Vista Chinesa
Vista Chinesa
Dizer que o Rio de Janeiro é uma “Cidade Maravilhosa” parece clichê, mas é impossível voltar de lá sem a impressão de que nenhuma marchinha de Carnaval falou tanta verdade como essa que espalhou o slogan carioca pelo mundo.
Já vi o Rio de diversos lugares, seja do alto do Cristo, Pão de Açúcar ou Mirante Dona Marta, próximo ao Corcovado. Mas nenhum deles reuniu tantos pontos turísticos num só ângulo como a Vista Chinesa, no alto do Parque Nacional da Tijuca, de onde se tem panorâmica incrível de grande parte da cidade.
O percurso do Jardim Botânico até a Vista Chinesa não é longo se percorrido de carro ou táxi. Em cerca de 10 a 20 minutos você já estará lá em cima. A estrada é muito boa e asfaltada. Embora a subida seja íngreme, é comum encontrar muitos ciclistas e pedestres fazendo o caminho, que ainda tem duas cachoeiras abertas ao público logo no começo, a da Gruta e dos Macacos.
O pavilhão em estilo oriental foi construído entre 1902 e 1906 como forma de homenagear os chineses, que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. O pagode (isso mesmo, não tem relação com o ritmo musical) feito de bambu e cimento foi projetado por Luís Rey e fica estrategicamente numa clareira na mata, a 380 metros acima do nível do mar.
A busca pelo melhor ângulo provoca uma disputa acirrada por um espacinho, mas o que se vê da Vista Chinesa compensa o “empurra-empurra”.
Lá do alto, você tem uma visão privilegiada do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos, ícones cariocas. Vale cada passo de quem chegou caminhando ou os centavos de quem está com o táxi com relógio ligado esperando o retorno.
COMO CHEGAR À VISTA CHINESA
O caminho mais rápido para quem está na Zona Sul é pelo bairro do Jardim Botânico pela Rua Pacheco Leão e estradas da Castorina e da Vista Chinesa. A partir da lagoa a corrida de ida e volta de táxi fica em torno de R$40 a R$50, dependendo do tempo de espera no mirante.
Quem vem da região da Tijuca ou Barra, pode-se pegar a Rua da da Boa Vista ou Estada das Furnas e chegar à Vista Chinesa por outro lado.
INFORMAÇÕES
Vista Chinesa
Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ
Fonte: Esse Mundo É Nosso
Fechado para comentários.