Desvende Os Misticismos De São Tomé Das Letras Junto Da Natureza

Desvende Os Misticismos De São Tomé Das Letras Junto Da Natureza
4.1 (82.5%) 8 votes

Misticismos De São Tomé Das Letras

São Tomé das Letras é uma cidade com ar rústico, típico do interior de Minas Gerais. A origem do nome da cidade com pouco mais de 6600 habitantes deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto).

4 cidades imperdíveis para conhecer no sul de Minas Gerais

Localizada num Pico de montanha de pedra a 1.444 metros do nível do mar, São Tomé das Letras é uma cidade envolvida por um vale profundamente verde que abriga magníficas grutas, cachoeiras, cavernas sem fim e ladeiras, ideais para a prática de esportes radicais como o Motocross, rapel, escalada, montanhismo, corrida de aventura, corrida de bike e o trekking.

Misticismos De São Tomé Das Letras
Foto via feriasbrasil.com.br

Não deixe de subir na Casa da Pirâmide. A construção é um dos cartões-postais de São Tomé. Feita em pedra, a casa abandonada fica a um quilômetro do Centro, em um dos pontos mais altos da cidade, descortinando vista panorâmica. O local é ponto de encontro na hora do pôr-do-sol. Uma vez na área, visite também o Cruzeiro e a Pedra da Bruxa, também com belos visuais.

No pé da Serra de São Tomé, para Três Corações, um córrego proveniente do Ribeirão Passa Quatro forma duas lindas quedas d’água que ao reflexo do sol se mostram como que cristais descendo até a piscina natural que ali se formou, com uma pequena gruta cheia de samambaias em volta. As cachoeiras possuem de 5 a 6 metros de queda d’água, com um poço de aproximadamente 10m², diversos poços se formam entre as pedras, de acordo com o volume de água. Localiza-se num vale cercado por uma mata verde e irradiante, cheia de coloridas flores e borboletas. Em determinadas épocas do ano é possível avistar dezenas de tipos de borboletas, janeiro é a época das borboletas azuis.

Seguindo o curso da água, você encontrará uma piscina natural, de águas cristalinas, conhecida como Poço dos Gnomos, no Vale das Borboletas.

Cachoeira Da Lua Em São Tomé Das Letras
Foto por Cesar Gritti via Commons Wikimedia

Já a Gruta do Sobradinho compõe o complexo turístico formado pelo Bar da Gruta, Cachoeira da Gruta do Sobradinho. A Gruta e uma formação arenítica, moldada pelo trabalho milenar da natureza, possui 110m de extensão, 6m de altura e 3 de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos lagos, culminando numa bela corredeira com lidas piscinas naturais.

A cidade é voltada para o turismo natural e artístico de um modo geral. A cidade possui o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996 e a Igreja Matriz que começou a ser construída em 1785 em estilo barroco com pinturas de Joaquim José da Natividade em estilo rococó.

Muitas pessoas visitam a cidade em busca de supostas aparições de OVNI’s e alguns acreditam que São Tomé seja um dos 7 pontos energéticos da Terra o que atrai para o lugar místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, dando ao lugar um outro nome: “Cidade Mística”.

Onde ficar

Pousada Arco-Íris – pousadaarcoiris.com.br

Pousada Shangrilá – 035 9926-3405

Pousada Além da Lenda – pousadaalemdalenda.com.br

Como chegar

De avião: O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora, a 280 quilômetros

De carro: Vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-381 (sentido São Paulo), BR-491 ( sentido Três Corações) e MG-167 ( sentido São Bento Abade)

Vindo do Rio de Janeiro, acesso pela BR-116 ( sentido São Paulo até Itatiaia), BR-354 (até Caxambu), BR-267 (até Cambuquira) e MG-167 (sentido Três
Corações)
Vindo de São Paulo, acesso pela BR-381 (sentido Belo Horizonte até Campanha), BR-491 (até Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

Onde comer

O Alquimista – oalquimistarestaurante.com

Massaroca – 035 9834-3490

Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque por Luciano Marra via commons Wikimedia
Fonte: Qualviagem

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

Everton Lemos has 570 posts and counting. See all posts by Everton Lemos

Os comentários estão desativados.