Curiosidades

A história do auge do café em amparo – SP

4.5/5 - (2 votos)

Amparo - SP

Amparo Brasil

Amparo faz parte do Circuito das Águas Paulista, composto por estâncias hidrominerais na região da Serra da Mantiqueira. A apenas 130 km de São Paulo, a cidade é um verdadeiro refúgio para quem busca uma viagem tranquila em uma cidade típica do interior. Amparo ainda preserva muitos elementos que datam dos tempos áureos do cultivo de café no estado.

Amparo - SP

O centro histórico, com suas ruas de paralelepípedos e casas com fachadas clássicas, foi desenvolvido com as riquezas proporcionadas pela produção cafeeira. No total, são mais de 500 prédios históricos na cidade. Visite a Catedral de Nossa Senhora do Amparo e sua praça, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu Bernardino de Campos, com um acervo de 12 mil peças, a maioria do século XIX, além de fotos antigas da cidade.

Amparo - SP

Outra construção com grande importância histórica é a Estação Ferroviária da Companhia Alta Mogiana. Hoje, o prédio abriga a Pinacoteca, o Centro de Informações Turísticas e a Casa do Artesanato. Não deixe de conferir também o Observatório Municipal e o Parque Ecológico, que conta com um Orquidário.

Amparo - SP

No auge do café, as fazendas também cresceram e ganharam grandes construções de tijolos e casas sedes que esbanjavam riqueza. Quem está interessado em história e turismo rural tem passeios garantidos na Rota das Fazendas de Amparo. Além de tudo isso, a cidade conta ainda com águas medicinais, clima ameno e eventos durante o ano todo. Os principais são a Festa de São Sebastião, em janeiro, o Carnaval, o Festival de Inverno, em julho, e a Festa da Padroeira, em setembro.

Como chegar

De São Paulo, siga pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes até Jundiaí. De lá, pegue a Rodovia das Águas (SP-360).

Onde ficar

Canto da Floresta Eco Resort – cantodaflorestaecoresort.com.br

Grande Hotel Amparo – grandehotelamparo.com.br

Bougainville Hotel Fazenda – bougainvillehotelfazenda.com.br

Mais informações em: turismopaulista.com.br/amparo

Texto por: Patrícia Chemin, com informações da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Foto destaque por: Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Fonte: qualviagem

Fechado para comentários.