Conheça O Morro Dos Conventos No Sul Catarinense

Conheça O Morro Dos Conventos No Sul Catarinense
4.3 (86%) 10 votes

Morro Dos Conventos No Sul Catarinense

Paredões com mais de 80 metros de altura, dunas, restinga, um rio de águas claras e o mar. Todas essas imagens formam o Balneário de Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. A paisagem natural, aliada a uma boa infraestrutura de hospedagem, atrai tanto turistas que buscam um final de semana tranquilo quanto os que preferem a prática de esportes radicais. Frequentado mais por gaúchos, por estar bem próximo a Porto Alegre, o destino é ainda pouco conhecido dos paulistas, mineiros e cariocas.

Morro dos conventos
Foto por Santur/ Makito

O local mais procurado é o alto do Morro dos Conventos, cartão postal da cidade. O mirante oferece uma vista perfeita das dunas, da beira da praia e do encontro do rio Araranguá com o mar. O farol da Marinha, com 8 metros de altura, além de utilizado para a navegação, decora ainda mais o cenário.

Veja Também:
Bombinhas Lindas Praias E Ótimas Trilhas Em Santa Catarina
Barra Velha Em Santa Catarina Tranquilidade E Muita Natureza
São Francisco Do Sul, Rica histórica em santa catarina

Existem duas hipóteses pra a origem do nome de Morro dos Conventos; a primeira remonta à possível existência de uma comunidade jesuíta no local e a outra está relacionada à formação rochosa que, observada de longe, lembra um mosteiro.

Os paredões rochosos não servem apenas como paisagem. As falésias permitem a prática de esportes radicais como rapel, escalada e voo livre. Além disso, os aventureiros podem caminhar pelas dunas e percorrer trilhas que contornam os costões. O rio ainda pode ser aproveitado para esportes náuticos como jet ski e windsurf.

O turista que preferir um passeio mais tranquilo pode conhecer o distrito de Hercílio Luz. Colonizado primeiramente pelos açorianos, a região deu origem ao município de Araranguá e ainda hoje guarda traços dessa cultura, com destaque para o artesanato. Usando fibras vegetais, os moradores confeccionam bolsas, esteiras e bonecas.

O acesso ao distrito, partindo do Balneário Morro dos Conventos, começa com a travessia de balsa pelo Rio Araranguá. Patrimônio histórico da região, o rio encanta pela cor de suas águas que alternam entre o verde e o azul, de acordo com a ação do vento. A estrada de chão batido, mas com boa condição de tráfego, leva também ao Balneário das Ilhas, uma antiga colônia de pescadores contornada pelo rio e pelo mar.

A formação cultural do município é diversificada, com destaque para os descendentes de imigrantes açorianos que chegaram a Santa Catarina no século XVIII, e os imigrantes europeus, principalmente italianos.

Todas essas opções de lazer estão a apenas 10 km do centro de Araranguá, localizada às margens da BR 101, entre as capitais Florianópolis e Porto Alegre. Conhecida como “Cidade das Avenidas”, devido ao traçado de suas ruas, Araranguá possui cerca de 60 mil habitantes.

COMO CHEGAR

De avião, desça em Florianópolis, alugue um carro e pegue a BR 101 em direção a Porto Alegre; ao entrar em Araranguá, basta seguir cerca de quatro quilômetros até Morro dos Conventos. Outra opção aérea é tomar um voo até Criciúma e, de lá, seguir para Araranguá. São menos de 60 quilômetros até o destino.

De São Paulo, há ônibus diários até Araranguá com saídas do Terminal Rodoviário do Tietê. Quem opera é a Pluma Internacional.

ONDE FICAR

A cidade de Araranguá possui vários meios de hospedagem, a Qual Viagem dá duas dicas:

Hotel Caverá Country Park www.caveracountry.com.br/

Hotel Morro dos Conventos www.hotelmorrodosconventos.com.br/

Mais informações – www.ararangua.sc.gov.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque: Santur/ Makito
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

admin has 531 posts and counting.See all posts by admin

Deixe Um Comentário