Conheça Cristalina, Paraíso Dos Cristais Em Goiás

Conheça Cristalina, Paraíso Dos Cristais Em Goiás
3.9 (77.5%) 8 votes

Pouca Gente sabe, mas essa cidade do Goiás é a maior reserva mundial de cristais, fica bem próximo a Brasília cerca de 120 KM.

Assim é cristalina… Rica em pedras, natureza, sítios arqueológicos, a maior área irrigada da America Latina, o maior produtor de alho, o maior de cebola, o terceiro de tomate, o maior de batata ,um dos maiores de soja e milho, vale a pena conhecer, existem vários hotéis na cidade e áreas para acampar. Tem também uma reserva particular a RPPN Linda Serra dos Topázios,vale à pena conhecer.

Igreja São Sebastião
Foto: viajantemovel

Com suas belas paisagens,a região de Cristalina é a que tem maior potencial para o turismo, com suas reservas de cerrado, sua fauna e flora, são muito importantes para um turismo sustentável e de responsabilidade ambiental. Para os misticos,cristalina é considerada o ponto de equilíbrio do mundo, pelo magnetismo do seu solo. Cristalina é um dos maiores centros de comercialização de pedras do mundo, e tem a maior reserva de cristal de rocha do planeta. A cidade é o maior centro urbano de maior altitude em relação ao mar do centro oeste brasileiro 1.280 mts de altitude. Tem o céu mais límpido e profundo do brasil, com muitas pesquisas sobre o nosso espaço feitas na cidade.

Pedra Do Chapéu
Foto: viajantemovel

Pedra Do Chapéu Do Sol

Essa pedra é um verdadeiro enigma. Pelo seu formato e posição, se assemelha a um chapéu mesmo, por isso tem esse nome. O mais interessante é que ela é apoiada bem no meio, dá a impressão que é fácil derrubá-la. Porém é impossível com suas 347 toneladas, a pedra lá imponente há cerca de 1,2 bilhões de anos segundo especialistas.

O enigma está justamente aí, jamais conseguiram derrubá-la, embora já tenham tentado várias vezes, dizem que até com bombas já tentaram removê-la…

Fica a cerca de 10 km do centro da cidade.

Ribeirão Das Lajes
Foto: viajantemovel

Balneário Das Lajes

Para quem deseja se refrescar, esse é o lugar, fica cerca de 15 km do centro.

O Ribeirão Das Lajes é que foma as cascatas, cachoeiras e piscinas naturais do balneário. O lugar tem uma boa estrutura, com restaurante com self-service. Além disso possui locais onde é possível fazer churrasco. O ribeirão forma uma cascata maior e várias outras corredeiras bem pequenas, excelente para crianças.

Mercado De Cristais Em Cristalina
Foto: viajantemovel

Mercado Dos Cristais

Quando se pergunta o que fazer em Cristalina, algo que não pode faltar é a visita ao mercado do Cristal.

Cristais De Cristalina
Foto: viajantemovel

Esse mercado fica dentro da cidade, lá é possível ver os cristais já lapidados e transformados em lindos adornos, brincos, colares, pulseiras, efeites para casa etc. Além das pedras prontas, é possível acompanhar todo o trabalho de lapidação, desde seu estado bruto até transformá-la em uma jóia.

garimpo em cristalina
Foto: viajantemovel

Garimpo

É possível incluir em seu passeio uma visita a um dos garimpos da cidade. O local ideal para contratar esse passeio é no Mercado Do Cristal, como lá é possível ver as pedras sendo lapidadas, também é possível negociar a visita ao garimpo.

o passeio contam com explicações sobre todos os locais onde as pedras são encontradas, o processo de lapidação, além da própria visitação ao local de extração.

Fonte: Viajante Móvel
Foto Destaque: Viagem Sem Frescura

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 567 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Deixe Um Comentário