Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode

Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode
Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode
Avaliação
Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode

Foto Noir Stúdio

Pomerode Santa Catarina

Localizada no Vale do Itajaí, a cerca de 30 quilômetros de Blumenau, Pomerode é uma pequena cidade com cerca de 30 mil habitantes, que também faz parte do circuito Vale Europeu. Considerada a cidade mais alemã do Brasil, preserva os traços culturais herdados dos colonizadores, sendo a maioria imigrante da Pomerânia, região norte da Alemanha. Além da dedicação ao trabalho e à fé religiosa, a herança da cultura germânica é retratada na arquitetura de casas e ruas de Pomerode.

E é na arquitetura, inclusive, que está um de seus principais atrativos. A Rota do Enxaimel é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde possui também casas tombadas pelo patrimônio municipal, estadual e federal, grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 Clubes de Caça e Tiro, que surpreendem a todos com festas singulares.

Sendo uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes, a construção em enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura europeia no Brasil. E a cidade abriga o maior acervo de construções deste estilo fora da Alemanha. São mais de 240 edificações em todo o município.

Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode

Foto Santur

Ainda sob influencia europeia, um dos costumes mantidos em Pomerode foi a fabricação de cerveja. Antigamente, no Vale Europeu, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira, abastecendo eventos desde bailes e festas familiares. Aos poucos, entretanto, essa produção foi sendo “absorvida” pelas grandes empresas. Mas o apego às tradições e à cultura dos antepassados trouxe a abertura de novas cervejarias artesanais na região, conquistando imediatamente o público pela qualidade. Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação, a dica é um passeio nas empresas. Além de provar o precioso líquido, o visitante pode desfrutar da exuberante paisagem.

Além de Pomerode, o Roteiro das Cervejarias Artesanais engloba as cidades de Blumenau, Gaspar, Brusque, Indaial, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó. Todas as cervejarias envolvidas seguem a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, criada em 1516, que limita a fabricação da cerveja ao uso de quatro ingredientes: água, lúpulo, malte e fermento.

Rico em cultura e belas paisagens, o centro da cidade permite observar as belezas naturais e arquitetônicas da região, além de experimentar o contato com o modo simples e tranquilo dos seus moradores. No Roteiro do Centro Histórico, o encanto está nos imóveis datados das décadas de 1920 a 1950, que contam parte do passado local. O caminho inclui cerca de 1.500 metros de paisagem urbana pitoresca, com informações sobre as construções e curiosidades sobre a vida das pessoas que urbanizaram a cidade no início do século 20.

Enxaimel, Cerveja E Porcelana Em Pomerode

Foto Markito

No trajeto, situado entre as principais vias do município, se encontram ainda praças e o complexo do Centro Cultural, com o exuberante Teatro Municipal, além de outros atrativos de referência turística, como o Portal Turístico Sul e o Zoo Pomerode – que foi o primeiro do estado.

A cidade, privilegiada pela natureza, é rodeada por verdes morros, pastos e árvores, que lhe conferem um visual bucólico e o clima perfeito para dias de tranquilidade. Em suas paisagens naturais, é possível observar algumas maravilhas da natureza, como a Mata Atlântica, os riachos e suas cachoeiras, aves e outros animais silvestres.

Não deixe de conhecer o Morro do Schmidt, com 931 metros de altura. O lugar é o ponto mais alto de Pomerode.

Para divertir a criançada, o Parque Vila Encantada é o lugar ideal. Um espaço único com uma proposta de entreter papais, mamães e principalmente os baixinhos com a temáticas de dinossauros, insetos gigantes e piratas espalhados pelo parque em uma área de 5 mil metros quadrados. São cerca de 25 atrações, ao ar livre e em ambiente fechado, que proporcionam lazer e educação e inspiram curiosidades e sensações únicas.

Como chegar

Pomerode está a menos de 90 quilômetros do Aeroporto de Navegantes, podendo facilmente ser acessada por quem vem de outros estados. Além disso, a cidade está a cerca de 165 quilômetros de Florianópolis e menos de 30 de Blumenau, com bom acesso rodoviário.

O que comer

Não deixe de provar alguns dos pratos típicos da região, que vão desde de delicias da confeitaria, como pães, cucas, bolachas, doces e tortas, até chucrutes, marreco recheado e kochkase (queijo temperado).

Compras

Visitar Pomerode e não compras suas tradicionais porcelanas é impossível. A Fábrica Schmidt tem mais de 70 anos de história na cidade e oferece, até hoje, diversas peças em suas lojas.

Onde ficar

Pousada Dein Haus

Hotel Restaurant Bergblick

Pousada Lena Rosa

Texto por: Eliria Buso com informações pomerode.sc.gov.br

Foto destaque por istock/ SandroSalomon

Fonte: Qual Viagem