Maria Da Fé É O Lugar Ideal Para Curtir O Frio Pertinho De São Paulo

Maria Da Fé É O Lugar Ideal Para Curtir O Frio Pertinho De São Paulo
5 (100%) 2 votes

Maria Da Fé Minas Gerais

O verão é ótimo para curtir as belas praias, ir a clubes, piscinas e usar roupas mais leves. Mas para os amantes do frio, o verão é a estação menos esperada. Com a saída da estação mais quente e entrada do outono os friorentos estão ansiosos para começar a usar as calças, blusas de manga comprida e viajar para destinos que sejam geladinhos e aconchegantes sem ter que ir muito longe. Um desses destinos oferece um friozinho europeu e está localizado na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, a apenas 300 km de São Paulo.

Maria da Fé é considerada a cidade mais fria do estado, devido a sua altitude que ultrapassa os 1.200 metros. No inverno, as temperaturas mínimas podem descer abaixo de 0°C. O município mineiro, que já foi muito famoso por sua plantação de batatas, é perfeito não só para aproveitar um chocolate quente ou a boa comida mineira, mas também para praticar trekking orgânico. A prática do esporte é pura aventura e faz cada um ter a oportunidade de comer os frutos das plantações.

Na cidade turística o visitante encontra, logo na entrada, a antiga estação ferroviária e a locomotiva a vapor, ambas desativadas, mas ainda visitas tradicionais. A antiga estação é muito conhecida na região e está localizada no centro da cidade, cercada por um belo jardim.

Maria Da Fé - Minas Gerais
Foto por Prefeitura Maria da Fé / Paulo Henrique Almeida

Além da estação, há também a Igreja Matriz de Maria da Fé, que tem uma linda vista para a Mantiqueira e o Centro Cultural. O espaço conserva registros fotográficos e documentais da história do município. Há também uma homenagem feita para a Imigração Japonesa, pertinho da estação.

Maria da Fé conta ainda com um exuberante cenário natural recheado de cachoeiras e tranquilidade. O pico da Bandeira é um mirante natural da cidade, que proporciona uma contemplação única através de sua vista panorâmica.

Maria Da Fé - Minas Gerais
Foto por Prefeitura Maria da Fé / Edmilson Batista

Um dos lugares que não podem passar batidos é a Fazenda Maria da Fé, que produz azeite e é aberta para visitação. E também a Oficina Gente de Fibra, um projeto artesanal local que produz os famosos artigos à base da fibra de banana.

Mas um dos passeios mais típicos é mesmo o trekking. A caminhada tem início por uma plantação de vagem, dando a oportunidade para os turistas experimentarem o legume cru. Seguindo pela trilha de plantações, as pessoas encontrarão de tudo um pouco, desde mandiocas até milhos. Passando pelo caminho de plantações, há uma bela vista de araucárias e jardins naturais com flores de todo o tipo, cores e tamanhos. O passeio dura em torno de duas horas e vale a pena caminhar ao lado da natureza e vivenciar um pouco dessa cultura. Além do trekking, Maria da Fé também oferece rapel, escalada, caminhada na fazenda Pomária e cavalgada.

Como chegar

De São Paulo, siga pela rodovia Presidente Dutra até Piquete. Passe por Lorena, Delfim Moreira e Itajubá até chegar a Maria da Fé.

Onde ficar

Hotel Colonial Gold

Pousada Maria da Fé

Pousada da Serra

Onde comer

Pesqueiro Arco Íris

Pizzaria Casa Rosada

Restaurante Fogão a Lenha Três Marias

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Prefeitura Maria da Fé / Nelson da Silva Santos

Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 573 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.