Os destinos naturais perigosos do Brasil

Um dos maiores charmes da natureza é a sensação que ela nos dá de podermos ser surpreendidos a qualquer momento. Positivamente, sempre esperamos, mas também há o outro lado. A natureza, por mais bela que seja, também pode ser muito traiçoeira, principalmente para quem não tiver cuidado. Quando for viajar, é muito importante procurar informações sobre os lugares que vai visitar e ter boas alternativas caso algo inesperado aconteça.

destinos naturais perigosos do Brasil

Ilha da Queimada Grande
Ilha da Queimada Grande

Ilha da Queimada Grande (São Paulo)

A ilha fica no litoral de São Paulo e tem o total de 430 mil metros quadrados. Seria uma ilha comum se não houvesse, para cada metro quadrado, 5 cobras tomando conta de todo o território. Assustador, não?

A espécie mais comum é a jararaca-ilhoa, altamente venenosa. Por conta da alta periculosidade, somente cientistas autorizados podem estar na ilha.

Parque Da Chapada Dos Veadeiros - GO
Parque Da Chapada Dos Veadeiros – GO

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

Infelizmente os altos índices de acidentes na Chapada estão relacionados ao comportamento imprudente e inexperiente dos aventureiros, também combinados a falta de fiscalização do próprio local. Já foram registradas mortes e acidentes graves provocados por diversos fatores, desde quedas a afogamentos. Como existem cachoeiras, vales e pedras o cuidado deve ser redobrado, principalmente em lugares com acesso de maior dificuldade.

Praia Da Boa Viagem - Pernambuco
Praia Da Boa Viagem

Praia de Boa Viagem (Pernambuco)

Eternizada na canção de Alceu Valença, a praia de Boa Viagem guarda suas peculiaridades. Um manguezal natural de lá foi destruído para a construção do Porto Suape. Por conta disso, os tubarões, que se reproduziam no extinto manguezal, migraram para as redondezas da praia de Boa Viagem, trazendo graves consequências.

Muitos surfistas e banhistas foram atacados e dezenas de pessoas morreram. Atualmente a região conta com placas de aviso e uma guarda-costeira que tenta proteger e alertar os turistas.

Rio Amazonas
A melhor maneira de descobrir as maravilhas naturais do Amazonas é a bordo de um barco.

Floresta Amazônica (Amazonas)

Todos os brasileiros deveriam visitar ao menos uma vez a Floresta Amazônica. Porém, antes de visitá-la é importante ter tomado uma série de vacinas preventivas. Apesar da floresta abrigar animais como jacarés e onças, o maior perigo são os animais menores, como as formigas venenosas, aranhas e mosquitos que podem transmitir doenças graves, como a malária.

Segurança em primeiro lugar

Quando for se aventurar, principalmente em lugares afastados, não é aconselhável contar apenas com o Sistema de Saúde Público do local, ou ainda apenas com o seu plano de saúde particular. Grande parte dos planos particulares oferece cobertura nacional, mas geralmente apresentam uma série de restrições que podem atrapalhar caso o momento seja de total urgência.

O mais indicado para quem vai viajar é encontrar um seguro viagem nacional compatível com as suas necessidades, levando em conta os possíveis riscos de acordo com a viagem que você vai fazer, levando em conta fatores como tempo viajando, passagem por lugares inóspitos, distância de grandes cidades e outros.

Tomou todos os cuidados e se informou sobre os perigos locais do lugar onde você pretende ir? Então boa viagem!

Fonte: viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.