Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão

Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão
4.5 (90%) 4 votes

 

parque estadual do cantão

Na divisa entre o Pará e o Tocantins, se encontra um verdadeiro tesouro natural. O Parque Estadual do Cantão, com florestas inundadas pelas águas dos rios Araguaia-Javaés, detém a Floresta Amazônica e o Cerrado num só lugar. Para se aventurar nesse paraíso, barcos e caiaques são a melhor opção.

Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão

Há quem defenda que a melhor temporada para conhecer o Cantão é na seca, entre maio e setembro. Com a baixa dos rios surgem “praias” e inúmeras ilhas no local. O período é o mais indicado para a pesca esportiva e para a observação de animais silvestres, como o tuiuiú, o servo, as iguanas, as seriemas e os jacarés.

Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão

Porém, muitos acreditam que a região fica muito mais rica e bela durante as cheias, entre dezembro e abril. As águas chegam a subir de 7 a 10 metros de altura, possibilitando inesquecíveis passeios de canoas pela floresta. Nessa época, também é possível observar o jacu, uma ave da Amazônia que procria nessa época. Além disso, as árvores da floresta inundada também servem como esconderijo para alguns animais.

*Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200*

Durante as cheias, a mata de torrão, como são chamadas as de terra firme, crescem nos terrenos mais altos do interior do parque. Essas matas são mais baixas que as florestas de igapó e revelam plantas como as bromélias e orquídeas. Na época das cheias, as matas de torrão são os únicos locais onde algumas espécies de aves se alimentam, como a jaó e o mutum-de-penacho.

Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão

Os lagos de difícil acesso do Cantão são os últimos santuários do Tucunaré, peixe típico da região, um dos maiores de água doce. Lá eles se alimentam e se reproduzem durante a seca. Esses locais também são o habitat preferido de ariranhas, jacarés-açu, e outras espécies. Na época de cheias, já foram contabilizadas 833 lagoas na região.

Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão

Como chegar

O Município de Caseara, a 257 km de Palmas, é a principal porta de entrada do parque. Chega-se lá a partir de Palmas pela rodovia BR 153, pela TO 080 ou por via fluvial, pelo povoado de Barreira dos Campos, pelos rios Araguaia, do Côco e Javaés. O município de Pium também dá acesso por estrada de chão – a TO-354.

Onde ficar

Para quem decide desbravar a natureza dentro do Parque Estadual do Cantão, o melhor lugar para se hospedar é na cidade de Caseara. Há diversas opções de pousadas, que são simples, porém aconchegantes, como a Entre Rios Pousada Hotel. Contato: (63) 3379-1123.

Texto por: Andressa Volpini e MTur

Fonte: qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 562 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Deixe Um Comentário