Torre De TV Brasília

Torre De TV Brasília
Torre De TV Brasília

Torre De TV Brasília

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 244 metros de altura.

Projetada por Lúcio Costa, a Torre da TV é um dos poucos edifícios importantes de Brasília que não são uma criação de Oscar Niemeyer[1] . É a quarta estrutura mais alta do Brasil, perdendo apenas para o Observatório de Torre Alta da Amazônia, localizado na Floresta Amazônica, além do conjunto das torres da linha de transmissão de energia Tucuruí-Manaus-Macapá, sobre o Rio Amazonas, e a Torre da Rádio Gaúcha AM 600 kHz, localizada em Guaíba.

Mirante

Aproveitando-se de sua localização privilegiada para observação, no centro da capital, construiu-se na Torre um mirante a 75 metros de altura e com capacidade para 150 pessoas. O mirante foi inaugurado em 1965, dois anos antes da da inauguração da torre.

Feira Da Torre

Um dos maiores símbolos da capital, a feira da torre começou durante a década de 70, quando começaram a se colocar as primeiras barracas embaixo da torre. Em 2010 começou-se a construção de uma estrutura fixa para torre em uma área mais embaixo da torre, que ficaria pronta para o aniversário de 50 anos de Brasília , porém a obra ficou pronta apenas no ano seguinte. Em 2014, o complexo passou por uma nova obra, dessa vez houve a construção de obras de acessibilidade, como elevadores, escadas e escadas rolantes entre a feira e a torre.

Museu Das Gemas

O Museu das Gemas é uma exposição permanente de pedras preciosas.

Ele se localiza no primeiro andar da torre, a aproximadamente 25m

Fonte Luminosa da Torre de TV

Na frente frente ainda possui uma fonte, que decora ainda mais a paisagem do centro da capital.

A fonte tem 80 metros de diâmetro e dois mil bicos ejetores de água.

O jato principal chega a 50 metros de altura.

A fonte segue os padrões de qualidade internacionais, sendo uma das dez maiores do mundo.

Fonte: Wikipédia

Conheça Mais Sobre Brasília – DF

Fechado para comentários.