Cachoeira Em Minas Gerais É Do Tamanho De Prédio De 91 Andares
Cachoeira Do Tabuleiro Em Minas Gerais
No coração de Minas Gerais, a 163 km ao norte de Belo Horizonte, a região de Conceição de Mato Dentro esconde algumas belezas. Entre elas, a cachoeira do Tabuleiro ou “cachoeira do coração”, a maior de Estado e a terceira maior do Brasil com seus 273 metros de queda d’água.
Em altura, a cachoeira próxima à região da Serra do Cipó só perde para a do Aracá, no Amazonas (365 metros), e a da Fumaça, na Bahia (340 metros).
Para visitá-la, é preciso pegar um ônibus ou dirigir até o distrito de Tabuleiro, a 19 km de Conceição de Mato Dentro. É possível se hospedar na cidade ou em Tabuleiro. De lá, dirige-se mais 2 km até a entrada do Parque Municipal Ribeirão do Campo, dentro do Parque Estadual da Serra Geral do Intendente. A entrada custa R$ 10 e há um limite de 200 turistas por dia.
A 20 minutos da entrada, já é possível avistar a cachoeira de um mirante. Para chegar à base dela, onde há um poço de 20 metros de profundidade, há uma trilha de 3 km, de aproximadamente 1h30. O caminho é feito em grande parte pelo leito do rio. Por isso mesmo, em época de chuva, a trilha não é indicada, pois torna-se perigosa e às vezes intransitável em certos trechos. O volume de água é maior.
Apesar da profundidade do poço, deve-se tomar cuidado ao mergulhar, pois há grandes blocos de pedra submersos. A época de seca, de abril a outubro, é mais indicada, mas o volume de água é menor.
Em todo caso, a grandiosidade da cachoeira impressiona quem visita. Segundo o governo de Minas Gerais a altura equivale a um prédio de 91 andares. É possível ainda visitar a cachoeira por cima, mas a trilha possui 9 km, o que significa 3 horas de caminhada. Ou seja, é mais pesada do que visitá-la por baixo. Tanto por baixo como por cima é recomendada a contratação de um guia. É ideal para um feriado ou fim de semana, pois há outras cachoeiras na região para conhecer.
Por Wanderluster
Fechado para comentários.