Unaí – MG

Unaí – MG
5 (100%) 4 votes
Unaí
Matriz de Nª Srª da Conceição

Por Que Ir Para Unaí

No município de Unaí, destaca-se o sítio arqueológico Gruta do Gentio II, que registra vestígios de povos caçadores-coletores de mais de 10 000 anos, e de povos horticultores de quase 4 000 anos, que cultivavam, segundo abundantes vestígios vegetais: milho, amendoim, cabaça e abóbora. No município, se tem o registro da mais antiga cerâmica brasileira fora da Amazônia, datada de 3 500 anos.

Na época da chegada dos primeiros europeus ao território brasileiro, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, entre outros povos.[12]

Ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, inúmeras expedições compostas por descendentes de portugueses (os chamados bandeirantes) percorreram a região em busca de ouro, pedras preciosas e mão de obra escrava indígena.

No século XIX, o fazendeiro Domingos Pinto Brochado se instalou, junto com seus familiares, numa área perto do Rio Preto chamada Capim Branco. Em 1873, esse povoado foi elevado à categoria de distrito pertencente a Paracatu, com o nome de Rio Preto. Em 1923, o distrito teve seu nome alterado para Unaí, que é uma tradução, para a língua tupi, do antigo nome do distrito, Rio Preto. Em 1943, Unaí se emancipou do município de Paracatu.

Um dos melhores turismos para se fazer com certeza é o turismo ecológico, ou ecoturismo. Cachoeiras, grutas, montanhas, tudo com relação à natureza é devidamente especial.
E, quando se fala em ecoturismo, não tem como não citar a cidade de Unaí, em Minas Gerais. Localizada ao noroeste do estado, ela é uma das maiores produtoras de grãos do Brasil, mas a importância da cidade não se reduz a isso cidade.
 
Unaí é uma cidade com muitos pontos turísticos naturais para se conhecer, que enche os olhos dos amantes da natureza. Turistas de diversos estados vão para Unaí conhecer suas grutas e cachoeiras, entre eles São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Entre as belezas naturais podemos destacar.

Gruta do Tamboril

Gruta do Tamboril
Gruta do Tamboril

Gruta do Sapezal

Gruta do Sapezal
Gruta do Sapezal

Cachoeira do Jiboia

Cachoeira do Jiboia
Cachoeira do Jiboia