Superagui, Um Pedaço Ainda Intocado No Litoral Do Paraná

Superagui, Um Pedaço Ainda Intocado No Litoral Do Paraná
4.2 (83.33%) 6 votes

Superagui No Litoral Do Paraná

A Ilha desconhecida do litoral norte do Paraná ainda não ganhou o mundo do turismo de massa
Barcos deslizam sobre o mar de águas calmas que abrem caminho entre canais de margens largas; as ruas estreitas do vilarejo rústico ainda são de areia, a mesma que avança sobre quilômetros de praias selvagens; e as construções de madeira pintada em tons coloridos recortam o verde preservado do parque.

Pescadores lançam redes ao vento e, na praça central, entre árvores e bancos talhados em troncos, um vai e vem descompromissado de moradores que ainda resistem naquelas terras isoladas. Na casa de esquina, o passo duplo e arrastado do fandango dá o ritmo às noites mal iluminadas pelas varandas vizinhas.

Superagui No Litoral Do Paraná
Créditos: Passeio de bicicleta em Superagui, ilha quase intocada no litoral do Paraná
Passeio de bicicleta em Superagui, ilha quase intocada no litoral do Paraná

O destino ainda conta com pouca estrutura turística (algumas opções de hospedagem em pousadas simples e restaurantes de serviço improvisado e com pouca variedade no cardápio). E talvez esta seja a melhor notícia para quem visita a ilha.

No cardápio de passeios estão caminhadas por praias desertas (que, mesmo em feriados prolongados, conseguem manter seu lado mais selvagem), aluguel de bicicletas para deslocamentos maiores, trilhas na Mata Atlântica, visita a comunidades que cultivam ostras e servem o molusco assado em fogões rústicos, praias de água doce formadas pelo rio local e avistamento da revoada dos raros papagaios-da-cara-roxa que habitam a Ilha dos Pinheiros.

Como chegar

Veículos são proibidos na ilha, de modo que o único acesso é por vias marítimas. Os barcos saem de Paranaguá as segundas, quartas e sextas, às 14h, no mesmo ponto de onde partem as balsas para a vizinha Ilha do Mel.

Ilha De Superagui
Créditos: Barra da Lagoa, encontro do mar com o rio, na ilha de Superagui
Barra da Lagoa, encontro do mar com o rio, na ilha de Superagui

Porém algumas pousadas da ilha incluem nos valores das diárias um traslado privado para hóspedes (o que pode ser o melhor investimento da viagem, uma vez que os barcos costumam sair cheios na alta temporada e as travessias são mais demoradas).

A viagem pode durar de uma a três horas, de acordo com a maré e com o tipo de embarcação.

Onde ficar

Pousada Sobre as Ondas
www.pousadasobreasondas.com

Pousada Superagui
www.pousadasuperagui.com.br

Pousada Crepúsculo
Tel.: (41) 3482-7135
Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta
Fonte: Viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 571 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.