Peróla Do Atlântico, Guarujá Oferece Atrações Além Mar Nas Férias

Vista-com-Parapente-Guaruja
Peróla Do Atlântico, Guarujá Oferece Atrações Além Mar Nas Férias
5 (100%) 1 vote

Vista com Parapente Guarujá

Atrações Do Guarujá

No auge dos anos 70, o Guarujá era o queridinho dos paulistanos. A cidade estava ‘na moda’ e era sinônimo de status para quem visitava suas praias. Hoje, com a grande debandada para o litoral norte, o destino se reinventa e atrai principalmente por sua estrutura e proximidade.

Praia Das Astúrias

Situado na Ilha de Santo Amaro, entre Santos e Bertioga, o Guarujá é um dos destinos litorâneos mais próximos da capital – a menos de 90 quilômetros de distância. Tendo fácil acesso pelo complexo Anchieta Imigrantes e Rodovia Cônego Domênico Rangoni, é destino certo para o bate-volta dos paulistanos e moradores do ABC. Entre dezembro e janeiro, todos os finais de semana acontecem apresentações musicais e teatrais, além de competições esportivas no chamado Festival de Verão.

Mas não é só na temporada que a cidade vale a visita. Com as altas temperaturas inclusive nos finais de semana de inverno e as atrações além praia que o destino oferece, é possível se deliciar o ano inteiro, seja em um final de semana, algum feriado prolongado ou alguns dias de folga durante a semana.

Conhecido como Pérola do Atlântico, o Guarujá oferece dezenas de passeios interessantes e 27 praias. Pitangueiras – reduto de surfistas – é uma das mais visitadas na alta temporada, época em que sua orla é completamente ocupada por turistas. Outras praias também muito frequentadas são Pernambuco, Astúrias e Enseada.

Trampolim Das Astúrias

As praias do Guaiúba, Tombo – que se destaca por sua Bandeira Azul -, Perequê concentram bons serviços e são sede de muitos condomínios e prédios de veranistas. Vale também uma visita à praia de São Pedro, um reduto ecológico e de preservação. A praia é pequena e oferece um cenário de belezas indescritíveis.

Despertando o dragão

Talvez você nunca tenha visto uma imagem aérea ou um mapa do Guarujá, mas a cidade tem o formato de um dragão. E é a partir desse contorno geográfico que se formam as principais rotas do destino. Para que você conheça as atrações da cidade de maneira especial, elas foram organizadas em 13 rotas diferentes.

As Rotas do Dragão têm duração de 3 a 9 horas, estão divididas em níveis de dificuldade baixo, moderado e alto, percorrem da cabeça ao rabo do dragão e apresentam mais motivos para desfrutar de Guarujá o ano todo.

Entre os destaques está a Rota da Barra Grande, que inclui o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, a Praia do Tombo e o Mirante do Morro da Campina (também conhecido como Morro do Maluf).

Fortaleza Da Barra Grande

Esse passeio é recheado de história, tendo em vista que visita um dos principais fortes da Costa da Mata Atlântica. A Fortaleza da Barra foi construída em 1584, reconhecida em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN e hoje funciona como museu. Já o Morro do Maluf é ponto de parada para os praticantes de parapente e rapel.

Com início próximo à balsa Guarujá-Bertioga, outra rota interessante é a das Ruínas Caiçaras. Ela leva até as impressionantes ruínas da Armação das Baleias, à margem do canal de Bertioga, de onde se extraía o óleo dos mamíferos para iluminação pública, construção civil e outros, nos séculos XVIII e XIX. Além disso, por meio de trilha, chega-se às ruínas da Ermida de Santo Antônio de Guaibê, uma capela do século XVI, construída a partir de pedra e óleo de baleia e onde Padre José de Anchieta levava a palavra de Deus aos necessitados.

Tudo isso como prévia para experiências ainda mais espetaculares: a Praia Branca, berço do surf; a Praia do Mar Casado, cenário de um movimento único das águas; e os fabulosos pratos à base de frutos do mar, servidos nos pitorescos restaurantes da Praia do Perequê.

E por falar em Praia Branca, ela é um dos paraísos escondidos do Guarujá que em nada se parece com o Guarujá que todo mundo conhece. A Praia Branca é uma vila de pescadores, onde o mar e o açaí são dois dos atrativos mais procurados pelos surfistas.

Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de cerca de 30 minutos. Mas tenha certeza que vai valer a pena. Bastante tranquila principalmente fora dos finais de semana prolongados, a praia ainda conta com uma trilha que leva até a Praia Preta e à Cachoeira do Camburizinho.

Mas se ecoturismo é a sua praia. Com certeza você precisa conhecer a Rota Caminhos do Conde. Nesse passeio, a atração principal é a trilha dentro de Reserva Particular de Patrimônio Natural, administrada pelo Instituto Litoral Verde e situada no km 14,5 da estrada Guarujá-Bertioga, na Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu.

A trilha fica em meio a um sítio arqueológico, rodeada pela colorida Mata Atlântica. Para os aventureiros, é possível praticar esportes radicais como rapel, arvorismo e tirolesa, com segurança e muita emoção. É um espaço para o lazer de toda a família, que pode desfrutar das piscinas com cascatas naturais. Além da Trilha do Conde, o local também possui outras trilhas com níveis de dificuldade baixo e moderado, inclusive uma trilha para crianças acima de seis anos.

Atrações indoor

Quem não se sente meio azarado quando pega dias de chuva na praia? Principalmente quando a viagem é em família, é preciso arranjar logo outras atividades para não entediar as crianças e transformar o passeio em um show de horrores. No Guarujá, há muitos outros atrativos para os períodos de chuva ou de folga da praia. O famoso Shopping La Plage, que fica na praia de Pitangueiras, é o queridinho de quem não dispensa uma tarde de compras ou um bom filme.

Mas, além disso, uma atração bastante interessante da cidade é o Acqua Mundo. O aquário fica na praia da Enseada e conta com 49 ambientes e cerca de 180 espécies de vida marinha. Entre os destaques está um tanque com 800 mil litros de água salgada e uma simpática tartaruga gigante que parece posar para a foto. As crianças vão se divertir assistindo a alimentação de bichos como pinguins e lobo-marinho e tocando nas estrelas-do-mar e arraias no Tanque de Contato.

Acqua Mundo - Guarujá

Novidade da última temporada no Guarujá, o Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza conta com um dos acervos particulares mais completos do Brasil. Na temática especializada nas Ciências Naturais, destaca-se Geologia, Mineralogia, Petrologia, Meteorítica, Astronomia, Paleontologia, entre outros assuntos. Perfeito para as famílias, o museu vai atrair as crianças com uma simulação de escavação. Outro destaque que atrai os visitantes são os meteoritos da Lua e de Marte.

Onde Ficar

Sofitel Jequitimar – accorhotels.com

Casa Grande Resort e Spa – casagrandehotel.com.br

Vicino Al Mare – hotelvicinoalmare.com.br

Onde comer

Bistrô Saint Malo casagrandehotel.com.br

Dalmo Bárbaro dalmobarbaro.com.br

Thai casagrandehotel.com.br

Paulo’s Restaurante e Pizzaria paulosrestaurante.com.br

Atlântico Frutos do Mar casagrandehotel.com.br

Compras

O Comércio Popular de Vicente de Carvalho, com sua infinidade de lojas, produtos e culturas é uma excelente opção de compras para todos os gostos e com preços baixos. Já na Praia da Enseada, os viajantes podem conferir as novidades do Russi Shopping, no estilo praieiro de Guarujá. Na Praia das Astúrias e Praia das Pitangueiras também se concentram opções de presentes baratíssimos, industrializados e artesanais, feitos pelas mãos dos artistas que expõem nas Feiras de Artesanato das Astúrias, das Pitangueiras e da Praça das Bandeiras.

Texto por: Eliria Buso. A jornalista viajou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo do Guarujá e do Casa Grande Hotel.

Foto destaque por Eliria Buso

Fonte: qualviagem