Centro Histórico De Porto Seguro
Centro Histórico De Porto Seguro
O Centro Histórico de Porto Seguro foi consagrado Monumento Nacional, em 1973. O conjunto arquitetônico inclui o Marco do Descobrimento (1506), a Igreja de Nossa Sra. da Pena (1535), a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia (1526), a Igreja de São Benedito (cerca de 1550) e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
O Marco da Posse, em mármore (à frente, na foto), foi instalado pelos portugueses, em 1503. Três anos após o desembarque de Cabral na região. Tem 2,5 metros de altura e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região. À direita (ao fundo), vê-se a Casa de Câmara e Cadeia.
O primeiro núcleo habitacional do Brasil fica em Porto Seguro e se concentra na área também denominada Centro Histórico. Instalado no topo de uma falésia debruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios – destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado.
Como chegar:
Acesso pela Estrada do Aeroporto até o Trevo do Cabral. Virar à esquerda.
Fonte: www.bahia-turismo.com
Fechado para comentários.