Corumbá Para Os Amantes Da Pesca E Do Turismo Contemplativo

Corumbá Para Os Amantes Da Pesca E Do Turismo Contemplativo
4.5 (90%) 2 vote[s]

Corumbá

Localizada no estado de Mato Grosso do Sul, Corumbá é a terceira cidade mais importante em termos econômicos, culturais e populacionais, depois de Campo Grande (capital) e Dourados. É também a cidade que abriga o porto mais respeitável do Mato Grosso do Sul. Localizada na fronteira oeste com a Bolívia, Corumbá possui 65 mil km² de extensão, dos quais 70% de Pantanal, daí o apelido de Capital do Pantanal.

Corumbá Para Os Amantes Da Pesca E Do Turismo Contemplativo

A cidade é banhada pelo rio Paraguai, considerado o principal rio do Pantanal, que é a maior área inundável do mundo (230 mil km²), estendendo-se por Mato Grosso, Bolívia e Paraguai.

Miscigenada por imigrantes, índios e povos das fronteiras vizinhas do Paraguai e Bolívia, sua cultura está presente em danças típicas, cantigas e culinária exótica. Seus habitantes agradam aos visitantes pela tradicional hospitalidade pantaneira. Corumbá é uma das cidades do Brasil que detém o privilégio de possuir uma coleção significativa de recursos naturais, históricos e culturais que, aliado a sua posição estratégica no cone sul-americano, naturalmente colocam-na como uma das localidades de maior potencial turístico das Américas.

O Porto Geral de Corumbá é um dos principais cartões postais da Capital do Pantanal. Abriga uma série de construções que traduzem em sua arquitetura muito do passado efervescente do comércio corumbaense, no período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina.

Os casarões hoje abrigam estabelecimentos comerciais, de agências de publicidade a lojas de artesanato e bares. No passado foram empórios e agências bancárias, além de residências das famílias que enriqueceram com a navegação fluvial. Também fica nesta área a primeira fábrica de gelo do Brasil. Em 1992, o Casario do Porto foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.

Corumbá Para Os Amantes Da Pesca E Do Turismo Contemplativo

Datada de 1885, a Igreja Nossa Senhora da Candelária fica na região central de Corumbá, e é objeto de um episódio do folclore local envolvendo o religioso Frei Mariano. Contam os antigos que o frei quis que a catedral fosse construída em sua homenagem, o que não ocorreu.

Diante da negativa e da definição de que a igreja homenagearia Nossa Senhora da Candelária, Frei Mariano teria enterrado suas sandálias e declarado que, enquanto não fossem encontradas, a cidade sofreria um período de estagnação. O prédio foi tombado em 1992 como Patrimônio Histórico Nacional.

Um destino para turistas e amantes da pesca. A cidade possui um centro histórico bem cuidado e preservado e há bons passeios que cortam o Rio Paraguai para avistar animais pantaneiros como cobras,macacos,tuiuiús e focagem de jacarés. Outra dica é visitar a vizinha de Puerto Quijarro e realizar compras de produtos sem impostos.

Como chegar

Corumbá esta ligada a Campinas (SP) com quatro voos semanais. Por terra, pode-se chegar e partir em ônibus regulares ou veículo próprio por estrada pavimentada, pela BR 262. T

Onde ficar

Nacional Palace Hotel

Hotel Gold Fish

Santa Mônica Palace Hotel

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Fotos por pmcorumba.com.br

Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.