Buritis - MG
Paróquia Nossa Senhora da Pena Foto: Rosivan Morais

Por Que Ir Para Buritis

O município situa-se, em Minas Gerais divisa com Goiás. Possui em sua extensão uma parte do Planalto Central brasileiro. Está bem próximo do Distrito Federal, a 240 km de Brasília. Por esta razão o município de Buritis é um dos 3 (três) municípios (ao lado de Unaí e Cabeceira Grande) de Minas Gerais que integra a RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
No município de Buritis, encontram-se a Serra Geral a Leste (estado de Minas, municípios de Formoso e Arinos), e a Oeste as Serras do Planalto Central do Brasil (estado de Goiás, municípios de Cabeceiras e Formosa), também a Sul (município de Unaí) e ao Norte. Assim o município é rodeado de serras por todos os lados. O ponto mais alto do município é de 1069 metros, localizado na Serra do Bonito, próximo a cabeceira do córrego Palmeira.
As águas nascentes no município e região integram a Bacia do rio São Francisco, “o Rio da Integração Nacional”, tem parte de suas nascentes no município de Buritis.
Buritis por ter sua vegetação basicamente do Cerrado embora bastante estudado, não teve sua Flora totalmente conhecida. A flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (A primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de répteis; 163 de anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082 Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

Rio Urucuia
Rio Urucuia – Foto: Gil Valadares

Pescar No Rio Urucuia

Este Rio é de grande notoriedade não só para Buritis, para o Estado de Minas Gerais, e para o Brasil, por ser formador da Bacia do Rio São Francisco pois também se fez presente nas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa.(Durães, Oscar Reis. Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano, Linha Gráfica Editora,1996. pag. 201)
Rio São Domingos- Rio que nasce e deságua dentro do território municipal, tem importantes afluentes como o Ribeirão do Fetal de rara beleza, o Riacho Fundo (Mangues), Manda Saia, Passa Três e outros. Além de quedas d’água como a cachoeira dos Confins.E a queda d’água do Ribeirão Barriguda que mede mais de 90 metros de altitude. Acrescenta-se também, outros inúmeros ribeirões, córregos, muitas nascentes e vertentes d’ água que irrigam todo a área do município, e o faz rico em águas fluentes. O município era grande produtor de peixes, tais como o Surubim, Traíra, Dourado, Piau, Matrinchã, Mandim, Piranhas, Pacú, e outras variedades. Porém, nos últimos anos, a pesca predatória e a omissão dos órgãos estatais responsáveis pela fiscalização, praticamente acabou com os peixes, atividades pesqueiras como arrastão, (prática predatória, de uma grande rede que varre o fundo dos rios e córregos leva tudo que encontra pela frente mesmo filhotes.), pescarias profissionais, e em épocas proibidas por lei (piracema) e outras, dizimou os peixes, hoje peixe passou a ser raridade no território municipal.

Buritis - MG
Rio São Vicente

Flora do Cerrado

Buritis por ter sua vegetação basicamente do Cerrado embora bastante estudado, não teve sua Flora totalmente conhecida. A flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem arvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galerias. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (A primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de repteis; 163 de anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.

As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas.

Cachoeira Do Confins
Cachoeira do Confins – Foto: Gil Valadares

Fauna De Buritis

A Fauna de Buritis e do Noroeste de Minas Gerais é a do Cerrado que apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com abundância de indivíduos, alguns com adaptações especializadas para explorar o que fornece seu habitat.

No ambiente do Cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies de animais, entre vertebrados (mamiferos, aves, peixes,repteis e anfíbios) e invertebrados(insetos, moluscos, etc.). Cerca de 161 das 524 espécies de mamíferos (pertencentes a 67 gêneros) estão no Cerrado. Apresenta 837 espécies de aves, 150 de anfíbios (das quais 45 são endêmicas), 120 espécies de répteis (das quais 40 são endêmicas).

Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra.

Cachoeira Da Barriguda
Cachoeira da Barriguda – Foto: Marcilei Farias

Queda d’água do Ribeirão Barriguda que mede mais de 90 metros de altitude.

Cachoeira Do Retiro
Cachoeira do Retiro – Foto: Marcilei Farias

Localizada a 20 km do centro de buritis – MG na fazenda monte Horebe.

Vídeo Da Cachoeira Do Passa A Três – Buritis – MG

Cachoeira Do Passa a Três – Buritis – MG from Everton Lemos on Vimeo.

Buritis – MG
4.25 (85%) 4 votes