Culturas indígena e quilombola atraem turistas ao litoral sul da PB

Litoral Sul Da Paraíba

Uma viagem pelo litoral da Paraíba reserva surpresas que vão além das belas praias de águas mornas e cristalinas, emolduradas por rochas e paredões montanhosos.

Nos poucos mais de 70 km que ligam a capital João Pessoa aos municípios de Conde e Pitimbu o turista pode ter contato com as culturas indígena e quilombola em roteiros enriquecidos por produtos da agricultura familiar, pelo patrimônio histórico e pelas belezas cênicas de paisagens preservadas.

Localizadas na região metropolitana de João Pessoa, Conde e Pitimbu oferecem, pelo menos, quatro passeios: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi, que retratam a diversidade do litoral paraibano.

Pitimbu realiza, no segundo sábado de cada mês, a Quinzena Cultural que tem como objetivo o resgate e valorização dos saberes da população local. Artistas se apresentam em grupos folclóricos e regionais –e artesãos expõem e vendem seus trabalhos. Nas barraquinhas são encontradas comidas típicas à base de milho e mandioca, além de doces, sucos e frutas (jaca, caju, maracujá, graviola, entre outras).

Culturas indígena e quilombola atraem turistas ao litoral sul da PB
Créditos: Naty Torres/Sebrae-PB Roda de coco na comunidade Ipiranga, em Conde

Em Conde, a visita pode começar pela Comunidade Ipiranga, onde tem coco de roda, artesanato e visita ao Museu Quilombola, que guarda a história da presença negra na região. Outra dica é o Território Mucuxi, reserva indígena que trabalha com educação ambiental e oferece trilhas pela Mata Atlântica, passeios de caiaque, banhos de rio, de bica e também de lama, uma atração local.

Culturas indígena e quilombola atraem turistas ao litoral sul da PB
Créditos: Divulgação/MTur
Produção das mulheres do Conde, no litoral sul da Paraíba

Caminhadas pelas matas, falésias, mirantes e praias da Área de Preservação Ambiental de Tambaba, uma das mais conhecidas praias de naturismo do país, é outro programa recomendado. Lá o turista tem a oportunidade de conhecer os sabores da culinária nordestina em propriedades agrícolas, como a de Daurenice Pereira dos Santos, a dona Nice.
O projeto ainda está em fase de implantação e os passeios são vendidos pelos próprios empreendedores, uma realidade que deve mudar em breve.

Fonte: Viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.