Nobres Um Paraíso Do Mato Grosso Ainda Pouco Conhecido

Nobres Um Paraíso Do Mato Grosso Ainda Pouco Conhecido
4.3 (86.67%) 15 votes

Nobres Um Paraíso Do Mato Grosso

A cidade de Bonito (MS) não foi a única contemplada no centro-oeste com belezas naturais perfeitas para o ecoturismo. No estado vizinho, um bocado escondida e ainda pouco conhecida, está a pequena cidade de Nobres (MT), que vem ganhando aos poucos o reconhecimento – mais que merecido – daqueles que buscam destinos que propiciam contato com a natureza.

É realmente impossível não comparar as atrações de Nobres às de Bonito. A diferença entre elas é que Nobres tem preços definitivamente mais camaradas que a cidade turística do Mato Grosso do Sul. Isso se deve, em parte, por conta da infraestrutura ainda tímida de Nobres. É uma cidade que preserva ares interioranos e, para quem gosta de belezas naturais pouco exploradas, Nobres pode ser uma excelente opção.

Leia também:
Conheça a Lagoa Misteriosa, no Mato Grosso do Sul
Conheça as grutas e cavernas de Bonito, no Mato Grosso do Sul

Os rios de águas cristalinas, cheios de peixes, grutas e cachoeiras belíssimas ficam mais especificamente em Bom Jardim, um pequeno distrito de Nobres com aproximadamente 500 habitantes. A vila fica a 65 km do centro da cidade e conta com um número não muito maior que 10 pousadas. Entretanto, por estar mais próximo das atrações, Bom Jardim se torna o melhor local para hospedagem, a menos que você queira um pouco mais de conforto e não se importe em se deslocar todos os dias para o centro de Nobres, onde há mais alternativas.

O roteiro para conhecer os atrativos naturais da cidade não é longo; nós indicamos pelo menos 3 dias de estadia para que você aprecie com calma os principais cartões postais de Nobres. Os cuiabanos, que ficam distante a apenas 150 km de Nobres, conseguem fazer a viagem em um final de semana, ainda que o período de três dias seja realmente o mais indicado.

Há quem diga que a melhor época para ir a Nobres é de abril a setembro, período menos chuvoso do ano. Viajando para lá nessa época você foge das chuvas, que deixam as águas cristalinas dos rios e cachoeiras mais turvas. Além disso, as trombas-d’água, decorrentes de longos períodos de chuva, podem ser muito perigosas e atrapalhar os passeios. Ainda assim, há quem prefira a época de cheia para ver as cachoeiras mais exuberantes, cheias d’água e com mais força. Por isso, pesquise bastante antes de ir e faça a escolha que mais lhe agrada.

O que fazer em Nobres?

Todas as atrações turísticas de Nobres são rodeadas de verde e muitas belezas naturais. Confira abaixo os principais pontos de visitação:

Aquário Encantado
Fonte: Guichê Virtual

Aquário Encantado

Quem já foi diz que é realmente um encanto esse aquário natural. Ele fica escondido entre árvores, com águas azuis e uma grande diversidade de peixes. A dica é mergulhar com snorkel e boiar, observando a beleza escondida debaixo d’água.

Cachoeira Serra Azul
Fonte: Guichê Virtual

Cachoeira Serra Azul

Fica na cidade de Rosário Oeste, vizinha de Nobres, dentro de uma área do Sesc Pantanal. A queda d’água tem 45 metros e forma uma lagoa de um azul límpido, que impressiona os turistas que encaram a trilha que leva até ela. São 470 degraus de subida e mais 130 de descida, mas a beleza do lugar recompensa o esforço feito ao longo da caminhada. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e, o passeio dura aproximadamente 1 hora e meia. Para os aventureiros, há ainda uma tirolesa de 700 metros.

Lagoa das Araras
Fonte: Guichê Virtual

Lagoa das Araras

É um lugar de contemplação e observação da beleza da lagoa. Você poderá ver mais de perto araras azuis, papagaios, periquitos, maritacas, além de uma lagoa linda com diversos pés de Buriti. Não esqueça de levar repelente e um binóculo para observar as aves ainda mais de perto. A dica é visitar o local no final da tarde, de onde é possível contemplar um belo pôr do sol.

Balneário Estivado Em Nobres
Fonte: Guichê Virtual

Balneário Estivado

É a atração mais próxima à Vila de Bom Jardim. O Balneário fica em uma propriedade privada, onde serve-se também um delicioso almoço e petiscos em um quiosque. Trata-se de uma prainha formada por uma lagoa ideal para mergulho e excelente para ver diferentes espécies de peixes, como a Piraputanga, Dourado, Piau, entre outras. O local funciona das 9h às 17h.

Nobres Um Paraíso Do Mato Grosso
Fonte: Guichê Virtual

Rio Triste

A flutuação neste rio é um dos passeios mais tradicionais de Nobres, que ocorre em um trecho de um quilômetro no Rio Triste, situado também no município vizinho, Rosário Oeste. Para fazer o passeio é necessário contratar um guia e um pacote de turismo que já inclui colete salva-vidas, máscara com snorkel e sandálias apropriadas. O Rio Triste tem um tom azulado e uma água extremamente transparente, por isso é proibido pisar no fundo, usar repelente e protetor solar. Tudo para manter as águas cristalinas e preservar a natureza do lugar. No passeio, é possível observar Dourados e até arraias.

Gruta Duto do Quebó

Um túnel escuro de aproximadamente 280 metros, com água chegando na altura dos joelhos. Pode ser explorado a pé ou de bóia cross por um percurso de quase dois quilômetros pelas corredeiras do rio Quebózinho. Os guias iluminam o caminho para que os turistas possam observar as formações de calcários no teto e nas paredes da gruta.

Fique atento: A grande maioria das atrações de Nobres fica em propriedades privadas, por isso é necessário pagar um valor para a entrada. Em algumas delas é possível adquirir o voucher no próprio local, outras precisam de mais planejamento, sendo necessário a contratação de guias e o pagamento com agências de turismo. Para saber detalhes, listamos abaixo os telefones e sites de algumas das principais agências de Nobres.

Roma
Telefone: (65) 3376-2147

Bom Jardim
Telefones: (65) 9689-7033 ou (65) 3102-2018

Rota das Águas
Telefone: (65) 3102-2019

Dicas úteis

– Leve repelente! Não deixe com que os mosquitos e pernilongos atrapalhem o seu passeio.

– Vá com uma quantia razoável de dinheiro à Bom Jardim. Não há como sacar dinheiro no distrito e são poucos os estabelecimentos que aceitam cartão de crédito ou débito.

– Para mais informações turísticas: (65) 3376-2009.

Como chegar

Nobres fica a 150 km de distância de Cuiabá, que é onde fica o aeroporto mais próximo. Partindo da capital do Mato Grosso, há basicamente duas opções para chegar até Nobres e o distrito de Bom Jardim.

De ônibus para Nobres:

Empresas de ônibus de todo o país tem horários de ônibus para Nobres com partida de capitais e cidades do interior. Ao chegar, você precisará contratar uma agência de turismo para conhecer os atrativos da cidade, que ficam localizados mais especificamente em Bom Jardim.

Confira algumas linhas de ônibus para Nobres:

Cuiabá para Nobres
Goiânia para Nobres
Barra do Garças para Nobres
Brasília para Nobres

De avião:

O Aeroporto Internacional de Cuiabá (Marechal Rondon) é o mais próximo de Nobres. A partir de lá, é preciso alugar um carro ou ainda pegar um ônibus para viajar até o destino.

De carro:

Saindo de Cuiabá, pegue a rodovia Emanuel Pinheiro que liga a capital à Chapada dos Guimarães no km 16. Em alguns pontos do percurso é possível, inclusive, avistar os paredões da Chapada. Siga até o trevo do manso e dirija 81 km até a Usina de Manso e, a partir deste ponto, siga as placas de Vila Bom Jardim. Você percorrerá mais 48 km no asfalto até chegar no distrito de Nobres.

Fonte: Guichê Virtual

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

admin has 537 posts and counting.See all posts by admin

Deixe Um Comentário