Confira As Belíssimas Paisagens Da Pequena Campo Alegre

Confira As Belíssimas Paisagens Da Pequena Campo Alegre
4.2 (84%) 5 votes

Paisagens Da Pequena Campo Alegre

Campo Alegre é uma charmosa cidadezinha que fica em meio às campinas e aos vales do norte de Santa Catarina, ligando o litoral ao clima serrano, ao longo da formosa e histórica estrada Dona Francisca, que foi construída durante o período imperial. A vida no campo com paisagens exuberantes encanta os turistas com o aconchego dos seus antigos casarões, produtos coloniais, artesanato e uma gastronomia caseira em fogão à lenha.

Campo Alegre - Santa Catarina
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

A cidade é também destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura. A região surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, cenários perfeitos para a prática de esportes radicais, trilhas off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e outros atrativos de tirar o fôlego.

Campo Alegre - Santa Catarina
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O artesanato local é bem diversificado, caracterizado principalmente pelos artigos produzidos com a lã de ovelha, como acolchoados, mantas, cachecóis, xales coloridos e ponchos. A confecção das peças é totalmente artesanal, sendo utilizados na produção a roca de fiar e os teares manuais e também o tingimento das lãs totalmente natural, feito com cascas, sementes e folhas que conferem aos novelos de lã cores bem diferentes dos materiais industrializados. Esse processo pode ser visto no Cantinho do Artesanato. Na Fecampo é possível assistir às tecelãs confeccionarem palas, ponchos, tapetes e almofadas de lã de ovelha em teares de diversos tamanhos. Já na Associação Mãos do Campo, os turistas encontram gorros, meias, cachecóis e pantufas em lã de ovelha.

Quiriri e cachoeiras: as cerejas do bolo

O conjunto de montanhas que compreende os Campos do Quiriri possui cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado, como Joinville e as montanhas da Serra Dona Francisca, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga, sempre em dias de tempo bom. O local é preferido pelos turistas que adoram caminhar e explorar um dos locais mais bonitos do sul do Brasil.

Campo Alegre - Santa Catarina
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Quiriri na língua tupi guarani significa “Silêncio Noturno”, e contam os antigos que ali era morada de índios e bugres. Os carroceiros que ali passavam sentido Curitiba escondiam seu ouro nas grutas do caminho para não serem assaltados pelos índios, pois as montanhas possuem várias cavernas, e também nascentes de água cristalina.

Campo Alegre - Santa Catarina
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental, que compreende os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. Há também uma casa disponível para aluguel por dia. O acesso ao topo das montanhas se dá a 56 km do centro da cidade, por estrada não pavimentada.

Paisagens Da Pequena Campo Alegre
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Aproveite para visitar o Salto do Engenho, uma grande e bela cascata com uma queda d’água total de oito metros de altura, porém com grande volume de água. Como a cachoeira cruza a rua, do outro lado as águas são mais calmas e rasas, sendo possível tomar um refrescante banho e até pescar.

Campo Alegre - Santa Catarina
Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Aproveite a área de lazer com bancos para fazer um piquenique com família e amigos. Campo Alegre ainda possui pequenos produtores que cultivam frutas e verduras orgânicas, além de ser a capital nacional da ovelha. A cidade tem no seu pequeno centro histórico casinhas centenárias, cafés coloniais, lojinhas de artesanato e deliciosos recantos para o turismo contemplativo.

Caminhadas e o cicloturismo praticado nas belíssimas estradas do município têm crescido muito ultimamente. A cidade chega a receber mais de 700 ciclistas nos eventos programados.

Conheça a Europa sem sair do Brasil? Viaje pelo Vale Europeu, em Santa Catarina

A pequena e bucólica Campo Alegre fica a 25 km de São Bento do Sul, a 60 km de Joinville, a aproximadamente 550 km de São Paulo e a pouco menos de 150 km de Curitiba.

Como Chegar

Para quem vem do Paraná, São Paulo ou outros estados do sudeste do Brasil há duas maneiras de chegar em Campo Alegre:
– Através da BR-376, indo até Joinville e de lá entrando no acesso para a Serra Dona Francisca. Campo Alegre fica no alto da serra.
– Através da cidade de Mandirituba, passando por Agudos do Sul e Piên até a divisa com Santa Catarina. Na divisa encontra-se a localidade de Fragosos, pertencente à Campo Alegre, onde você pode entrar e seguir rumo à localidade de Avenquinha, até chegar ao centro da cidade. O acesso é por estrada não pavimentada, que está em boas condições de tráfego. Se preferir, pode passar de Fragosos para o Bairro Mato Preto em São Bento do Sul e ir até Campo Alegre através da Rodovia SC-301.

Onde ficar

Hotel Refúgio Monte Olimpo

Pousada Casa Antiga

Serra Alta Hotel (São Bento do Sul)

Onde comer

Armazém Dona Francisca

Churrascaria Egon

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva, enviado especial ao norte de Santa Catarina.

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 570 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.