Piauí surpreende com cardápio recheado de atrações, praias, dunas, parques e natureza abundante.

Piauí surpreende com cardápio recheado de atrações, praias, dunas, parques e natureza abundante.
4.8 (96%) 15 votes

Os atrativos turísticos e todo o cenário urbano da cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, são o destaque do roteiro, que abrange visita a localidades próximas, como Pedro II e o Parque Nacional Sete Cidades. Para quem se arrisca ir mais além, no litoral o passeio é o Delta do Parnaíba e as praias do pequeno e belo litoral piauiense, com destaque ainda para Parnaíba e Luís Correia.

Os encantos da capital

Teresina nasceu como uma bela cidade, emoldurada por dois grandes rios, o Parnaíba e o Poty, que a abraçam em formas de relevo que se elevam em topos planos, densos do verde formados pelos pomares particulares, praças e ruas arborizadas. Na zona norte da cidade, os dois rios se unem e correm em direção ao Oceano Atlântico. O espetáculo é chamado de Encontro dos Rios e faz parte de um passeio surpreendente. O visitante desfruta da diversidade gastronômica e conhece o rico artesanato, o centro histórico, os parques ambientais e principalmente encontra badalação, todos os dias e para todos os gostos.

teresina
Foto por iStock / Magu Directors

À noite, o ponto de encontro são os bares que ficam sobretudo instalados nos bairros de São Cristovão e Fátima, que reúnem também os melhores restaurantes da cidade. Várias casas tocam ainda o melhor do blues, jazz e rock.

Enriquecendo o roteiro, o Parque Nacional de Sete Cidades e a área de proteção ambiental do Delta do Paranaíba chamam a atenção pelas lindas paisagens. Em Sete Cidades, o visitante é convidado a uma viagem no tempo e na imaginação ao se deparar com inscrições rupestres. Já no Delta do Parnaíba, a natureza marca presença em todos os momentos, sobretudo nos rios e igarapés, que formam mais de 80 ilhas.

floresta de mangues
Foto por iStock / xeni4ka

Dunas gigantescas, florestas de mangue ainda preservados e uma fauna riquíssima, com destaque para macacos, camaleões e o pássaro Guará, ave símbolo da região, completam o deslumbrante itinerário. O restante fica por conta da rica culinária, representada pelo baião de dois, Maria Isabel – arroz com carne de sol desfiada e temperada –, capote, galinha caipira, carneiro ao molho ou na grelha, ou ainda por pratos à base de frutos do mar, vários tipos de peixe e carne de sol, além de sucos de frutas típicas e da saborosa cajuína, um refresco exclusivo que só tem nas terras piauienses.

As opalas de Pedro II

Em Pedro II, a grande atração é a extração da famosa opala, uma pedra semipreciosa encontrada com abundância somente nessa região do Brasil. Outros passeios de destaque em Pedro II são visitar o Morro do Gritador, conhecer o processo de lapidação da Opala e fazer uma visita guiada no interessante Museu da Roça.

Sete Cidades reúne pinturas rupestres e conjunto de pedras

Em Sete Cidades, o visitante viaja no tempo e na imaginação ao se deparar com inscrições rupestres, testemunho deixado por antigas civilizações, e formações rochosas que sugerem várias figuras.

delta do rio parnaíba
Foto por DANIEL FEYDIT

No Delta, toda a magia da natureza

No Delta do Rio Parnaíba, rios e igarapés formam mais de 90 ilhotas, onde se encontram dunas gigantescas, florestas de mangues e uma fauna riquíssima – com macacos, camaleões, centenas de espécimes de pássaros, com destaque para o Guará, ave símbolo da região –, inclusive um dos passeios mais recomendados é observar a sua revoada, que mais parece um verdadeiro balé de cores e coreografias.

praia de pedra do sal
Foto por DANIEL FEYDIT

Outros passeios imperdíveis são para a praia de Pedra do Sal, Ilhas dos Poldros, das Canárias e do Caju e a natureza abundante que toda a região oferece. Podemos destacar e afirmar que o Delta é um dos cenários mais lindos do Brasil.

passeio no delta do parnaíba
Foto por DANIEL FEYDIT

Por estar dentro do Delta, há a possibilidade de observar de forma mais próxima a fauna e a flora da região. A Ilha das Canárias é a segunda maior do Delta, com 17 mil hectares, e conta com cinco povoados – Canárias, Caiçara, Torto, Passarinho e Morro do Meio.

Os trechos são excelentes para realização de caminhadas e pequenas trilhas ou até mesmo um passeio de quadriciclo percorrendo 40 km de lagoa, duna e vegetação local. Além desse passeio há a possibilidade de conhecer igarapés em lancha rápida, saindo da Pousada.

Veja também:
Você conhece a paradisíaca cachoeira do covão, no Piauí?
Paisagens Naturais São Destaque Do Litoral Do Piauí

Os passeios na região são diversificados e possuem preços e níveis de dificuldade variados. As aventuras vão desde percursos pelo mangue, onde é possível admirar a vida silvestre do ecossistema dos manguezais e animais como capivaras, iguanas, macacos, caranguejos e aves, e observar de pertinho a pesca de piranhas, tudo acompanhado por um guia nativo; safáris noturnos feitos de barco para fazer observação de animais com hábitos noctâmbulos; apreciar o encontro das águas em uma excursão feita a barco através do Igarapé dos Periquitos até a Baía de Canárias, onde o rio Parnaíba vai de encontro ao mar. É uma oportunidade de ver a mistura da água doce com a salgada na areia fina no leito do rio e, em frente à Pousada, conforme o horário da maré, os hóspedes podem praticar diversas atividades esportivas ou apenas relaxar.

praia do feijão bravo
Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Outro destino imperdível é a praia do Feijão Bravo, que fica localizada a oeste da Ilha dos Poldros. Para chegar até lá, o tour é feito pelas águas dos igarapés, onde é possível ver de pertinho diversos tipos de mangues, e a fauna local. O mais surpreendente, no entanto, são as belíssimas dunas de Feijão Bravo.

Nas Dunas do Morro do Meio é onde fica o ultimo povoado da região, com cerca de 25 famílias de pescadores e catadores de caranguejo. Lá está a deserta Barra do Meio – que têm esse nome por estar no centro de Delta. O local não possui infraestrutura, apenas algum pescador eventualmente será encontrado. O banho de mar neste ambiente quase intocado é uma experiência inesquecível, e para completar o cenário digno de cartão-postal, no final da tarde o visitante tem a oportunidade de presenciar a revoados dos guarás, as belíssimas aves de plumagem vermelha.

As belas praias do menor litoral do Brasil

No litoral, o destaque fica para a cidade Luís Correia, com a praia de Barra Grande, onde a maior curtição é a prática do kitesurf – um esporte que vem ganhando adeptos e transformou esse local na capital nacional do esporte. Existem várias escolas que oferecem aulas para iniciantes e até uma pousada, a BGK, que é considerada a casa do kitesurfista – recebendo praticantes dessa modalidade esportiva do Brasil e de diversas partes do mundo. Outras praias interessantes por lá e que merecem sua visita são Atalaia, mais agitada, e Coqueiro, mais deserta e natural. Prove os sorvetes de frutas e hidrate-se com a água de coco sempre geladinha – uma pedida única.

Outro local de beleza ímpar e ainda muito pouco explorado e conhecido por turistas brasileiros é a Ilha Grande. Procure conhecer a Casa das Rendeiras. Vale ainda destacar o Cajueiro da Praia – um verdadeiro reduto de pescadores, que “vende como produto” natureza, céu estrelado, águas mornas e paz!

A gastronomia também é um diferencial da culinária do Piauí. Os camarões, frutos do mar e caranguejada são pratos de comer ajoelhado. No artesanato vale visitar as rendeiras que confeccionam peças exclusivas e que ficam no Morro da Mariana em Ilha Grande. Em Teresina, vale uma visita ao Parque Ambiental – onde se pode conferir o encontro das águas dos rios e conhecer bem de perto o Polo Cerâmico Poty Velho.

À noite, vale curtir os barzinhos que ficam ao redor desse imenso parque. A catedral e o centro histórico também são uma pedida interessante. Teresina tem boa estrutura de serviços, ótimos hotéis e bons restaurantes, além de ser muito limpa e bem cuidada. Não se esqueça da hidratação, pois a capital piauiense é muito quente. Vale também conhecer um pouco do folclore do Piauí. As lendas da Cabeça de Cuia e Maria Não se Pode são dois exemplos de que a criatividade deixou marcas na história local.

ONDE FICAR

Teresina – Hotel Real

Localizado a 1,7 km da estação de metrô mais próxima, este hotel informal no centro da cidade fica a sete minutos de caminhada do Palácio de Karnak, com fachada de colunatas, e a 3,4 km do Aeroporto Internacional de Teresina. Os quartos simples contam com TV, frigobar e Wi-Fi. As suítes incluem área de estar separada. As comodidades incluem piscina externa, estacionamento e dois restaurantes descontraídos, sendo um deles ao lado da piscina.

Parnaíba – Hotel Nautillus

O Nautillus Hotel está localizado a 500 metros do centro da cidade e a 2 km do Aeroporto Internacional de Parnaíba – Prefeito Dr. João Silva Filho. O hotel possui piscina ao ar livre. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, frigobar e TV. A propriedade dispõe de Wi-Fi, serviço de quarto, recepção 24h e salões para eventos. São oferecidos serviços de traslado e estacionamento no local. O hotel possui um American Bar e serve um buffet de café da manhã diário composto por frutas, frios e pães.

Barra Grande – Pousada BGK

A Pousada BGK é pé na areia, em frente à praia de Barra Grande. Com mais de 10 anos de história, em uma cidade em que o turismo ganhou destaque nos últimos cinco anos, a pousada BGK, certamente, foi uma das principais forças motrizes para o desenvolvimento do povoado de Barra Grande, do município de Cajueiro da Praia.

O início foi marcado pelo chamado hoje chalé família: Kite House. Foi a primeira hospedagem da BGK, construída com o objetivo de ser uma casa de veraneio e para receber os amigos. Logo tornou-se uma pequena hospedagem. Os primeiros hóspedes foram kitesurfistas, familiares e amigos. Aos poucos, a pousada foi ganhando destaque e o Dr. Ariosto Ibiapina e sua esposa, Tereza Ibiapina, seguiram investindo no empreendimento.

Neste ano de 2018, a BGK aumenta sua magia com mais espaço, estrutura, serviço e atendimento. A Pousada ampliou seu tamanho para melhor atender a todos que desejam vivenciar a experiência BGK.

Para atender as solicitações de quem deseja se hospedar na BGK, a piscina também aumentou e ganhou mais charme para adultos e crianças. A estrutura foi feita com base nos riachos, em que a água passa por diferentes ângulos do terreno: um verdadeiro oásis. A nova conquista da empresa fica no centro dos bangalôs e é atendida pelo bar 7 Mares. Sempre preocupada em manter a identidade do destino, a BGK constrói e cuida de cada detalhe para integrar com a natureza.

Além das novidades, o meio de hospedagem conta com lounge com televisão e espaço de leitura, bar e restaurante da praia – Pé de Vento, que está com um novo cardápio, após consultoria de três meses do Sebrae, espaço massagem, espaço Bebezão, casinha infantil, escola de kitesurf – BGKite School, além de um amplo jardim entre os coqueirais, e de ser uma pousada pé na areia.

Em 2013 recebeu o Campeonato Brasileiro de Kitesurf; em 2014 a pousada foi palco do Campeonato Mundial de Kitesurf (PKRA); e em 2017, aconteceu o TT:R – Twin Tip:Racing, no qual Manoel Soares, Piçarrinha, atleta do Projeto Vivo, de Barra Grande, foi revelado e tem vaga garantida para as Olimpíadas da Juventude a ser realizada em Buenos Aires, em outubro deste ano. Esses eventos reforçam a importância da Barra Grande no cenário de kitesurf mundial e o pioneirismo da BGK.

O apoio aos atletas é fundamental na vida da BGK. Sempre que há um campeonato ou evento com foco no esporte, a BGK incentiva e dá o suporte necessário à participação dos nativos. Outras modalidades tem entrado no circuito. O Trail de Barra Grande, organizado pela Pousada Titas, da mesma família, é um exemplo de outro esporte que tem envolvido a região e tido sucesso na comunidade.

Essa acomodação também tem uma das localizações mais bem avaliadas em Barra Grande. Segundo os hóspedes e visitantes, a Pousada BGK tem um dos melhores índices de satisfação dos clientes.Neste ano de 2018, a BGK aumenta sua magia com mais espaço, estrutura, serviço e atendimento. A Pousada ampliou seu tamanho para melhor atender a todos que desejam vivenciar a experiência BGK.

Para atender as solicitações de quem deseja se hospedar na BGK, a piscina também aumentou e ganhou mais charme para adultos e crianças. A estrutura foi feita com base nos riachos, em que a água passa por diferentes ângulos do terreno: um verdadeiro oásis. A nova conquista da empresa fica no centro dos bangalôs e é atendida pelo bar 7 Mares. Sempre preocupada em manter a identidade do destino, a BGK constrói e cuida de cada detalhe para integrar com a natureza.

Além das novidades, o meio de hospedagem conta com lounge com televisão e espaço de leitura, bar e restaurante da praia – Pé de Vento, que está com um novo cardápio, após consultoria de três meses do Sebrae, espaço massagem, espaço Bebezão, casinha infantil, escola de kitesurf – BGKite School, além de um amplo jardim entre os coqueirais, e de ser uma pousada pé na areia.

Em 2013 recebeu o Campeonato Brasileiro de Kitesurf; em 2014 a pousada foi palco do Campeonato Mundial de Kitesurf (PKRA); e em 2017, aconteceu o TT:R – Twin Tip:Racing, no qual Manoel Soares, Piçarrinha, atleta do Projeto Vivo, de Barra Grande, foi revelado e tem vaga garantida para as Olimpíadas da Juventude a ser realizada em Buenos Aires, em outubro deste ano. Esses eventos reforçam a importância da Barra Grande no cenário de kitesurf mundial e o pioneirismo da BGK.

O apoio aos atletas é fundamental na vida da BGK. Sempre que há um campeonato ou evento com foco no esporte, a BGK incentiva e dá o suporte necessário à participação dos nativos. Outras modalidades tem entrado no circuito. O Trail de Barra Grande, organizado pela Pousada Titas, da mesma família, é um exemplo de outro esporte que tem envolvido a região e tido sucesso na comunidade.

Essa acomodação também tem uma das localizações mais bem avaliadas em Barra Grande. Segundo os hóspedes e visitantes, a Pousada BGK tem um dos melhores índices de satisfação dos clientes.

Ilha das Canárias – Pousada Casa do Caboclo

Localizada em um ambiente rural e aconchegante na Ilha das Canárias, no Delta do Rio Parnaíba, no Maranhão, a Pousada e Restaurante Casa de Caboclo, é destino único para desfrutar do silêncio, tranquilidade e contato com a natureza. Além de oferecer o melhor ambiente para seus hóspedes, dispõe de suítes completas, com ar-condicionado, frigobar e Wi-Fi. Para Daniel Feydit, proprietário, “os clientes que vem até aqui são nossas visitas e temos o prazer de recebê-los em nossa casa, para mostrar o pedacinho do paraíso”.

cozinha do Restaurante Casa de Caboclo valoriza e conserva a culinária local, utilizando peixes, crustáceos e mariscos da própria região, sendo assim, os alimentos selecionados estão sempre frescos e prontos para o consumo. O trabalho é feitos por mulheres nativas, que dão um toque ao sabor autêntico da comida caseira e mostram que a qualidade da comida também se encontra na simplicidade.

PASSEIOS – Natur Turismo

A Natur Turismo surgiu a partir da experiência de seu fundador Olívio Paolinette da Camara, acumulada em mais de cinco anos com trabalhos realizados como guia e gerente comercial em uma empresa de turismo na Rota das Emoções (Jeri – Delta – Lençóis). Durante este período, sentiu a necessidade de inovar no mercado do turismo local dando maior qualidade e personalizando o atendimento aos clientes.

Há 11 anos no mercado, a Natur Turismo oferece roteiros personalizados valorizando as belezas da região da Rota das Emoções, trabalhando de maneira sustentável, oferecendo a seus clientes o melhor das experiências de viagens no Nordeste brasileiro, destacando a cultura e diversidade ecológica dessa maravilhosa região.

A Natur Turismo especializou-se na Rota das Emoções e comercializa os melhores roteiros proporcionado ao turista vivências, o contato com a natureza exuberante e a interação com as comunidades locais, gerando assim uma experiência única de aprendizado e lazer.

Especializado nas operações e receptivos nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, incluindo os roteiros integrados entre esses estados, em 2012 a empresa iniciou a venda e comercialização de produtos internacionais, ampliando o portfólio de seus produtos.

Carina Camara é a Diretora Comercial, que sempre participa de eventos nacionais e internacionais de turismo com o intuito de promover os nossos produtos exclusivos da Natur a operadoras para venda esses destinos.

Rapidez no atendimento, logística, profissionais altamente qualificados, excelência na prestação do serviço, prestando um serviço de excelência. Segundo Olívio Câmara, a Natur Turismo não vende apenas pacotes turísticos, e sim sonhos. Portanto o principal foco da empresa é surpreender e superar as expectativas dos clientes. A empresa é considerada o maior receptivo baseado no estado do Piauí e tem uma relação de respeito com os fornecedores, hotéis, restaurantes, atrativos, passeios e destinos turísticos. A avaliação dos serviços prestados pela empresa está entre as melhores da região. Mais informações em: naturturismo.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / xeni4ka
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 567 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Deixe Um Comentário