Alagoas Tem Praias Paradisíacas Belas Lagoas E Lagostas

Alagoas Tem Praias Paradisíacas Belas Lagoas E Lagostas
4.4 (87.5%) 8 votes

Praias Paradisíacas De Alagoas

O litoral de Alagoas talvez reúna as praias brasileiras mais belas do Nordeste. Os visitantes se encantam pela tranquilidade do mar e pela cor azul esverdeada da água.

Além de sua deslumbrante natureza, o estado ainda propicia ao turista um passeio pela história e cultura do Brasil. A gastronomia, com predominância de frutos do mar – sururus, lagostas, camarões, maçunim, peixadas e fritada de siri –, além das iguarias de origem indígena e africana, como beiju, mungunzá e carne de sol, conquista os turistas. É em Maceió que se come a melhor tapioca do Brasil. Na praia de Ponta Verde várias barraquinhas das tapioqueiras oferecem mais de 30 sabores da iguaria, entre opções doces e salgadas.

Maceió
Foto: Istock/ bitenka

Maceió é o ponto de partida para conhecer 230 km do litoral alagoano. A cidade tem praias famosas e bem estruturadas como Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, cuja fama se espalhou devido às suas piscinas naturais e a belíssima Praia de Parupueira.

Explorando o litoral sul do estado, vale perder um dia todo na paradisíaca Praia do Gunga, a 30 km da capital, que tem um trecho de mar aberto – com um “ mar de coqueiros” a perder de vista – e uma parte bem tranquila na foz da Lagoa do Roteiro. No percurso, conheça também Barra de São Miguel, com sua extensa barreira de recife e deliciosas piscinas naturais para a criançada.

O Pequeno Dicionário Alagoano | Melhores Destinos Do Brasil

Quem segue pelo norte do estado pode se surpreender com a beleza das praias de Guaxuma, Graça Torta, Riacho Doce, Sereia, Pratagy, Ipioca, Paripueira, Sonho Verde, Tabuba, Ilha da Crôa e Carro Quebrado, que, a 55 km do centro da capital, surpreende pelas falésias que se desmancham nas areias coloridas.

Reserve um tempo para passear pelo centro histórico de Maceió. Vale a pena visitar o Palácio Floriano Peixoto, o edifício da Assembleia Legislativa, a Catedral Metropolitana, a Igreja Bom Jesus dos Martírios e os museus Pierre Chalita, de arte sacra, e Théo Brandão. Não deixe de conhecer ainda o mirante de são Gonçalo do Amarante, o sobrado do Barão de Jaraguá e o Teatro Deodoro. Os fãs de artesanato não podem deixar de ir ao Pontal das Rendeiras. É lá que se encontram os mais diversos trabalhos em rendas e bordados – de vestidos a toalhas de mesa, especialmente confeccionados em renda filé, típica da região, que apresenta tecidos coloridos e vazados.

Praias Paradisíacas De Alagoas
Foto: tendcriativa via SETUR ALAGOAS

Também no litoral norte em direção a Recife, recomendamos visitar durante a maré baixa as Galés de Maragogi. Os turistas podem relaxar ou mergulhar junto a uma infinidade de peixes coloridos. Quem prefere locais menos agitados podem optar por outras piscinas menos famosas, mas tão bonitas como Maragogi. Taoca e Barreira de Peroba começam a ser descobertas e são ótimos locais para grande relax.

9 motivos para trocar o roteiro gringo pelo Nordeste

Outra dica é visitar a Crôa de São Bento, uma ilhota que aparece na maré mais baixa e que forma uma praia temporária, a dez minutos de jangada da costa. Outros destaques são as praias ao norte da vila – de Burgalhau e Ponta de Mangue –, que têm um mar translúcido com diversos tons incrível de verde e azul.

Reunindo pousadas descoladas e de alta gastronomia, a Costa dos Corais, preserva vários casarões centenários. Lá está instalada a sede do Projeto Peixe-Boi; na praia do Patacho, considerada uma das mais bonitas da rota; e Japaratinga, onde existem fontes de água mineral.

Patacho beach, Alagoas
Foto por IStock/ jo_bessa

Já no extremo do sul de Alagoas, o vilarejo de Pontal de Coruripe conserva ares rústicos em meio a coqueirais e muita história – já que esse foi o primeiro lugar avistado pelos tripulantes das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Os gigantescos corais e o farol de 20 m de altura completam o belo cenário. Nos arredores, há praias desertas e deslumbrantes como Pituba, Lagoa do Pau, Barreiras, Flexeira, do Toco, do Poço, Miaí de Baixo e Miaí de Cima.

No local existem diversas lojinhas de artesanato que vendem artigos em palha de ouricuri e de taboa. É impossível não levar como souvenir tapetes, bolsas, bandejas e cestas confeccionadas pelas artesãs da cidade. A 36 minutos de Coruripe está Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, última praia antes das dunas e da Foz do São Francisco, onde o rio se encontra com o Oceano Atlântico. Complete ainda seu passeio conhecendo Piranhas, no sertão de Alagoas onde você poderá vivenciar mais sobre a história de Lampião e seu bando.

Onde ficar

BEST WESTERN PREMIER Maceió

Pousada Casa Caiada

Salinas de Maceio Beach Resort

Onde comer

Maria Antonieta

Basilico Ristorante Italiano

Bodega do Sertão

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ PeskyMonkey
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 571 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.