Maceió é a capital do nosso caribe brasileiro
Caribe Brasileiro
“Ai que saudade do céu, do sal, do sol de Maceió…” Quem nunca se pegou cantando esse versinho que a gente aprende na capital alagoana? Se você nunca, é por que ainda não visitou esse destino cheio de encantos. Maceió tem a orla urbanizada mais bonita de todo o Nordeste, com praias próprias para banho, mar azul – e bota azul nisso – ótimos hotéis e restaurantes deliciosos.
Parece um paraíso! Não a toa Alagoas é chamada de Caribe brasileiro. A capital, com suas piscinas naturais, passeios de jangada e praias emolduradas por coqueirais muito é responsável por essa fama.
A orla de Maceió é formada por três praias urbanas em 6 quilômetros: Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. A primeira tem mar mais agitado quanto a maré sobe; a de Ponta Verde, considerada a melhor delas, tem as principais barracas de praia da cidade, além de mar azul turquesa e areia fofa; já Pajuçara é a mais movimentada das três, por ser de onde saem os passeios de jangada até às piscinas naturais.
O calçadão, como é carinhosamente chamada a orla de Maceió, é o casamento perfeito entre a praia e a cidade, e já virou um ponto de encontro entre pessoas de todas as idades. A tapioca é um quitute especial e tem diversos pontos de comercialização na orla com mais de 30 sabores diferentes.
Não dá para visitar Maceió sem conhecer o histórico bairro de Jaraguá. Antigo reduto da boemia, o Jaraguá hoje é a grande referência comercial da cidade. A noite do Jaraguá ganhou um toque especial através de uma revitalização. Os velhos armazéns e sobrados receberam cores e se transformaram em bares, boates, casas de shows e restaurantes, deslumbrando os visitantes com a riqueza arquitetônica de seus prédios e casarões. Há museus interessantes e é lá também onde fica o Centro de Convenções “Dra. Rute Cardoso”, que sedia eventos, shows e mostras culturais.
As manifestações folclóricas como o Caboclinho, a Cavalhada, a Chegança, o Coco Alagoano, a Festa de Reis, o Guerreiro, o Pastoril, o Reisado, o Quilombo e a Zabumba também merecem destaque.
O artesanato típico de filé e cerâmica, outra atração da capital, pode ser encontrado na Feira de Artesanato na praia de Ponta Verde ou na Mostra de Artesanato dos Guerreiros, ao lado do Memorial da República. Realizar o passeio de jangada curtindo as piscinas naturais da praia de Pajuçara, provar as deliciosas tapiocas que são preparadas com mais de 20 receitas originais das tapioqueiras da orla ou curtir o por do sol na Praia do Francês são apenas algumas dicas para tornar sua viagem a Alagoas um ambiente de prazer e descontração.
Onde ficar
Maceió Atlantic Suítes
maceioatlantic.com.br
Jatiúca Resort
hoteljatiuca.com.br
Village Barra Hotel
villagebarrahotel.com.br
Foto destaque via Acervo SECOM/AL
Fonte: Qual Viagem
Fechado para comentários.