Fumacinha, Uma Das Cachoeiras Mais Bonitas Da Chapada Diamantina

Cachoeira Fumacinha Chapada Diamantina

Uma das mais belas cachoeiras do sul da Chapada Diamantina, na Bahia, exige preparo físico. São dois dias de caminhada se escolher a trilha por cima e de três a cinco horas se for visitá-la por baixo. A recompensa é a intocada cachoeira da Fumacinha, pouco visitada devido à dificuldade da trilha e toda coberta de musgos e outras plantas.

Fumacinha - Chapada Diamantina
Créditos: Fotos: arquivo Wanderluster
A cachoeira tem cerca de 100 metros de altura

A trilha de 18 km –ida e volta– até chegar à Fumacinha já reserva algumas belezas. Ela é feita no leito do rio, atravessando o cânion onde a cachoeira se esconde. A caminhada exige que se pule pedras na maioria do percurso, passe em fendas e até escale rochas dependendo de como está o rio. Estima-se que a cachoeira tenha 100 metros de altura.

Trilha Cachoeira Fumacinha
Créditos:
O percurso é acidentado e a trilha leva três dias, mas a paisagem vale o esforço

A Fumacinha fica localizada na cidade de Ibicoara. Para visitá-la, geralmente, parte-se de lá de carro (28 km) até chegar à entrada da trilha. É proibido ir sem guia. Na Associação de Guias de Ibicoara, um guia para duas pessoas custa R$ 120.

Trilha Cachoeira Fumacinha
Créditos:
Durante a trilha, é possível encontrar diversos animais, como esta jararaca que está fazendo um lanche

Há dois lados negativos: a água é extremamente gelada na cachoeira por ela não pegar sol na maior parte do dia e é comum trombar com animais (cobras e aranhas) no trekking, o que exige atenção redobrada do visitante. A beleza da cachoeira, no entanto, compensa o esforço.

Por Wanderluster
Fonte: Viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.