Bento Gonçalves no Brasil tem rotas diversificadas no sul

Bento Gonçalves no Brasil tem rotas diversificadas no sul
5 (100%) 1 vote

Bento Gonçalves Brasil tem rotas diversificadas no sul

Bento Gonçalves Brasil

Uma das mais importantes cidades da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves tem no cultivo da uva, na produção do vinho e nas deliciosas cantinas italianas o seu principal produto turístico.

Bento Gonçalves é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha. Com suas paisagens ‘bordadas de parreirais’ e natureza exuberante, favoreceu a diversidade de rotas turísticas que atraem cada vez mais visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura.

*Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200*

Os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, o bom vinho e a farta gastronomia italiana tanto na área urbana quanto na área rural, onde o contato direto com a natureza pode ser apreciado com a prática das diversas atividades de ecoturismo.

Bento Gonçalves Brasil tem rotas diversificadas no sul

cada ano Bento Gonçalves vem se consolidando como destino turístico nacional. E entre as atrações do destinos, as diferentes rotas turísticas se destacam na cidade. O Vale dos Vinhedos, por exemplo, representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana.

Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, onde a vocação para a vitivinicultura mostra todo o seu potencial. As pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional pela qualidade dos seus vinhos.O Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil a obter o selo de indicação de procedência.

Já os Caminhos de Pedra são legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.

O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lanchonestes com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade de Bento Gonçalves está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Num dos pontos do trajeto o visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme “ferradura” ao redor de uma montanha.

O Vale abriga, na sede do Distrito de Tuiuty, as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção grandiosa com 30.000 metros quadrados. Além do parque industrial, a Salton contará com um Parque Temático da Uva e do Vinho, com passarelas internas para que os turistas possam transitar pela área de produção de vinhos e conhecer todo o processo de elaboração, desde a colheita da uva até o engarrafamento.

Bento Gonçalves Brasil tem rotas diversificadas no sul

Outro destaque fica por conta das Rotas das Cantinas Históricas. As histórias e memórias de um povo e os melhores vinhos. É hora de saborear o melhor da culinária dos imigrantes, deliciar-se com os vinhos e principalmente conhecer as histórias e a cultura dessa região. Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas de Farias Lemos. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.

Ao entrar no clima dos aromas, da paisagem vitícola e dos sons únicos da localidade que preservam sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural. As cantinas oferecem almoços e jantares com cardápios típicos italianos e regionais. Para completar o passeio, não esqueça de apreciar a vista do Mirante do Campanário.

Como chegar

As cias Tam, Gol e Azul oferecem várias frequências diárias para Porto Alegre e Caxias do Sul. Confira as melhores tarifas para esses destinos acessando o site das aéreas.

De avião

O aeroporto mais próximo fica em Caxias do Sul, a 45 quilômetros. O aeroporto de Porto Alegre fica a 124 quilômetros.

De Carro

Vindo de Porto Alegre, acesso pela BR-116, RS-122 e RS-470. Vindo de Caxias, acesso pela RS-453 e RSC-470.

De ônibus

As empresas Itapemirim (www.itapemirim.com.br) e Penha (www.viacaopenha.com.br) têm ônibus partindo de diversas capitais do país com destino a Porto Alegre. A viação Unesul (www.unesul.com.br/) faz a linha Porto Alegre x Bento Gonçalves.

Onde Ficar

farinaparkhotel.com.br

villavalduga.com.br

laguettoviveronebento.com.br

Conheça Mais Sobre Bento Gonçalves – RS

 

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Flickr Rafaela Ely

Fonte: qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

admin has 537 posts and counting.See all posts by admin

Deixe Um Comentário