São Miguel Dos Milagres, Coqueiros, Artesanato E Piscinas Naturais
Piscinas Naturais De São Miguel Dos Milagres
Com pouco mais de 20 km, o trecho do litoral norte alagoano, formado por Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, é destino perfeito para fugir do turismo de massa praticado nas praias de Maceió. As longas praias, sombreadas por coqueiros, são protegidas por recifes que formam piscinas naturais.
São Miguel dos Milagres é um povoado simples com população maior de pescadores e artesãos. A pequenina e bela cidade dorme em águas mansas e ao som do balançar dos coqueiros. Possui praias quase desertas e coqueirais que parecem não ter fim.
Veja Também:
São Miguel Dos Milagres Tranquilidade Indescritível Em Alagoas
Águas Cristalinas E Praias Deslumbrantes Em São Miguel Dos Milagres
Porto De Pedras É Rústica, Calma E Chique
É um dos poucos lugares de Alagoas onde as características sociais e naturais seguem quase inalteradas. Conta com pousadas de muito bom gosto, confortáveis e em harmonia com a natureza. A região ainda recebe quantidade reduzida de turistas, garantindo a qualidade do turismo ofertado, explorando a natureza e respeitando-a. Ideal para quem busca a tranquilidade e perfeito para quem vai realizar uma lua de mel, por exemplo.
A natureza exerce o papel mais importante na vida dos moradores locais e é sem dúvida o principal atrativo turístico. Ali, a natureza convida a viver aventuras e a praticar atividades do ecoturismo: uma caminhada na praia, visita às piscinas naturais (inclusive com a possibilidade de práticas de mergulho), passeios a cavalo, visita ao peixe-boi no Rio Tatuamunha (introduzido e protegido pelo IBAMA). Convida também a relaxar à sombra de uma árvore, numa rede, com muita água de coco e uma gastronomia completa a base de frutos do mar.
No vilarejo, há a opção de interagir com os nativos, visitar as lojinhas de artesanatos, chupar um flau de coco (geladinho ou sacolé) ou comer uma tapioca. Compartilhar por um determinado tempo o ritmo de vida de um povoado simples à beira-mar, onde se pode respirar ar puro todos os dias, acordar e dormir cedo, viver do mar e da terra.
O lugar é lindo, com cores mágicas! A maioria das pousadas fica praticamente pé na areia e oferecem decoração e instalações esmeradas e atendimento acolhedor. A maioria dos meios de hospedagem oferece refeições e tem seus próprios restaurantes. Para as compras e pequenas lembranças não deixe de visitar o Marcos Lima que produz as Sandálias Lima, feitas totalmente de couro e solados amazonas. Já Ciro Procópio usa o coqueiro como matéria prima pra fazer faqueiros, luminárias, jogos americanos e outras peças. O artesão Wilson Ferreira da Silva escolheu os troncos de jaqueira e mangueiras para criar bancos, mesas e molduras lindíssimas.
Visite a praia do Marceneiro, faça o passeio de jangadas nas piscinas naturais, sempre na maré baixa, e vá nadar e fotografar a praia do Toque, uma das mais belas do Nordeste.
Como chegar
De carro a partir de Maceió, o caminho é pela AL-101. Os primeiros 50 km seguem paralelos às praias e ao oceano. Depois disso a estrada segue pelo interior. Após atravessar São Luís do Quitunde, deixe a rodovia principal e vire à direita em direção a Passo de Camaragibe, onde a estrada volta a encontrar o mar. Siga mais 12 km até chegar em São Miguel dos Milagres.
Quando ir
O ano inteiro, mas evite o período de maio a julho, quando as chuvas são constantes. Mesmo assim, o sol sempre dá o ar da graça.
Onde ficar
Casa Acayu
Aldeia Beijupirá
Pousada do Toque
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Turismo de Alagoas
Fonte: Qualviagem
Fechado para comentários.