Cunha, um paraíso entre montanhas, cachoeiras e campos de lavanda

Cunha, um paraíso entre montanhas, cachoeiras e campos de lavanda
4.5 (90%) 2 votes

Um paraíso emoldurado pela Mata Atlântica, situado antes da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, na passagem da histórica Estrada Real e no caminho para a praia da cidade de Paraty. Com paisagens de perder o fôlego, com montanhas em diferentes tons de verde, cachoeiras, rios, trilhas, fazendas e ainda por cima, lindos campos de lavanda! Cunha surpreende por oferecer tanta beleza e dezenas de atividades em um único lugar.

Veja Também
Promoções De Passagens Aéreas Diárias
Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200

A vista da Pedra da Macela

Para curtir a natureza não faltam trilhas, montanhas e cachoeiras. Algumas atrações são simplesmente imperdíveis, como ver a incrível vista da Pedra da Macela, onde é possível com dia claro, avistar além das belas montanhas, as baías de Paraty e Angra dos Reis, a 1.850 metros de altitude.

Cachoeiras e trilhas

Outra programação imperdível é caminhar nas belas trilhas do Parque Estadual ou aproveitar as inúmeras cachoeiras do local. Uma linda cachoeira de fácil acesso é a do Pimenta. Vale subir uma pequena trilha e curtir as duas ótimas opções de queda-d`água. A de cima que forma um lago antes de se precipitar na segunda que tem um pouco mais de correnteza. Ótimo momento para molhar o corpo e a cabeça e sair de alma renovada.

Perfume de lavanda no ar

Não precisa mais ir até Provence, na França, para conhecer os lindos campos de lavanda. Cunha também tem!

O ar puro da região com cheiro de lavanda fica ainda melhor! Dois lugares para ter essa experiência inesquecível: No Lavandário, as cores em combinação com a vista perfeita das montanhas garantem as fotos mais incríveis. Já no Contemplário é possível sentar num deck, na sombra de um carvalho, para sentir o perfume e contemplar a beleza dos campos de Lavanda!

Cunha, um paraíso entre montanhas, cachoeiras e campos de lavanda
Cunha é conhecida como a cidade da cerâmica

Cidade da cerâmica

Também conhecida como a cidade da cerâmica, Cunha possui inúmeros ateliês de artistas que acharam na cidade inspiração para suas criações. É possível visitar muitos deles e entender como se faz essa arte em eventos como o realizado pela Suenaga & Jardineiro, onde os turistas além de comprarem belas peças, podem também aprender o passo a passo do processo.

Cunha, um paraíso entre montanhas, cachoeiras e campos de lavanda
Fazenda Aracatu vende delícias da roça

Muitas fazendas produzem leite, queijos, doces, geleias e outras delícias da roça com toque sofisticado. É o caso da Fazenda Aracatu, que possui na entrada da propriedade, na beira da estrada, uma casa muito charmosa, cheia de objetos antigos de decoração. Misto de antiquário, café e empório, onde se vende de tudo, desde artesanato, doces, verduras e ovos orgânicos, frios, deliciosos queijos, alguns bem sofisticados e sorvetes artesanais de sabores inusitados!

Outro Café bem charmoso na beira da estrada e que também serve de apoio a pousada de mesmo nome é o Café Moara. É possível se deliciar com pães de queijo bem quentinhos, bolos caseiros e variados cafés. Além de artesanato, geleias, doces e outros produtos da região, é possível comprar todos os objetos de decoração do local, incluindo os móveis da casa.

Cunha, um paraíso entre montanhas, cachoeiras e campos de lavanda
Redes para depois do almoço no Dona Felicidade

Gastronomia caipira  ou contemporânea

Bem servido de ótimos restaurantes, Cunha oferece inúmeras opções para agradar todos os paladares e bolsos. Para uma típica experiência de comida da roça, o Dona Felicidade é um restaurante que serve a mais autêntica comida caipira no forno a lenha. Delícias servidas diretamente da roça e da horta para a mesa, tudo produzido nas terras do restaurante, que abriga também animais, parque infantil e também uma pousada. Para quem se excede com o farto Buffet, há um espaço no jardim cheio de redes, para tirar uma soneca antes de partir para o próximo programa.

Para quem aprecia uma comida mais sofisticada, sem abrir mão de estar no meio da natureza, outra opção interessante para almoço é o restaurante Raízes. Com passagem pela Itália e França, o casal de chefs recebe poucos convidados literalmente no meio do mato, num ambiente totalmente aberto onde existe apenas uma cozinha cercada de vidros e algumas poucas mesas de frente para um laguinho. A ideia é chegar sem pressa e pedir o menu degustação com 8 incríveis pratos de entrada à sobremesa.

Dormir e acordar em meio a natureza

Já está apaixonado por Cunha? E se eu te contar que além dessas incríveis experiências ainda é possível encontrar um chalezinho pra chamar de seu no meio da natureza, com vista para lindas paisagens e com um preço bem baratinho? No alto da montanha, no mais absoluto silêncio, o Vilarejo Moara tem gostosos chalés e suítes para alugar até mesmo por temporada. Um convite ao descanso e uma ótima opção para casais, famílias e até mesmo para os que não abrem mão de viajar com o pet!

Como chegar:

De São Paulo: 241 km – Acesso pela Via Dutra (em direção a Guaratinguetá) e Rodovia Paulo Virgínio

Do Rio de Janeiro: 308 km – acesso pela Rio-Santos até Paraty seguindo pela RJ-165

Por Ana Paula Garrido, do blog O Melhor da Viagem

Fonte: viagem.catracalivre

Everton Lemos

Sou Natural De Brasília, Apaixonado pelo Brasil e suas belezas naturais, procuro sempre conhecer e compartilhar as grandezas do nosso país.

admin has 539 posts and counting.See all posts by admin

Deixe Um Comentário