Barra De Camaratuba Um Paraíso A Ser Descoberto Na Paraíba

Barra De Camaratuba Um Paraíso A Ser Descoberto Na Paraíba
Barra De Camaratuba Um Paraíso A Ser Descoberto Na Paraíba
5 (100%) 1 vote

Barra De Camaratuba Paraíba

Camaratuba Paraíba

Uma verdadeira surpresa para quem viaja pelo litoral nordestino. Exatamente no meio do percurso entre João Pessoa, na Paraíba, e Natal, no Rio Grande do Norte, existe uma local quase selvagem cercado de natureza exuberante com vasta área de Mata Atlântica, com praias desertas, lagoas e áreas de proteção ecológica, além de fauna e flora riquíssimas.

Camaratuba Paraíba
Estamos falando da pequena e ainda pouco explorada vila de pescadores de Barra de Camaratuba, distrito de Mataraca, que está a margem direita do Rio Guajú, no centro da região de fronteira, a aproximadamente 100 quilômetros de João Pessoa e a 115 de Natal. Localizada entre duas grandes reservas ecológicas, no caminho o turista passa por uma enorme área de dunas e um grande conjunto de usinas eólicas que aproveitam os constantes ventos alíseos que sopram o ano inteiro na região.

A População

A população local de nativos não ultrapassa os mil habitantes, porém o vilarejo vem despertando o interesse de visitantes e investidores estrangeiros. Barra de Camaratuba possui apenas 60 leitos e pouco menos de seis restaurantes. A maioria dos visitantes provém de cidades vizinhas, como Recife, João Pessoa e Natal. Um dos destaques da gastronomia local são os camarões de água doce, conhecidos como Pitu.

Em função da abundância dos ventos, praticantes de kitesurfe tem descoberto nas praias de Barra de Camaratuba um local propício para a prática desse esporte. Dunas, praias de águas quentinhas e limpas, rios, enorme estuário onde os visitantes podem conferir abundante fauna, com centenas de aves, centenas de jacarés do papo amarelo, ariranhas, peixe boi e tartarugas marinhas.

Barra De Camaratuba Um Paraíso A Ser Descoberto Na Paraíba

Barra de Camaratuba oferece também uma enorme área de mangue onde é possível realizar passeios ecológicos. Visite o centrinho e fotografe a igrejinha e o cartório. Lá é onde ficam os principais restaurantes. Realmente o destino é um ícone do ecoturismo turismo rural e de aventura no litoral potiguar.

Pertinho dalí aproveita para visitar as aldeias indígenas dos índios Potiguaras, que comercializam artesanatos feitos a partir das folhas de bambu, coco e piaçava. No final da praia pegue a balsa, atravesse o rio e confira a magia dos Potiguaras.

Onde ficar

Uma boa dica de hospedagem é a Pousada Aldeia de Camaratuba. Literalmente pé na areia, tem chalezinhos coloridos, bem confortáveis, pequena piscina e um ótimo café da manhã regional. O proprietário Romero Filho é um defensor do destino e é ele quem realiza e indica os principais passeios por lá. O roteiro de quadriciclo pode ser contratado na própria pousada que oferece diárias a partir de R$ 240,00 o casal com o café da manha.

Confira: http://aldeiadecamaratuba.wix.com

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Max Brito

Fonte: qualviagem