Alto Paraíso De Goiás – GO

Alto Paraíso De Goiás – GO
5 (100%) 1 vote
Alto Paraíso De Goiás - GO

Cataratas De Couros

Por Que Ir Para Alto Paraíso De Goiás ?

O astral místico e as incontáveis belezas naturais da Chapada dos Veadeiros fazem de Alto Paraíso de Goiás um ponto de encontro de diversas tribos. Por lá, reúnem-se esotéricos, ecoturistas e aventureiros em perfeita harmonia – também, pudera! Em um cenário contornado por cânions gigantescos, paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras, piscinas naturais e minas de quartzo, somente a paz pode reinar. Jardim de Maytrea é  tomado por veredas de buritis e campos floridos.Para proteger tanta beleza o governo criou, em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, acessível pelo vilarejo de São Jorge, a 36 quilômetros de Alto Paraíso. Na área de 65 mil hectares há poucas trilhas abertas a visitação, mas elas levam – ainda bem – aos clássicos cartões-postais da região. Entre eles estão os Saltos do rio Preto, que formam cascatas de até 120 metros de altura e a maior piscina natural da área, que chega a 300 metros de diâmetro. Para conhecer as quedas é preciso ficar atento: a reserva tem lotação limitada diária e para fazer os passeios é obrigatório o acompanhamento de guias.
 
Curtir os arredores do parque também exige a contratação de profissionais. Do lado de fora estão dezenas de atrações, como o Vale da Lua, um conjunto de rochas de cor cinza-claro semelhantes às crateras lunares.
 
O rio corre entre os buracos formando poços liberados para relaxantes banhos. Lá perto fica o Jardim de Maytrea, um verdadeiro oásis tomado por veredas de buritis e campos floridos.
 
Passear pela chapada não é tarefa das mais fáceis. Um mínimo de preparo é necessário para encarar as trilhas, algumas íngremes e cansativas. Mas só de imaginar as belezas escondidas no final do caminho vale a pena prosseguir. Entre uma parada e outra, aprecie a vegetação típica do cerrado, colorida por ipês, bromélias e aroeiras; ou acompanhe os vôos dos periquitos e das araras, que cortam os céus sempre em bandos. Quem tem espírito aventureiro pode curtir as paisagens de ângulos inusitados através da prática de atividades radicais como canyoning, cascading, tirolesa e rapel.
 
Depois de tanto desgaste físico, nada como recuperar as energias nos centros de massagens e meditação que ocupam insólitas construções em forma de pirâmide. De acordo com os místicos, a região é o coração magnético do país por estar sobre uma das maiores concentrações de cristal de quartzo do mundo. Se o esoterismo não é sua praia, relaxe nas pousadas charmosas, nos bons restaurantes ou nas lojinhas – especializadas em cristais e incensos!
parque nacional chapada dos veadeiros

parque nacional chapada dos veadeiros

Parque da Chapada dos Veadeiros

Encravada no ponto mais alto do Planalto Central, a 1.700 metros de altitude, a chapada é repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, riachos e matas de cerrado. Para proteger tanta beleza – no caso, pelo menos uma parte – o governo criou no início dos anos 60 um parque nacional batizado de Tocantins. Hoje, renomeado como Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, abrange uma área de 65.515 hectares colorida por flores e árvores como orquídeas, ipês, aroeiras e buritis. A reserva é ainda refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos.
 
Na área do parque, que abrange parte do município de Alto Paraíso e dos distritos de São Jorge e Cavalcante, há apenas duas trilhas abertas para visitação. Elas levam a belíssimos saltos que chegam a 120 metros de altura; e também aos cânions do Rio Preto e da Carioca. Para fazer os trekkings, em especial o que leva aos saltos, é recomendável estar com a forma física em dia, levando em conta os trechos íngremes.
 
A entrada principal da reserva fica na vila de São Jorge, a 38 quilômetros de Alto Paraíso. Acesso pela GO-327 (direção Colinas do Sul). Apenas 300 pessoas por dia têm acesso ao parque e é necessário o acompanhamento de guias credenciados. Para agendar visitas é recomendável fazer contato pelos telefones (62) 3455-1116  / 3446-1416.
 
Dezenas de belas cachoeiras espalham-se pela chapada. Dentro ou fora do parque nacional, quedas imponentes contornadas por cânions incentivam a encarar trilhas e praticar atividades de aventura como o cascading. Nos limites da reserva, os destaques são os Saltos do rio Preto, que chegam a 120 metros e formam a maior piscina natural da região.
 

SALTOS DO RIO PRETO

Salto Do Rio Preto

Salto Do Rio Preto

Os seis quilômetros de trilhas íngremes não são vencidos por qualquer um. Mas quem chega aos saltos do rio Preto aprecia as mais impressionantes quedas da chapada. O Salto 1, com 120 metros, abriga um belo mirante; enquanto o Salto 2 forma a maior piscina natural da região – com 300 metros de diâmetro, é perfeita para banhos.

CÂNIONS DO RIO PRETO

Alto Paraíso De Goiás - GO

Cânions Do Rio Preto

A  fácil caminhada de cerca de cinco quilômetros leva aos cânions do rio Preto, com 20 metros, e aos cânions da Carioca, duas enormes gargantas de dez metros de profundidade e que formam uma cachoeira de 20 metros de comprimento.

VALE DO RIO MACAQUINHO

cachoeira vale do macaquinho

cachoeira vale do macaquinho

A trilha de cinco quilômetros até a queda principal não é das mais fáceis, mas compensa pelas belezas ao longo do percurso – cânions, piscinas naturais e cachoeiras de até 50 metros. É procurada para a prática de canyoning.
Como chegar:
 Acesso pela GO-118 – Fazenda Santuário das Pedras

CATARATAS DOS COUROS

Alto Paraíso De Goiás - GO

Cataratas De Couros

As quatro imponentes cascatas que ultrapassam os cem metros são formadas pelo rio dos Couros e incorporam também a cachoeira da Muralha. O visual do conjunto das cascatas é belíssimo.
Como chegar:
 Acesso pela GO-118 (direção Brasília) – Fazenda Boa Esperança

CACHOEIRA DA ÁGUA FRIA

Alto Paraíso De Goiás - GO

cachoeira água fria

Uma trilha leva ao topo da cachoeira de cem metros de altura e descortina bonita paisagem. A área é considerada uma das melhores para a prática de rapel.

Como chegar:
 Acesso pela GO-118 (direção Teresina de Goiás) – Fazenda Água Fria

CACHOEIRA DE SÃO BENTO

Alto Paraíso De Goiás - GO

Cachoeira de são bento

A queda de seis metros forma uma imensa piscina natural utilizada para campeonatos de pólo. A área que contorna a cachoeira é procurada para a observação de pássaros.
Como chegar:
 Estrada para São Jorge – Fazenda São Bento

CACHOEIRA DO RIO CRISTAL

Alto Paraíso De Goiás - GO

cachoeira cristal

As cascatas formam piscinas e duchas naturais, perfeitas para o relaxamento. O acesso é por trilha, vencida em vinte minutos.

MORADA DO SOL

Alto Paraíso De Goiás - GO

cachoeira morada do sol

As piscinas naturais formadas por pequenas cascatas são os atrativos da área, acessível por trilha fácil.

CACHOEIRA POÇO ENCANTADO

Poço Encantado

Poço Encantado

A cachoeira de 25 metros tem fácil acesso por trilha, além de comodidades como bar, restaurante e área de lazer.

SALTO DO RIO RAIZAMA

Cachoeira Salto do Rio Raizama

Cachoeira Salto do Rio Raizama

A queda de 40 metros forma um poço bom para banhos – para chegar até ele é preciso caminhar em meio a um cânion.

Deixe Um Comentário