Porto De Pedras É Rústica, Calma E Chique

Porto De Pedras Em Alagoas

A pequena e bela Porto de Pedras está a apenas 110 km de Maceió. O local já foi uma vila de pescador e até hoje mantém as características de cidadezinha do interior. Localizado na Costa dos Corais, o município fica entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Japaratinga, no litoral norte de Alagoas. A região abriga um dos maiores paredões de corais do mundo, perdendo apenas para a Austrália.

Porto De Pedras
Foto via Flickr Mauricio Mercadante

Porto de Pedras possui uma rica história, a região foi ponto de disputa entre portugueses e holandeses. A presença católica pode ser notada nas igrejas de São Gonçalo (localizada no povoado de Tatuamunha), de Nossa Senhora da Piedade e a matriz de Nossa Senhora da Glória.

A praia de Porto de Pedras é a mais próxima do centro, o local não possui uma orla, mas oferece boa estrutura como restaurantes e bares. No final da praia em direção ao sul, um braço de rio deságua no mar, possibilitando um maravilhoso banho de água doce.

Vale a pena visitar a paradisíaca Praia do Patacho. Seu imenso coqueiral e suas águas claras e calmas em uma região tranquila e muito preservada, é procurada por pessoas que desejam ficar mais isoladas. Lá os visitantes encontram hotéis de charme e algumas pousadas de luxo.

A cidade ainda conta com mais duas praias: Lajes e Tatuamunha, ambas com uma extensa faixa de areia recheadas por enormes coqueirais e piscinas naturais que formam-se entre as pedras e recifes de corais, principalmente na maré baixa.

Porto De Pedras Em Alagoas
Foto via Flickr Monica Kaneko

Os peixes-boi, que se encontram em extinção, podem ser vistos nas águas quentes e verdes dos rios que cortam o destino. Não deixe de conferir o passeio para observação da espécie, feita por uma associação que busca garantir a preservação ambiental da região por meio do turismo, com direito a uma pequena trilha ecológica e um delicioso passeio de barco pelo manguezal.

Outra atração é o Farol de Porto de Pedras, parada obrigatória, com uma vista panorâmica impressionante da praia de Porto de Pedras, da barreira de corais, do rio Manguaba e do município de Japaratinga. A rusticidade de Porto de Pedras e suas vilas próximas fazem da região um ponto estratégico para quem esta desbravando a Costa dos Corais. O turista encontrará pousadas de charme, ótima gastronomia e um mar delicioso pra banhos. Se buscar agito fuja da região, pois lá a palavra de ordem é sossego.

Como chegar

Saindo de Maceió pegue a AL 101 Norte; passando São Luís do Quitunde até uma usina em seguida pegue a estrada que entra para a rota turística. A estrada é totalmente asfaltada e cruza Passo de Camaragibe antes de chegar ao litoral, em Barra de Camaragibe.

Vindo de Recife, pegue a PE-060 até a Maragogi, a cidade que faz fronteira com o estado pela AL-101 Norte ao em seguida siga para Japaratinga, onde você vai pegar a balsa do rio Manguaba. A balsa funciona sempre que há carros durante o dia e a tarde.

De avião existem duas opções. Você pode optar por descer em Maceió 130 de distância do aeroporto, ou em Recife 205 quilômetros. A diferença é que por Recife há mais opções de voos. Consulte: azul.com.br, voegol.com.br, tam.com.br e avianca.com.br.

Onde ficar

aldeiabeijupira.com.br

pousadapatacho.com.br

pousadaxue.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr Joao Vicente
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos tem 574 posts e contando. Ver todos os posts de Everton Lemos

Fechado para comentários.