Rio Urucuia

Rio Urucuia
5 (100%) 2 votes
Rio Urucuia

Rio Urucuia

Pescaria No Rio Urucuia

Este Rio é de grande notoriedade não só para Buritis, para o Estado de Minas Gerais, e para o Brasil, por ser formador da Bacia do Rio São Francisco pois também se fez presente nas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa.(Durães, Oscar Reis. Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano, Linha Gráfica Editora,1996. pag. 201)
 
Rio São Domingos- Rio que nasce e deságua dentro do território municipal, tem importantes afluentes como o Ribeirão do Fetal de rara beleza, o Riacho Fundo (Mangues), Manda Saia, Passa Três e outros.
Além de quedas d’água como a cachoeira dos Confins.
 
E a queda d’água do Ribeirão Barriguda que mede mais de 90 metros de altitude.
 
Acrescenta-se também, outros inúmeros ribeirões, córregos, muitas nascentes e vertentes d’ água que irrigam todo a área do município, e o faz rico em águas fluentes.
 
O município era grande produtor de peixes, tais como o Surubim, Traíra, Dourado, Piau, Matrinchã, Mandim, Piranhas, Pacú, e outras variedades.
 
Porém, nos últimos anos, a pesca predatória e a omissão dos órgãos estatais responsáveis pela fiscalização, praticamente acabou com os peixes, atividades pesqueiras como arrastão, (prática predatória, de uma grande rede que varre o fundo dos rios e córregos leva tudo que encontra pela frente mesmo filhotes.), pescarias profissionais, e em épocas proibidas por lei (piracema) e outras, dizimou os peixes, hoje peixe passou a ser raridade no território municipal.
Fonte: Wikipédia