com bares cheios de charme, cafés, bistrôs, restaurantes, artesanato, música ao vivo, além das famosas cachaças mineiras e da gastronomia local. Quem visitar a vila não pode deixar de degustar o famoso pão de canela de Ibitipoca com sabor ímpar, cujo o preparo é uma tradição local. A pequena vila fica 3 Km antes da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.

parque estadual do ibitipoca
Foto: instagram.com/filippoferrari/

O parque estadual do Ibitipoca

Situado em uma altitude média de 1.500m é aberto ao público diariamente das 7H ás 18H, o parque impressiona qualquer visitante com sua infraestrutura, com trilhas complexas bem sinalizadas e bem preservada, com limpeza impecável e muita informação no centro de visitantes e portaria, suas atrações são inacreditáveis com cachoeiras deslumbrantes com água muito limpa e cor de coca-cola. Em tupi-guarani, Ibitipoca significa “pedra que estala” ou “serra que estoura”, nome possivelmente inspirado na alta incidência de raios. O parque tem três circuitos a serem desbravados, cada qual com paisagens e extensões distintas.

janela do céu
Foto: Everton Lemos

Janela do céu

Principal atrativo do parque estadual de Ibitipoca a janela do céu faz jus ao nome, o local é extraordinário com uma cachoeira totalmente diferente do comum, com água limpa com coloração única, possui uma formação vegetal que realmente faz parecer uma janela para o paraíso, é simplesmente sensacional. A trilha possui nível de dificuldade médio, com bastante subida e duração de cerca de 4H para ir e 3H para voltar, são 16km de muito contato com a natureza, paisagens fenomenais, grutas cheias de histórias, o Pico da Lombada e o ponto mais alto do parque, com 1.784 metros.

corredeira na janela do céu

Ainda na janela do céu, além da vista maravilhosa possuí uma pequena cachoeira, onde pode-se fazer um aproveitamento da pequena queda para um banho relaxante e revigorante. Recomendamos inteiramente para o preparo a caminhada de volta.

gruta
Foto: instagram.com/filippoferrari/

Grutas

São mais de 50 espalhadas pelo parque. Não deixe de visitar a das Bromélias, que entrou para o Livro dos Recordes por ser a segunda maior caverna de quartzito do mundo, com mais de três mil metros de galerias e túneis abertos à visitação. Também podem ser visitadas as grutas dos Três Arcos, dos Fugitivos, dos Moreiras, do Monjolinho, do Pião, da Cruz e dos Coelhos.

Prainha em ibitipoca

Circuito das Águas

O circuito das águas com cerca de cinco quilômetros de extensão, no circuito está o paredão de Santo Antônio, que dá forma ao lago das miragens de tom âmbar, resultado da decomposição das folhas.

lago dos espelhos

Lago dos espelhos

Após alguns minutos na trilha sem muita dificuldade, encontra-se o lago dos espelhos, o local é uma piscina natural com uma pequena cachoeira porém com uma queda bastante forte, o local é ideal para se refrescar e recuperar as forças para a próxima atração do local.

Ducha em ibitipoca

Ducha

Seguindo a trilha logo após o lago dos espelhos você encontra uma a queda d’água que forma uma ducha, o local é bem pequeno e garantia de boa diversão. O local é ideal para uma pausa refrescante e para boas fotos.

lago negro, foto Adriana Lopez
Foto: Adriana Lopez

Lago negro

Próximo a ducha encontra-se o Lago Negro, uma média piscina natural com águas negras devido a profundidade que varia de 1,5 a 3 metros, o local requer um pouco de atenção.

Cachoeira dos macacos

Cachoeira dos macacos

Em meio a vegetação e paredões imponentes, está a cachoeira dos macacos o local é simplesmente magnífico, com água bastante gelada. A cachoeira leva o nome por ter vários macacos no entorno, infelizmente não conseguimos encontrar nenhum por lá. Porém a beleza incomparável do local faz valer a pena cada gota de suor.

ibitipoca, campinas ecoturismo
Foto: Campinas Ecoturismo

Como ir

A empresa Campinas Ecoturismo especializada em excursões faz Campinas x Ibitipoca. Guias altamente capacitados, com amplo conhecimento sobre o local e bom custo-benefício.

E-mail: contato@campinasecoturismo.com.br
Tel: (19) 9 9846-6072 – Whatsapp
Site: www.campinasecoturismo.com.br
Facebook: @campinasecoturismo
Idiomas: Português/Inglês

Vista Imperdível Da Janela do Céu Filmada com Drone – Cerrado4K

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 559 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Deixe Um Comentário