Cantão, No Tocantins É Paraíso Com Ilhas E Lagoas

Cantão

O Parque Estadual do Cantão, situado na divisa entre o Pará e o Tocantins, é considerado um verdadeiro tesouro natural. Sendo umas das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, o lugar reserva um leque de opções de aventura.

Cantão Tocantins

Com suas ilhas, lagoas, canais e matas alagadas de várzea, encontram-se animais e plantas da floresta Amazônica, do cerrado e dos pantanais do Araguaia, numa exuberância ímpar. Sua área é banhada pelo magnífico rio Araguaia, com suas inúmeras praias de areias brancas e finas, entremeadas por rios como o Coco e Javaé, e canais de águas transparentes e rasas.

Há quem defenda que a melhor temporada para conhecer o Cantão é na seca, entre maio e setembro. Com a baixa dos rios surgem “praias” e inúmeras ilhas no local. O período é o mais indicado para a pesca esportiva e para a observação de animais silvestres, como o tuiuiú, o servo, as iguanas, as seriemas e os jacarés.

Porém, muitos acreditam que a região fica muito mais rica e bela durante as cheias, entre dezembro e abril. As águas chegam a subir de 7 a 10 metros de altura, possibilitando inesquecíveis passeios de canoas pela floresta. Nessa época, também é possível observar o jacu, uma ave da Amazônia que procria nessa época. Além disso, as árvores da floresta inundada também servem como esconderijo para alguns animais.

Graças a sua rica fauna e flora, o Parque Cantão reúne 55 espécies de mamíferos, 453 de aves, 301 de peixes, e 63 espécies de répteis. Animais como ariranhas, onças, emas e harpias podem ser vistos pelos turistas em trilhas ou passeios de barco.

Cantão Tocantins

Além disso, diversos passeios ecológicos podem ser feitos em trilhas a cavalo, expedição em canoas ou caiaques, cruzeiros fluviais, safári fotográfico ou mesmo em visita ao projeto quelônios, voltado para conservação de tracajás e tartarugas em período de reprodução.

Como chegar

O Município de Caseara, a 257 km de Palmas, é a principal porta de entrada do parque. Chega-se lá a partir de Palmas pela rodovia BR 153, pela TO 080 ou por via fluvial, pelo povoado de Barreira dos Campos, pelos rios Araguaia, do Côco e Javaés. O município de Pium também dá acesso por estrada de chão – a TO-354.

Onde ficar

Para quem decide desbravar a natureza dentro do Parque Estadual do Cantão, o melhor lugar para se hospedar é na cidade de Caseara. Há diversas opções de pousadas, que são simples, porém aconchegantes, como a Entre Rios Pousada Hotel. Contato: (63) 3379-1123.

Texto por: Eliria Buso

Fotos cedidas pela Embratur

Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.