Brasília – DF

Brasília – DF
Avaliação
Brasília
Catedral De Brasília

Por Que Ir Para Brasília

Em pleno deserto, pousa o traço do arquiteto e a profecia do santo torna-se realidade. A terra vermelha encontra o mais límpido azul. Vista do alto, parece um avião, com as asas abertas. Nesta enorme maquete habitada, as decisões da nação correm velozes em grandes avenidas, em suntuosos templos e igrejas, em construções futuristas e, ao mesmo tempo, a velocidade encontra a calmaria de grandes parques urbanos. Brasília é a reinvenção da rosa dos ventos idealizada por dois gênios: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Em 1955, o candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitschek, lançou o slogan da campanha: “50 anos em 5”. Nascia, a meta de criar uma cidade para ser a capital do país. Para isso, foi organizado um concurso, que iria eleger o plano-piloto da nova capital. Em 1960, é inaugurado o arrojado projeto urbanístico de Lúcio Costa, arquiteto eleito com base na promessa política de JK, com construções assinadas por Oscar Niemeyer.
Memorial JK abriga exposição de fotos sobre a construção da Capital Federal
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987, Brasília atrai turistas de todos os cantos do mundo. A impressão de ser apenas um cenário político do país é desmistificada pela quantidade de atrativos e programas interessantes, para místicos, turistas de primeira viagem ou amantes da cultura.

Berço da inspiração de artistas como Renato Russo, Cássia Eller e Zélia Duncan, a capital conta com atrativos arquitetônicos de design inovador. Na Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, construída em 1967 por Niemeyer, possui obras de Di Cavalcanti e um espetáculo conduzido pelos vitrais coloridos, que proporcionam iluminação natural abaixo do nível do solo.

Um imenso céu estrelado: este é o resultado de gigantescos vitrais com várias tonalidades de azul, entremeados por pontos claros, que mudam conforme a luz do sol, nos arcos de 18 metros de altura, no Santuário de Dom Bosco. Para quem não sabe, este santo visionário previu, em 1883, que entre os paralelos 15 e 20, no centro do país, nasceria uma nova civilização.

Na Torre de TV e no Setor Hoteleiro você assiste um belo pôr do sol. As largas avenidas, sem esquina, abrigam três museus de enorme importância cultural para o país. Um total de 125 mil peças, entre células e moedas nacionais e estrangeiras, além de uma exposição sobre a extração do ouro com a maior pepita (62 kg) encontrada no Brasil, em Serra Pelada, estão no Museu de Valores do Banco Central. Este museu também abriga a maior coleção mundial das obras de Portinari.

No Memorial JK, onde está enterrado o corpo do presidente, há uma exposição permanente de fotos e documentos sobre a construção da capital, além da biblioteca particular, com mais de três mil volumes.

Brasília apresenta um dos mais altos padrões de vida do país e é considerada a quinta melhor cidade brasileira para negócios. Por aqui, esqueça de procurar montanhas, elas simplesmente não existem. Você ficará impressionado quando visitar a Torre de Televisão e enxergar o infinito em 360º. Responsável pela irradiação de som e imagens para as emissoras de rádio e TV, este projeto, do Lúcio Costa, tem 224 m de altura. Faça uma visita na hora do pôr do sol. No mesmo lugar, no Mezanino, está o Museu das Gemas, com centenas de pedras preciosas.

A capital do novo milênio esconde lugares muito interessantes. Um deles é o Catetinho, a primeira construção de Brasília (1957), ex-casa de JK, que permanece intocável com móveis e objetos da época. Uma das maiores obras de arte da cidade é o Teatro Nacional Cláudio Santoro, que sempre apresenta exposições fabulosas, além das três salas de espetáculos. Este projeto de Oscar Niemeyer é uma pirâmide irregular impressionante.

Imperdível também é o Parque da Cidade, com quatro milhões de metros quadrados, quadras de esportes, kartódromo, lago com pedalinhos, piscina de ondas, hípica, ciclovia, pista de skate e muito mais, tudo assinado pelo paisagismo de Burle Marx.

Vista de cima, o formato da capital muitas vezes lembra uma cruz. Envolta em uma áurea mística e energética, pela posição geográfica e design espacial, a capital atrai místicos e religiosos de todas as crenças. O maior sincretismo religioso está no Vale do Amanhecer, uma comunidade mística, fundada pela Tia Neiva, que realiza, diariamente, rituais e cultos. No centro da comunidade, uma praça com uma enorme estrela de David de concreto, acompanhado de uma pirâmide e de um gigantesco Cristo é o local escolhido para as meditações.

Brasília
Pontão Do Lago Paranoá

Pontão Do Lago Sul

Dentre tantos atrativos que Brasília possui o Lago Paranoá é um dos mais importantes para seus habitantes e também turistas que visitam a cidade, o lago é que ajuda a refrescar os dias quentes do ano e também oferece diversas opções de lazer. Frequentado por diversas pessoas de todo o país o lago já possui a 3ª maior frota de embarcações do país e cresce cada dia mais.

Origem

Vale lembrar que o lago não é natural e sim um lago artificial criado junto com Brasília na época do governo de Juscelino Kubitschek. Antigamente o que havia ali era o Rio Paranoá no qual foi represado em 1959 dando origem assim ao Lago Paranoá que na época e até hoje tem o objetivo de aumentar a umidade da região que é bem seca. O lago hoje possui uma extensão de 40 Km² e uma profundidade de 48 metros.

Hoje o Lago Paranoá conta com muitos atrativos de diversão e entretenimento, principalmente em relação ao turismo, por causa da sua imensidão e beleza, por isso são diversos os tipos de serviços que podemos encontrar em suas margens, como restaurantes, shoppings, academias de ginástica, casas noturnas, clubes dentre outros, todos com vista para o lago, proporcionando momentos de descontração e relaxamento.

Entre os principais pontos gastronômicos e de lazer estão o Pontão do Lago Sul, um parque urbano que mistura conforto com sofisticação onde oferece vários bares, restaurantes e quiosques como o Coco Bambu, Bar da Devassa ou o Mormaii Surf Bar, com várias opções de comida e bebida. Lá é possível chegar de carro ou de lancha.

Brasília - DF
Torre De TV Brasília

Torre de TV de Brasília

A Torre de Televisão de Brasília é um projeto de Lúcio costa que alia o lazer à funcionalidade. Além de funcionar como uma torre de televisão, o local oferece aos turistas uma já tradicional feira de artesanato, aberta aos finais de semana e um mirante a 75m que dá ao visitante uma vista incrível da cidade.  Confira!
É possível ver dali toda a esplanada dos ministérios e entender a grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília. A Torre tem 224m de altura no total. Em sua frente há uma escultura do artista plástico Alexandre Wakenwit chamada “Era Espacial”.

Qual o endereço?
Eixo Monumental Oeste

Qual horário de funcionamento?
De 2ª, das 14h às18h, e de 3ª a domingo, das 8h às 18h (mirante)

Qual valor da entrada?
Entrada franca.

Brasília - DF
Congresso Nacional

Congresso Nacional

O Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e é sede do Poder Legislativo brasileiros. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico.

Congresso NacionalNas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa.

Qual o endereço?
Palácio do Congresso Nacional, Praça dos 3 Poderes, Brasília

Qual o horário de funcionamento?
Aberto diariamente para visitas guiadas a cada meia hora (8h30 – 17h30. Primeiro grupo sai às 9h). De seg a sex: entrada pela Chapelaria. Sáb, dom e feriados: entrada pelo Salão Negro.

Necessário agendamento para grupos com mais de 15 pessoas, para atendimento em outros idiomas, para pessoas com mobilidade reduzida e para visitas às terças, quartas e quintas-feiras.
Agendamentos pelo site www.congressonacional.leg.br/visite
Telefone: (61) 3303-4671 / (61) 3216-1771 visite@senado.leg.br / visitas@camara.leg.br

Qual o valor da entrada?
Gratuito

Contato:
(61) 3303-4671 / (61) 3216-1771

Brasília - DF
Ponte JK Brasília

Ponte JK

Eleita em 2003 como a ponte mais bonita do mundo pela Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, a Ponte Juscelino Kubitschek é um exemplo de arrojo arquitetônico que faz jus ao espírito de mudança que foi o marco da construção de Brasília (obra do arquiteto Alexandre Chan ).

Ela tem 1200 metros de extensão e é formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas e calçadas. A posição intercalada dos arcos representa o movimento de uma pedra quicando sobre a água. O projeto arquitetônico, assim como o projeto de iluminação da ponte conferiram ao autor, o arquiteto Alexandre Chan, a Medalha Gustav Lindenthal na International Bridge Conference, em 2003 nos Estados Unidos.

A ponte liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul. Duas outras pontes ligam o Plano Piloto ao Lago Sul: a Ponte das Garças, entre a Avenida L-2 Sul e o Centro Comercial Gilberto Salomão, e a Ponte Costa e Silva, entre o Setor de Clubes Sul e a Quadra 11 do Lago Sul.

Qual o endereço?
Saída do Eixo Monumental, Lago Paranoá

Qual o horário de funcionamento?
Todos os dias, 24h.

Brasília - DF
parque nacional de brasília “água mineral”

Parque Nacional de Brasília

A Água Mineral é um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília. Atualmente possui duas unidades, uma ao lado da outra, conhecidas como a velha e a nova Água Mineral, porém todas em perfeito estado de uso. Confira!

O Parque Ecológico Água Mineral é uma das ótimas opções de lazer e turismo no distrito Federal, o local conta com piscinas para refrescar as pessoas e que são abastecidas com águas das várias nascentes do local, áreas para pick-nick, trilhas ecológicas onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local. Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão.

Qual o endereço?
Via Epia BR-040 – Setor Militar Urbano

Qual o horário de funcionamento?
De 8h às 16h, diariamente

Qual valor da entrada?
R$ 6,50 a entrada.
Crianças de até 8 anos não pagam.

Parque Da Cidade
Parque Da Cidade

Parque Da Cidade

Parque da Cidade Sarah Kubitschek foi fundado em 1978 e é o maior parque urbano de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que até o próprio Central Park em New York que possui somente 320 hectares. Confira!

Em seus 420 hectares, o Parque da Cidade abriga diversos tipos de entretenimento para o seu público, como quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista de cooper para corrida e caminhadas, parque de diversões, quiosques, grandes estacionamentos, lago além de um pavilhão coberto para feiras e exposições, considerado o 3° maior do Brasil. O local é bastante amplo e arejado devido a grande diversidade de árvores e ao lago que está presente com diversas espécies de animais.

Qual o endereço?
Eixo Monumental Sul, S/N, Brasília

Qual o horário de funcionamento?
Diariamente, das 5:00 às 00:00h

Qual valor da entrada?
Entrada gratuita.

Deixe Um Comentário