Carrancas a terra das cachoeiras é destaque em Minas Gerais

Carrancas a terra das cachoeiras é destaque em Minas Gerais
4.4 (88.89%) 9 votes

Com paisagens de tirar o folego dos viajante, em qualquer lugar que você vá sempre irá encontrar pelo menos uma pequena nascente, são mais de 30 atrações mapeadas, mais de 60 atrativos naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras, com trilhas leves e também de difícil acesso, lá tem atrativos para todos os gostos e tribos. Local perfeito para trekking, biking, trechos para rapel e escalada, as cachoeiras de carrachas atraem família os ecoturistas e os aventureiros.

As cachoeiras de Carrancas estão em propriedades particulares,onde a grande maioria é cobrado o acesso; com exceção à cachoeira da fumaça que está em espaço público, área que hoje está em processo de criação de um parque municipal.

racha da zilda em carrancas
Foto: Gabriel Assis(Racha da Zilda)

Complexo da Zilda

Um verdadeiro atrativo para os amantes do ecoturismo e esportes radicais, o complexo possui cachoeiras, corredeiras, escorregadores, grutas, pinturas rupestres, um verdadeiro paraíso. O complexo tem uma extensão de 2KM. A atração principal tem uma pequena praia e é cercada de muito verde é uma das mais bonitas da região, o escorregador parce um verdadeiro tobogã natural, que permite muita diversão.

escorregador da zilda, Carrancas MG
Foto: Marcos Botelho JR

Escorregador da Zilda

Um Escorregador natural de aproximadamente 6 metros, perfeito para quem quer se divertir, a nascente é exclusiva para este arativo, onde é possivel fica horas. A trilha que leva ao escorregador é de fácil acesso, fica dentro de uma propriedade que também possui uma área de Camping.

poço do coração em carrancas mg
Foto: Everton Lemos

Poço do Coração

Um verdadeiro SPA natural, o Poço do Coração tem esse nome devido a formação rochosa arredondada que lembra o formato de um coração está apenas a 3km da cidade.

Poço do coraçãozinho
Foto: Everton Lemos

Além do coração principal existe o poço do coraçãozinho que também possui o formato de coração, a diversão principal fica por conta de pular dentro do coração que possui uma fenda por debaixo da água, e sair em outro ponto do poço é bem comum observar animais próximos à trilha, como tucanos, micos e sauás, seriemas e teiús.

Escorregador da Toca

São 15m de escorregador natural. Aqui está outra locação escolhida para a novela Alma Gêmea, em abril e maio de 2006. A diversão é garantida, pois o escorregador fica próximo de poços e piscinas naturais.

Gruta da Toca

Com mais de 300 metros de extensão, a gruta pode ser totalmente percorrida a pé. Em alguns trechos só se passa agachado e é inevitável não se molhar, pois o caminho fica dentro d’água. A gruta está localizada a cerca de 3 km da cidade, perto do Poço do Coração. Uma aventura incrível, em que se passa pelas fendas esculpidas durante milhões de anos, cujas imagens na pedra quartzito mexem com a imaginação dos visitantes.

cachoeira do salomão em carrancas mg

Complexo da Ponte

Com suas águas calmas e transparentes é um dos locais mais frequentados. lá se encontra a exuberante Cachoeira do Salomão, sem poço porém uma verdadeira recinto natural para quem gosta de tranquilidade e um pouco de paz.

Poço da ponte

Uma piscina natural formada pelas águas das cachoeiras próximas.

Cachoeira do Salomão

Também chamada de tico-tico, está é a primeira cachoeira da trilha que leva até o moinho, visualmente é um local maravilhoso.

Cachoeira do Moinho

Não muito grande, porém ideal para um breve mergulho, a cachoeira tem boa queda é ótima para aliviar o corpo e a mente, possui um poço muito bonito porém com poucos pontos profundos.

Gruta da Ponte

Em meio à mata do Complexo surge a gruta da Ponte com suas incríveis formações rochosas. De beleza singular, a calma e paz do lugar nos remete a momentos de reflexão e de contemplação da vida. Um lugar muito bacana e preservado e de acesso restrito. Este palco também já foi cenário para as cenas da novela América, filmada em novembro de 2005.

Cachoeira das Bicas

Queda de aproximadamente 70 metros! Belíssima cachoeira localizada na Fazenda das Bicas, envolta por mata nativa na serra de mesmo nome. Do alto da cachoeira das Bicas se avista várias cidades da região. Seu acesso é difícil e limitado por estar em propriedade particular.

cachoeira veu de noiva em carrancas mg
( Cachoeira véu da noiva)

Complexo da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

Parada obrigatória para quem vem a Carrancas, o cartão postal de Carrancas fica pertinho da cidade, cerca de 3 quilômetros, e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras do Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano, a Fumaça encanta pela magnitude: sua queda principal tem mais de 15m de altura e sua largura a torna imponente. Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. Já teve papel importante no fornecimento de energia da cidade, era com a força de sua queda que a energia era gerada e assim podia ser distribuída na cidade e em alguns sítios e fazendas mais próximos.

Cachoeira Véu Da Noiva

Uma das cachoeiras mais altas com aproximadamente 40 metros, tem poços pequenos, porém límpidos e belíssimos.

Cachoeira do Luciano

A pequena cachoeira fica na trilha para a Véu da Noiva e é um momento refrescante na caminhada. Faz parte do Complexo da Fumaça e também das corredeiras do Ribeirão de Carrancas.

Cachoeira da Serrinha

Lugar especial, uma cachoeira perfeita para refrescar a caminhada. Para chegar é necessário seguir pela trilha de grau médio de dificuldade até chegar aos pés de uma queda d’água pequena, porém de uma força incrível e extremamente relaxante. Assim é o caminho para a cachoeira principal da Serrinha. Distante 7km do centro da cidade pela mesma estrada que leva à Cachoeira da Fumaça, no afluente chamado Jardim Botânico.

poço da esmeralda em carrancas mg
Foto: Dani Germano

Complexo da Vargem Grande

Poço Esmeralda

Lindo poço de águas verdes e cristalinas. A queda d’água não é grande, porém é possível nadar tranquilamento com bastante espaço e diversão.

Cachoeira no poço do coração em carrancas
Foto: Gabriel Assis

É uma das mais bonitas atrações de carrancas, a natureza ao seu redor é intensa, o que proporciona momentos de contato direto e em sintonia com o lugar imperdível.

Poços da Vargem Grande em carrancas
Foto: Everton Lemos

Poços da Vargem Grande

Uma série de corredeiras e pequenas quedas formam um complexo de poços e piscinas naturais. É bom reservar um tempo para visitar o complexo, cheio de atrações

igreja matriz em carrancas mg
Foto: Gabriel Assis

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição das Carrancas

A construção foi iniciada em 1721 com pedras de quartzito, algumas com até uma tonelada de peso. Seu altar-mor tem pintura de Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho e um dos mestres da arte barroca mineira. Repare na diferença sutil entre suas duas torres.

interior da igreja matriz de carrancas mg
Foto: Gabriel Assis

Consta no histórico de Carrancas que por volta do ano de 1720 foi feita uma Capela em homenagem a Nossa senhora da Conceição e, naquele tempo, o próprio povoado se denominava “Nossa Senhora do rio Grande”, e que posteriormente passou a chamar-se “Nossa Senhora da Conceição de Carrancas”.

campinas ecoturismo em carrancas
Foto: Campinas Ecoturismo

Como ir

A empresa Campinas Ecoturismo especializada em excursões faz Campinas x Carrancas. Guias altamente capacitados, com amplo conhecimento sobre o local e bom custo-benefício.

E-mail: contato@campinasecoturismo.com.br
Tel: (19) 9 9846-6072 – Whatsapp
Site: www.campinasecoturismo.com.br
Facebook: @campinasecoturismo
Idiomas: Português/Inglês

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 571 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.