Espetáculos da natureza no parque estadual do cantão
parque estadual do cantão
Na divisa entre o Pará e o Tocantins, se encontra um verdadeiro tesouro natural. O Parque Estadual do Cantão, com florestas inundadas pelas águas dos rios Araguaia-Javaés, detém a Floresta Amazônica e o Cerrado num só lugar. Para se aventurar nesse paraíso, barcos e caiaques são a melhor opção.
Há quem defenda que a melhor temporada para conhecer o Cantão é na seca, entre maio e setembro. Com a baixa dos rios surgem “praias” e inúmeras ilhas no local. O período é o mais indicado para a pesca esportiva e para a observação de animais silvestres, como o tuiuiú, o servo, as iguanas, as seriemas e os jacarés.
Porém, muitos acreditam que a região fica muito mais rica e bela durante as cheias, entre dezembro e abril. As águas chegam a subir de 7 a 10 metros de altura, possibilitando inesquecíveis passeios de canoas pela floresta. Nessa época, também é possível observar o jacu, uma ave da Amazônia que procria nessa época. Além disso, as árvores da floresta inundada também servem como esconderijo para alguns animais.
*Passagens Aéreas Em Promoção Viaje Por Até R$ 200*
Durante as cheias, a mata de torrão, como são chamadas as de terra firme, crescem nos terrenos mais altos do interior do parque. Essas matas são mais baixas que as florestas de igapó e revelam plantas como as bromélias e orquídeas. Na época das cheias, as matas de torrão são os únicos locais onde algumas espécies de aves se alimentam, como a jaó e o mutum-de-penacho.
Os lagos de difícil acesso do Cantão são os últimos santuários do Tucunaré, peixe típico da região, um dos maiores de água doce. Lá eles se alimentam e se reproduzem durante a seca. Esses locais também são o habitat preferido de ariranhas, jacarés-açu, e outras espécies. Na época de cheias, já foram contabilizadas 833 lagoas na região.
Como chegar
O Município de Caseara, a 257 km de Palmas, é a principal porta de entrada do parque. Chega-se lá a partir de Palmas pela rodovia BR 153, pela TO 080 ou por via fluvial, pelo povoado de Barreira dos Campos, pelos rios Araguaia, do Côco e Javaés. O município de Pium também dá acesso por estrada de chão – a TO-354.
Onde ficar
Para quem decide desbravar a natureza dentro do Parque Estadual do Cantão, o melhor lugar para se hospedar é na cidade de Caseara. Há diversas opções de pousadas, que são simples, porém aconchegantes, como a Entre Rios Pousada Hotel. Contato: (63) 3379-1123.
Texto por: Andressa Volpini e MTur
Fonte: qualviagem
Fechado para comentários.