Ouro Preto – MG

Ouro Preto – MG
5 (100%) 1 vote
Ouro Preto - MG

Ouro Preto – MG

Por Que Ir Para Ouro Preto

O título de Patrimônio Histórico da Humanidade não foi concedido por acaso a Ouro Preto. A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando jóias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.
Repúblicas de estudantes ficam lotadas durante a Festa do Doze, que acontece em outubro
Durante o dia, o programa é desvendar altares e imagens, garimpar peças nos antiquários e feiras de artesanato em pedra-sabão, bater perna pelas lojas e cafeterias da Rua Direita… Para tal, não esqueça dos sapatos confortáveis, que também são bem vindos para curtir a noite nos bares ou nas festas que agitam as repúblicas de estudantes.

São mais de 200 moradias abrigando os cerca de cinco mil alunos da Universidade Federal de Ouro Preto. Essa turma é responsável ainda ela alegria que toma conta do cenário em períodos como Carnaval – há desfiles de blocos – e Festa do Doze, em outubro, quando o aniversário da instituição de ensino reúne antigos e atuais estudantes.

Na Semana Santa o movimento também é grande. Muita gente vem de longe para conferir a beleza das procissões e dos tapetes de flores e serragens que colorem ruas e ladeiras. Para fugir do burburinho, as opções são embarcar na antiga maria-fumaça que leva à vizinha Mariana; ou seguir para o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com 75 quilômetros quadrados repletos de mirantes naturais.

Ouro Preto - MG

Feira De Artesanato Pedra Sabão

Feira de Artesanato Pedra Sabão

O souvenir típico de Ouro Preto – artesanato em pedra-sabão – é encontrado nas principais feiras da cidade: do Largo de Coimbra e da Associação dos Artesãos de Ouro Preto (Avenida Padre Rolim), que funcionam todos os dias.

Ouro Preto - MG

Parque Nacional Do Itacolomi

Parque Nacional Do Itacolomi

Com 75 quilômetros quadrados, o parque oferece trilhas para caminhadas leves acompanhadas por monitores e também expedições que chegam a 40 quilômetros, com belas paisagens descortinadas do alto do Pico do Itacolomi, a 1.700 metros de altitude. A reserva abriga ainda mirantes naturais, construções históricas – como a Casa do Bandeirista, erguida no início do século 18 -, e o Museu do Chá, com máquinas alemãs da década de 20. A melhor época para explorar o parque é durante a seca, que vai de abril a setembro. As temperaturas, entretanto, ficam próximas do zero grau.

Deixe Um Comentário