Carolina No Maranhão, Porta Da Chapada Das Mesas

Carolina No Maranhão, Porta Da Chapada Das Mesas
4.1 (82.86%) 14 votes

Carolina No Maranhão

A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, quase que na divisa com o Tocantins, abrangendo numa área de 160 mil hectares os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão, além de formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas – daí a origem de seu nome.

Veja Também:
Chapadas Brasileiras Unem Paisagens Deslumbrantes À Biodiversidade
Descubra O Verdadeiro Paraíso Em Riachão No Maranhão
Destinos No Brasil Para Viajar Gastando Pouco

O lugar guarda uma infinidade atrações e passeios, a região é uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, consegue abrigar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora, incluindo alguns animais em extinção como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o lobo-guará, e de paisagens naturais, composta por cânions, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e paredões. Lá você pode conferir o balé das araras azuis e Canindé e se encantar com os vários casais de Siriema quem percorrem tranquilamente os caminhos areiados do parque.

Tucano Em Carolina
Fotos: Adilson Zavarize

Considerada um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil em função da quantidade e diversidade de atrações que levam o turista a entrar em contato direto com a natureza e toda sua exuberância. Os pontos turísticos são vários e vale a pena contratar uma agência especializada para fazer os programas. Ter cuidado com hidratação, lembra de levar filtro solar, repelente, chapéu e ósculos escuros, e também um pequeno lanche com suco, pães e frutas na sacola podem minimizar o cansaço que alguns passeios podem causar.

Carolina No Maranhão
Fotos: Adilson Zavarize

Carolina é a cidade considerada o portal do Parque Nacional da Chapada das Mesas. O município tem aproximadamente 30 mil habitantes e com boa infraestrutura para os turistas. Entre um dia de passeio e outro, é possível aproveitar a rica gastronomia dos restaurantes de Carolina, com pratos à base de peixes de água doce e macaxeira frita e se deliciar nas lojas de doces, que oferecem doces caseiros feitos à base de laranja, jaca, buriti e banana. A maior parte das pousadas da Chapada das Mesas também fica em Carolina. Normalmente os passeios partem de manhã e retornam no fim do dia para pernoite na própria cidade. Para uma alimentação variada e completa experimente o restaurante Mocotozin. Delícias da culinária sertaneja com toque internacional.

CONFIRA CACHOEIRAS PARA UM PASSEIO DE UM DIA

Cachoeira de São Romão

Localiza-se a 80 km do centro, com 25 km de estrada asfaltada pega-se a BR 230 em direção a Estreito.No km 600, à direita tem-se acesso à estrada que leva à cachoeira, percorrendo 48 km de estrada de terra.

Cachoeira de São Romão
Fotos: Adilson Zavarize

Formada pelas águas do Rio Farinha, essa cachoeira tem 20 metros de altura por 25 metros de largura, com água transparente e pura. O acesso ao local só é possível em veículos tracionado. Recomendamos o acompanhamento de guias turísticos especializados e treinados, os quais podem ser contratados na cidade. Uma dica é contratar os serviços do Zé Carlos, da Zeca Tur.

Usa-se o mesmo caminho para a Cachoeira de São Romão, no mesmo acesso da BR 230, no Km 600, à direita.

Essas duas cachoeiras têm desnível de 18 metros e largura de 13 metros e outra de 18 metros. São formadas por dois saltos de 10 metros uma da outra, constituindo-se numa visão indescritível.

O acesso também só é possível em veículo traçado e recomendamos o assessoramento de guias turísticos treinados.

especializados e treinados, os quais podem ser contratados na cidade.

Cachoeiras do Itapecuru ou Itapecuruzinho

Esse empreendimento particular localiza-se a 32 km de Carolina com acesso pela BR 230 com destino a Riachão. No km 543, entra-se em estrada de terra até o local que fica a 1 km após a saída da estrada asfaltada.

Denominada Complexo Turístico Cachoeiras do Itapecuru, as cachoeiras são formadas pelas águas do Rio Itapecuruzinho.

Cachoeira Em Carolina
Fotos: Adilson Zavarize

Suas dimensões são de aproximadamente 12 metros de largura oferece um dos melhores banhos de rio de Carolina. Lá o turista poderá contratar os serviços da empresa Pilares da Chapada, onde o experiente João Moropóia para realizar um passeio de caiaque pelo belíssimo rio Itapecuru. No local você pode experimentar deliciosas refeições regionais, a partir de R$ 47,00 para duas pessoas enquanto observa a calmaria do rio.

Serviços

pilaresdachapada.com.br

Facebook: cachoeirasdoitapecuru

agenciazecatur.com.br

restaurantemotocozin.com.br

facebook.com/mocotozinrestaurante/

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Repórter e fotógrafo viajam para Carolina e sul do Maranhão a convite da Sectur e Secretarias de Turismo de Carolina e Riachão.

Fotos: Adilson Zavarize
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 571 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.