Culturas indígena e quilombola atraem turistas ao litoral sul da PB
Litoral Sul Da Paraíba
Uma viagem pelo litoral da Paraíba reserva surpresas que vão além das belas praias de águas mornas e cristalinas, emolduradas por rochas e paredões montanhosos.
Nos poucos mais de 70 km que ligam a capital João Pessoa aos municípios de Conde e Pitimbu o turista pode ter contato com as culturas indígena e quilombola em roteiros enriquecidos por produtos da agricultura familiar, pelo patrimônio histórico e pelas belezas cênicas de paisagens preservadas.
Localizadas na região metropolitana de João Pessoa, Conde e Pitimbu oferecem, pelo menos, quatro passeios: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi, que retratam a diversidade do litoral paraibano.
Pitimbu realiza, no segundo sábado de cada mês, a Quinzena Cultural que tem como objetivo o resgate e valorização dos saberes da população local. Artistas se apresentam em grupos folclóricos e regionais –e artesãos expõem e vendem seus trabalhos. Nas barraquinhas são encontradas comidas típicas à base de milho e mandioca, além de doces, sucos e frutas (jaca, caju, maracujá, graviola, entre outras).
Em Conde, a visita pode começar pela Comunidade Ipiranga, onde tem coco de roda, artesanato e visita ao Museu Quilombola, que guarda a história da presença negra na região. Outra dica é o Território Mucuxi, reserva indígena que trabalha com educação ambiental e oferece trilhas pela Mata Atlântica, passeios de caiaque, banhos de rio, de bica e também de lama, uma atração local.
Caminhadas pelas matas, falésias, mirantes e praias da Área de Preservação Ambiental de Tambaba, uma das mais conhecidas praias de naturismo do país, é outro programa recomendado. Lá o turista tem a oportunidade de conhecer os sabores da culinária nordestina em propriedades agrícolas, como a de Daurenice Pereira dos Santos, a dona Nice.
O projeto ainda está em fase de implantação e os passeios são vendidos pelos próprios empreendedores, uma realidade que deve mudar em breve.
Fonte: Viagem.catracalivre
Fechado para comentários.