Descubra As Belezas Do “Pantanal Baiano” No Rio Jucuruçu

Descubra As Belezas Do “Pantanal Baiano” No Rio Jucuruçu
4.3 (85%) 12 vote[s]

Belezas No Rio Jucuruçu

Quem visita Prado pela primeira vez se surpreende com o cenário paradisíaco que abriga seus 84 km de praias recortadas por imponentes falésias de tons variados e rios abundantes. Localizado no sul da Bahia, guarda tesouros naturais, cultura rica vinda dos povos indígenas, lazer e gastronomia. O município é um dos principais pontos do mundo para Avistamento de Baleias Jubarte. Até o final de novembro, será possível observar os animais, que saem da Antártida para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes nas águas quentes do sul da Bahia. Essas águas tranquilas viram o berçário das novas baleias, baianas de nascimento e que, ao longo da vida, voltam ano após ano para passar a temporada.

Cumuruxatiba beach in Prado city, Bahia, Brazil
Foto por IStock/ luizsouzarj

Uma novidade há muito esperada pelos pradenses e turistas finalmente foi concretizada: o aeroporto de Teixeira de Freitas, a 80 Km de distância, com vôos diários de Belo Horizonte. Antes, o ponto de desembarque mais próximo era o aeroporto de Porto Seguro, 218 Km dali.

Prado, No Sul Da Bahia É Destino Ideal Para Casais

Calma e acolhedora, Prado reúne o melhor da natureza com um clima típico de cidade do interior e uma grande história. O município é conhecido por ter sido o elo para o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500, na foz do rio Cahy. A esquadra portuguesa ancorou no local para fazer o abastecimento de água doce antes de seguir rumo a Porto Seguro, que ficou com a fama pelo Descobrimento do Brasil.

Passados mais de 500 anos desde então, o cenário da região do Rio Cahy é tão rico e repleto de belezas naturais quanto aquelas encontradas nos primeiros anos: barras verdes de matas e mangues, barreiras calcárias de tons rosa, amplos coqueirais, recifes, peixes, crustáceos e aves raras.

Serpenteando entre a cidade e a praia, o Rio Jucuruçu proporciona uma paisagem deslumbrante.

Belezas No Rio Jucuruçu
Foto por: Fabio Vicentini

Nas laterais do rio existe o mangue, onde é possível observar a fauna e flora do local, além de caranguejos, guaiamuns, aratus e pássaros pescadores.

Além de conhecer as belezas do rio, quem visita o local pode desfrutar de um passeio incrível: o roteiro personalizado de pesca, realizado por uma figura bastante conhecida da região, o Carlinhos, que trabalha há mais de 20 anos com passeios pelo mangue e avistamento das baleias.

Barco No Rio Jurucuçu
Foto por: Fabio Vicentini

Dono de um bom humor contagiante, Carlinhos conduz os visitantes para passeios personalizados, que pode durar de 1 hora (descida do Rio Jucuruçu) a 1 ou mais dias pesca, dependendo do roteiro que for escolhido. A pesca é a prática mais comum da região, e durante o passeio o visitante pode escolher entre a pesca com linha, onde normalmente o mais pescado é o robalo, extremamente abundante no local, ou por mergulho no rio, que chega a alcançar até 30 metros de profundidade.

O rio é perfeito para pescadores amadores a profissionais, que podem ir com seus próprios barcos em companhia da família.

Onde comer

Jubiabá

Banana da Terra

Dona Flor

Onde ficar

Cahy Praia Hotel

Vila Naiá

Pousada Recanto do Prado

Informações: pradoturismo.com.br
Foto destaque por: Fabio Vicentini
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.