Fumacinha, Uma Das Cachoeiras Mais Bonitas Da Chapada Diamantina

Fumacinha, Uma Das Cachoeiras Mais Bonitas Da Chapada Diamantina
4.6 (92.5%) 8 vote[s]

Cachoeira Fumacinha Chapada Diamantina

Uma das mais belas cachoeiras do sul da Chapada Diamantina, na Bahia, exige preparo físico. São dois dias de caminhada se escolher a trilha por cima e de três a cinco horas se for visitá-la por baixo. A recompensa é a intocada cachoeira da Fumacinha, pouco visitada devido à dificuldade da trilha e toda coberta de musgos e outras plantas.

Fumacinha - Chapada Diamantina
Créditos: Fotos: arquivo Wanderluster
A cachoeira tem cerca de 100 metros de altura

A trilha de 18 km –ida e volta– até chegar à Fumacinha já reserva algumas belezas. Ela é feita no leito do rio, atravessando o cânion onde a cachoeira se esconde. A caminhada exige que se pule pedras na maioria do percurso, passe em fendas e até escale rochas dependendo de como está o rio. Estima-se que a cachoeira tenha 100 metros de altura.

Trilha Cachoeira Fumacinha
Créditos:
O percurso é acidentado e a trilha leva três dias, mas a paisagem vale o esforço

A Fumacinha fica localizada na cidade de Ibicoara. Para visitá-la, geralmente, parte-se de lá de carro (28 km) até chegar à entrada da trilha. É proibido ir sem guia. Na Associação de Guias de Ibicoara, um guia para duas pessoas custa R$ 120.

Trilha Cachoeira Fumacinha
Créditos:
Durante a trilha, é possível encontrar diversos animais, como esta jararaca que está fazendo um lanche

Há dois lados negativos: a água é extremamente gelada na cachoeira por ela não pegar sol na maior parte do dia e é comum trombar com animais (cobras e aranhas) no trekking, o que exige atenção redobrada do visitante. A beleza da cachoeira, no entanto, compensa o esforço.

Por Wanderluster
Fonte: Viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.