Rota Da Costa E Da Imigração É Destaque No Sul Do Espirito Santo

Rota Da Costa E Da Imigração

A Rota da Costa e da Imigração busca incentivar o turismo regional e enaltecer os imigrantes do sul do estado, que chegaram ao Espírito Santo pelo Porto de Anchieta. As cidades de Alfredo Chaves, Anchieta, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy, Itapemirim e Iconha compõe esse belo roteiro.

Rota Da Costa E Da Imigração
Foto por Sagrilo / SETUR-ES

Essa região do Espírito Santo dotada de riquezas naturais de tirar o fôlego e cortada por muitos rios, cachoeiras e montanhas, além de abrigar alguns municípios do litoral capixaba. A Região da Costa e da Imigração é repleta de lindas praias, algumas delas são desertas com lindas falésias.

Parapente - Espirito Santo
Foto por Sagrilo / SETUR-ES

Em algumas das dezenas de cachoeiras, há a possibilidade de prática de esportes radicais, como rapel e rafting, além de rampas para voos livres e muito mais. O artesanato é feito à base de conchas do mar, fibra de bananeira, madeira, bambu e escama de peixe. A cultura e a história de sua gente são dignas de serem vivenciadas, pois é uma região com forte influência de imigrantes italianos e portugueses. Algumas festas tradicionais, como a Folia de Reis e a Festa do Divino, movimentam a região. Na culinária, o destaque são os diversos pratos típicos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba, sendo que ambas podem ser encontradas e saboreadas na maioria dos restaurantes e quiosques.

Falesias
Foto por Sagrilo / SETUR-ES

A cidade de Anchieta possui 25 km de orla marítima, tendo várias praias ao seu redor. As mais frequentadas são Costa Azul, Coqueiro, Areia Preta, Namorados, Castelhanos, Guanabara, Parati, Tiquiçaba, Iriri e a Lagoa de Ubu. A Lagoa Maimbá é uma das mais bonitas do estado, onde há um posto do Projeto Tamar. Neste local, acontece a desova das tartarugas. O Museu Anchieta, outro ponto turístico da cidade, permite aos visitantes um conhecimento mais profundo e histórico do local. Uma visita imperdível é à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que foi construída com aproveitamento de material simples e natural, inclusive óleo de baleia.

Maemba
Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Grande parte dos moradores locais vive da pesca, do artesanato e do cultivo de mariscos, atividades beneficiadas pelas riquezas naturais existentes em seu litoral. Um monumento natural embeleza a paisagem de Piúma: o monte Aghá, que encanta os turistas que frequentam as praias da cidade. Além dos 8 km de orla salpicados por ilhotas, Piúma é conhecida também pelo artesanato de conchas. São colares, pulseiras e objetos de decoração encontrados no Núcleo dos Artesãos, instalado na Avenida Beira-Mar.

Lagoa Do Siri
Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Outro município que merece destaque é Marataízes. A cidade possui uma grande diversidade de pontos turísticos, como praias, lagoas, ilhas e pontos históricos. A Lagoa do Siri costuma ficar lotada de turista aos finais de semana. Lá os visitantes desfrutam das belas paisagens do local, além do mar propício para um delicioso banho. A cidade possui uma boa infraestrutura, com grandes hotéis, pousadas e centros comerciais, além de bares e restaurantes. O turismo de aventura é muito praticado atualmente por lá.

Marataizes
Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Outro ponto turístico interessante é a Praia de Boa Vista do Sul. Ela é cercada por morros e ideal para a prática de windsurfe e pesca. Marataízes oferece ainda outras praias, como a Bacia das Turcas, Areia Preta, Praia da Barra, Praia dos Cações, Cidade Nova, das Cruzes, Lagoa Dantas, Lagoa Funda, das Arraias e Praia do Pontal. O deságue do Rio Itapemirim no mar dá ao município grande variedade de peixes, tanto de água doce como oceânicos. A migração de peixes entre os dois ecossistemas é constante. As praias próximas ao rio são as mais procuradas por pescadores amadores e esportivos.

Como chegar

A região da Costa e da Imigração fica a cerca de 80 km ao sul de Vitória. A capital capixaba recebe voos de várias cidades brasileiras, operados pela Latam, Azul e Gol.

Onde ficar

Hotel Pontal De Ubu

Pousada Portal da Barra

Hotel Aquário

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Tadeu Bianconi / SETUR-ES
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.